Na década de 1970 era inimaginável ter cinema dentro do shopping, hoje, final de 2023, é impossível pensar em um empreendimento sem opções de lazer e gastronomia. Juntamente com serviços e compras, esses locais de tornaram local de convivência e conveniência e o destino de milhares de brasileiros mensalmente.
Se o fluxo de visitantes se mantém alto durante todo o ano, agora, com as compras de final de ano e férias escolares, o número de frequentadores aumenta consideravelmente. Como a evolução está no DNA dos shoppings brasileiros, o setor mais uma vez se adaptou para atender o seu público. Por isso, as opções para diversão nos malls não param de aumentar.
As opções vão das tradicionais montanhas-russas, passam por desafiadores trampolins e impactam com as atrações tecnológicas interativas. Esses espaços garantem momentos que ficam na memória afetiva de quem vive essas experiências! Trouxemos um raio-x dessa tendência em nossa matéria de capa.
Falando em tecnologia, abordamos nessa edição um assunto de extrema importância para a circulação dentro dos shoppings: as opções de elevadores e escadas rolantes mais modernos e eficientes. Grandes empresas que atuam no Brasil oferecem equipamentos que aliam tecnologia, segurança e eficiência energética, atendendo a demanda do setor de shopping center.
Abordamos também um tema relevante para a área de operações dos shoppings – a eficiência hídrica nos empreendimentos. As soluções disponíveis reduzem o consumo de água pelas concessionárias, trazem autonomia, autossuficiência e segurança no abastecimento e ainda melhoram os índices de sustentabilidade. A gestão de recursos hídricos é essencial para minimizar os impactos ambientais e uma grande parcela dos shoppings tem isso como mandatório.
Outro assunto de extrema relevância discutido nesta edição é a defesa da entidade sobre as vagas de estacionamento para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já previstas em Lei Federal. Os shoppings são espaços democráticos, sempre estão na vanguarda, e observam o público frequentador, consequentemente, vários empreendimentos já possuem esse tipo de vaga. Assim como outras pautas envolvendo o setor, a Abrasce acompanha a proposição e entende ser importante conhecer o TEA, antes de legislar sobre o tema.
Por fim, dividimos com vocês a agenda dos nossos principais eventos em 2024! O ano começa com as pré-vendas do 18º Congresso Internacional de Shopping Centers e a abertura para as inscrições do Prêmio Abrasce 2024. Para os interessados em levar a marca à Exposhopping, ainda dá tempo também, mas, é preciso ser rápido para garantir seu estande. Planejar-se com antecedência é o melhor caminho para poder participar dos nossos cursos e evento, que são momentos únicos para troca, networking e fortalecimento do segmento de shopping center.
Foi um enorme prazer ter você acompanhando nossas edições em 2023, que sigamos juntos em 2024. Boa leitura!
Glauco Humai
Presidente da Abrasce