Neste mesmo espaço na última edição da Revista Shopping Centers, comemoramos juntos a retomada do setor – com dados comprovados pelo Censo Abrasce 2020/2021 – e expomos uma perspectiva otimista para este ano: crescimento contínuo mesmo ainda diante de um cenário macroeconômico desafiador. E 2022 começou, de fato, com boas notícias com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) apontando uma alta de 10% nas vendas de janeiro e 10,6% em fevereiro em comparação com os mesmos períodos do ano passado.
O cenário e os números nos mostram a recuperação dos shoppings, que também tiveram um crescimento de 22,3% de frequentadores. Um ótimo momento para planejarmos o futuro e as ações de fim de ano, como contamos na matéria de capa desta edição. O mercado está em movimento e o público aguarda ansioso pelos eventos de Natal, que, de acordo com os principais players, vêm ainda mais tradicional, com a paleta de verde e vermelho, Papai Noel interagindo com o público e atrações que convidam à socialização.
Por falar em interação social, também fizemos uma matéria sobre a tão aguardada volta do Prêmio Abrasce 2022 no formato presencial. E, sem spoilers, mas já contando um pouco sobre o que vem aí, ele promete trazer para a noite de premiação o mesmo encanto que os empreendimentos trazem para os visitantes. O público frequentador e a jornada de compra do cliente, aliás, também são foco de ações inovadoras e conceitos disruptivos de varejistas e shoppings. Contamos mais numa reportagem exclusiva neste número, que ainda traz muitos outros assuntos relevantes para o nosso setor.
Antes de encerrar, fica o convite – e o alerta – para que todos garantam seu lugar no 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, que acontece simultaneamente à Exposhopping e à ABF Franching Expo, promovida pela ABF. A programação está especial e pode ser conferida aqui. Mais do que temas sobre a transformação do nosso setor, vamos falar sobre a evolução e os caminhos que nos conduzem para o futuro. Está imperdível!
Até a próxima edição!