NOV/DEZ 2021 – Edição 238 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Parceria inédita entre a Abrasce e a ABF trará o maior evento de varejo, franquias e shoppings do país em 2022

7 de dezembro de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

O Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping, promovidos pela Abrasce, se unem à Franchising Expo e à ABF Week, realizadas pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), para juntos formarem um dos maiores eventos do setor do mundo

Os eventos presenciais agora são uma realidade e, em 2022, a Abrasce já se prepara para o 17° Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping, que serão realizados simultaneamente e integrados à ABF Franchising Expo e à ABF Week, de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A parceria inédita entre as entidades resultará no maior evento de varejo, franquias e shoppings do país e um dos maiores do mundo. 

Glauco Humai fala sobre a parceria da Abrasce com a ABF - Revista Shopping Centers

Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, essa aliança vem para gerar um novo ciclo. “É o entendimento de gigantes de que a economia caminha de forma integrada e que alguns setores necessitam de proximidade para gerarem novas oportunidades de negócios. Esses eventos beneficiam o intercâmbio entre shopping e franquias, pois os dois setores são associados e essa união vem ao encontro de conceder aos dois segmentos força e estratégia para voltarmos a crescer e ocuparmos terrenos perdidos para a pandemia. Será o momento de mirar no médio prazo”, complementa Glauco. 

A proposta de parceria entre as duas associações, que já vinha sendo discutida há alguns anos, foi concretizada em 2022. De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, o principal objetivo é oferecer em um mesmo evento opções de investimento em franquia, oportunidade de pontos comerciais em shoppings e agentes financeiros para facilitar acesso a crédito, formando um ciclo completo. “Será uma experiência de visitação ainda mais profunda para os empreendedores, podendo, inclusive, acelerar a implantação das unidades de franquia e em um espaço que, tradicionalmente, traz muito fluxo de pessoas e vendas para o setor. Esperamos ainda aproximar as redes de shoppings em todo o país, dando assim mais ideia para expansão regional. Por fim, haverá uma junção de forças de comunicação, público, networking e esforços que irão beneficiar ambas as entidades”, explica Friedheim.

“Essa correlação de forças entre a Abrasce e a ABF dará nos próximos anos o impulso necessário que o varejo precisa para se recuperar dos danos causados pela pandemia. O passo inicial é um ambiente oportuno para que varejistas de shopping centers e franqueados possam diagnosticar, com antecedência, as dinâmicas no varejo da economia brasileira no momento pós-pandêmico e, juntos, antever os desafios econômicos para os próximos anos”, Glauco Humai. 

As expectativas

O público pode esperar por muitas novidades e, por enquanto, o que a Abrasce pode adiantar é que haverá muita integração entre os mais variados setores com a apresentação de inovações e novas tecnologias, projetos sustentáveis, cases de sucesso e, claro, intercâmbio entre empresários. A ABF pretende fazer ações de network e conteúdo entre as redes de franchising e os shoppings. Há outras iniciativas sendo trabalhadas, mas que estão com anúncio oficial reservado para o primeiro trimestre de 2022. 

Com o avanço da vacinação no país e a queda da taxa de contágio do coronavírus, ambas entidades acreditam que haverá um ambiente muito propício para os eventos, especialmente porque quase toda a população já deverá estar imunizada e a pandemia controlada ou com níveis muito baixos. Com isso, esperam uma adesão muito boa, até pela demanda reprimida dos dois últimos anos.

“Acreditamos que setores que movimentam cerca de R$ 300 bilhões na economia nacional podem construir um evento à altura de seus potenciais, com isso, trazer muito mais que um grande público, mas dar a lojistas de shoppings, franqueados e seus gestores uma oportunidade única de negócio com a parceria entre as associações e um novo ambiente estratégico para o varejo que vai muito além dos dias de feira”, enaltece Humai. 

Com um faturamento de mais de R$ 128,8 bilhões em 2020, os 601 shoppings do país geram cerca de 1 milhão de empregos diretos e têm mais de 110 mil lojas, boa parte delas de franchising. Em 2020, o setor de franchising registrou um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e mais de 1,2 milhão de postos de trabalho. Ambos os setores, no comparativo a 2019, tiveram uma retração no ano passado em decorrência da crise, mas já apresentam uma retomada em 2021. Por isso, a expectativa é muito positiva, pois é a soma de duas potências.. 

O presidente da ABF diz que espera retomar o maior evento presencial de franquias do mundo, com um público ainda mais engajado, e aproximar as franquias dos shoppings, gerando ainda mais negócios e oportunidades para ambos. “Estamos também ansiosos para ver a evolução da rede nestes dois anos, com novas estratégias e muito mais digitais.”

André Friedheim, presidente da ABF - Revista Shopping Centers
André Friedheim, presidente da ABF | Foto: Keiny Andrade

Benefícios para os associados

Os associados da Abrasce terão valores diferenciados para participar da ABF Franchising Week e visitar a ABF Franchising Expo. Já os expositores e congressistas da Abrasce terão acesso livre à feira da ABF, com a credencial. Associados ABF terão desconto para o Congresso Internacional de Shopping Centers e terão acesso livre ao Exposhopping, pois não há cobrança de ingresso nesta feira.

A Exposhopping e Franchising Expo devem reunir as principais marcas do mercado nacional e internacional, fomentando negócios, apresentando tendências e proporcionando a troca de informações entre empresários do setor de shopping centers e franqueados.

A ABF Week e o Congresso Internacional de Shopping Centers devem também ter uma integração e painéis com a participação de ambos os setores, mas os detalhes só no ano que vem. Reserve sua agenda de 22 a 25 de junho de 2022 e aguarde por mais novidades!

  • GOSTOU? COMPARTILHE: