A nossa reportagem de capa aborda uma potência do varejo brasileiro, os outlets. Com a primeira inauguração em 2009, hoje temos 16 em operação no Brasil e existe a previsão de mais greenfields a partir do ano que vem. São um fenômeno em vendas, geradores de empregos e propulsores do desenvolvimento da região em que estão inseridos. Oferecem experiências aos clientes que levam a família para um passeio, inclusive, os pets são muito bem-vindos, pois a maioria é pet friendly.
Essa edição traz a cobertura do mais recente estudo lançado pela Abrasce, o Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers. Ele já está em sua nona edição e, pela primeira vez, recebe esse título, anteriormente chamado de Perfil do Frequentador. Agora, apresentado com nova metodologia de presencial para online e abrangência nacional, a pesquisa mostra que a maior porcentagem de visitação, alcançando 43%, é dos frequentadores que vão ao shopping para comprar. Em seguida o lazer, registra 31% de interesse na visitação e a alimentação atrai 21% dos frequentadores.
Nessa revista falamos também da força das lojas autônomas, elas oferecem uma experiência sem fricção e seguem expandindo cada vez mais. São uma grande tendência para o varejo, já se fazem presentes e com grande expectativa de crescimento para os próximos anos, um novo modelo de negócios que tem agradado cada vez mais os operadores e os consumidores.
Por fim, gostaria de destacar a reportagem sobre a campanha do agasalho nos shoppings, uma ação que beneficia milhares de pessoas, em diversas cidades do país. O setor de shopping centers abraça essa causa há bastante tempo e realiza diversas iniciativas, contando com a colaboração dos visitantes e sempre em parceria com instituições, que atendem as comunidades carentes.
Boa leitura!
Glauco Humai
Presidente da Abrasce