JAN/FEV 2022 - Edição 239 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Presente e futuro

9 de fevereiro de 2022 | por Glauco Humai

Após um ano profundamente impactado pela Covid-19, 2021 marcou o início de um processo de recuperação do setor. Não podemos dizer que foi um ano fácil, mas, com os rígidos protocolos de segurança adotados pelos empreendimentos e com o processo de vacinação, os shoppings puderam retomar suas atividades. Outros pontos fundamentais para esta recuperação foram a resiliência e a capacidade de rápida adaptação do setor. 

Tivemos um aumento importante no fluxo de visitantes – mais de 16% que o ano anterior -, além de crescimento de ABL, número de lojas e empregos gerados. Tudo isso colaborou para atingirmos como setor R$ 159 bilhões de faturamento em 2021, um aumento de mais de 23% em comparação com 2020. Todos esses dados, mostrados em detalhes na matéria de capa desta edição, se tornam ainda mais relevantes se considerarmos as condições macroeconômicas do País. 

E, para 2022, as perspectivas são otimistas: a tendência é que os shoppings continuem apresentando crescimento das vendas e se aproximem dos patamares observados antes da pandemia. Falando em futuro, esta edição também traz uma cobertura completa da NRF 2022 e uma reportagem sobre 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, que celebra o retorno ao presencial e acontece juntamente com a Exposhopping, também promovida pela Abrasce, e simultaneamente às ABF Franchising Expo e ABF Week, graças a uma parceria inédita com a ABF. Seguimos em constante evolução.

Boa leitura!

  • GOSTOU? COMPARTILHE: