SET/OUT 2023 – Edição 249 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Segurança Fortalecida

3 de outubro de 2023 | por Glauco Humai

Um tema tratado como prioridade nas grandes cidades, a segurança. O assunto da nossa matéria de capa fala sobre o que fortalece a segurança dos shoppings. Da análise de risco à interlocução com o poder público, são muitos investimentos, procedimentos, estratégias e diálogos para tornar esse ambiente protegido para os 443 milhões de visitantes por mês, que circulam pelos 628 shoppings do país. No mall, as pessoas se sentem protegidas e livres para circular, sem o medo presente hoje nas ruas, e o efetivo está atento e pronto para seguir os protocolos pré-estabelecidos.

Esta edição também traz a cobertura do mais recente estudo lançado pela Abrasce, o Relatório de Sustentabilidade. O material apresenta um panorama de indicadores ambientais, sociais e de governança do setor de shopping centers. Ele mostra como se deu a evolução em práticas de ESG. Os resultados apresentados são baseados em uma pesquisa aplicada e tabulada pela equipe da ASAS Agência de Soluções Ambientais e Sociais, enviada aos 620 shoppings em operação no país em 2022.

Outro assunto de extrema relevância abordado aqui é a Reforma Tributária. Ela segue em análise no Senado e, em breve, deve ser votada, o que gera uma grande expectativa de todos os segmentos econômicos do país. A Abrasce segue atenta e atua nessa pauta em defesa do setor de shopping centers desde o início das discussões, mais precisamente em 2019. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados, em julho, deixou as atividades imobiliárias de fora da regra geral para que tenham um regime próprio de tributação, que será definido em lei complementar, o que foi visto como muito positivo já que é a atividade do setor de shopping centers.

Por último, gostaria de destacar que a Abrasce já organizou o calendário 2024! O 18º Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping acontecerão de 26 a 28 de junho, no Expo Center Norte. Eles ocorrerão simultaneamente à ABF Franchising Expo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). E ainda tem como novidade o 2º Congresso da CLICC (Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales). Os temas sobre o setor da América Latina estarão incorporados nas palestras e terão o apoio do Comitê Acadêmico da CLICC. Com isso, há alta expectativa em receber mais estrangeiros. Esses quatro eventos, junto com o Prêmio Abrasce, formarão o maior hub de conteúdo para shoppings da América Latina.

Veja as matérias completas. Boa leitura!

Glauco Humai
Presidente da Abrasce

  • GOSTOU? COMPARTILHE: