MAI/JUN 2025 - Edição 259 Ano 38 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Burger King foca no crescimento com lojas próprias e franquias e investe em inovação

26 de junho de 2025 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Com quase mil operações no país, rede aposta em tecnologia, expansão, fidelização, ações de marketings e collabs
casquinha burger king

O fast-food está inserido na cultura de milhões de brasileiros e o Burger King, uma das maiores redes do mundo, está entre os preferidos. A marca chegou ao Brasil em 2004 com a abertura da primeira loja no Shopping Ibirapuera, e, em 2011, iniciou a operação própria no país.

Cresceu ao longo dos anos e o resultado é sempre surpreendente. Encerrou o primeiro trimestre deste ano com 970 pontos de vendas, sendo que 536 ficam em shopping centers. Ao mesmo tempo, tem reforçado a presença em ruas de alto fluxo e em cidades com alto potencial de consumo. Ou seja, segue em ritmo acelerado de crescimento e o foco está na expansão sustentável da rede, com equilíbrio entre lojas próprias e franqueadas.

Segundo Natalia Innocenzi, vice-presidente de Desenvolvimento da Zamp, os shoppings são um pilar central da estratégia de expansão e fortalecimento de marca.

“Eles oferecem uma combinação valiosa: alto fluxo de pessoas, visibilidade institucional, conveniência e um ambiente favorável à experimentação de novos formatos. É onde testamos inovações — desde layouts modernos até soluções digitais como autoatendimento e integração com nosso app.”  
burger king revista shopping centers abrasce
Cada ponto de venda é pensado para oferecer uma experiência superior ao cliente, com tecnologia de autoatendimento, design moderno e comodidade como essa operação no Shopping Boulevard Feira de Santana

A marca entende que esses empreendimentos são plataformas de relacionamento com o consumidor. Por isso, busca aprofundar parcerias com grandes grupos, priorizando esse canal tanto para reformas e reposicionamento de unidades existentes, quanto para acelerar o crescimento de outras marcas do portfólio, como Popeyes e Subway.

Do total de lojas, cerca de 270 são franqueadas por meio de parceiros estratégicos. “O franchising é uma alavanca essencial em modelo de negócios, pois permite capilaridade, agilidade de expansão e maior presença local. Acreditamos que o modelo híbrido — com lojas próprias e franqueadas — maximiza nosso alcance e garante consistência na execução da marca.”

O ano de 2024 foi extremamente positivo com o alcance de R$ 4,1 bilhões de receita líquida, o que representa uma alta de 16% comparado ao ano anterior. “Esse resultado foi impulsionado por três pilares: fortalecimento dos canais digitais – que já representam quase metade das vendas -, ações de marketing com alto engajamento e expansão da rede física. Em 2025, seguimos investindo em tecnologia, fidelização e operações mais eficientes, com foco em crescimento rentável e experiência diferenciada”, aponta Natalia.

Os canais digitais têm sido também um grande vetor de crescimento. No 4T24, como grupo, foram R$ 648 milhões em vendas digitais. Essa performance reflete a capacidade de oferecer conveniência, personalização e omnicanalidade. Segundo Natalia, o programa de fidelidade é peça-chave dessa jornada. “O Clube BK tem mais de 19 milhões de usuários ativos, impulsionando frequência, ticket médio e lealdade à marca. Continuaremos aprimorando a personalização via app, com o uso de IA e dados para oferecer ofertas sob medida.” Isso demonstra que hipersonalização da jornada com base em uma análise assertiva dos dados gera conversão. Além de IA, o uso do machine learning também contribui para mapear as preferências, comportamentos e padrões de consumo. “O objetivo é transformar cada interação em uma oportunidade de encantamento e fidelização.”

A IA tem sido utilizada ainda para melhorar e acelerar o atendimento ao cliente, garantindo respostas mais rápidas e precisas. Também utilizam os dados coletados por meio do NPS para gerar insights em tempo real, o que permite ajustar a operação continuamente e aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Natalia Innocenzi, vice-presidente de Desenvolvimento da Zamp

Collabs 

A rede também faz diversas campanhas icônicas e as collabs têm sido uma estratégia muito eficiente de engajamento e diferenciação.

As realizadas com Mari Maria e o universo de Arcane se conectaram com a cultura jovem e digital. “Essas ações geram awareness e impacto direto em vendas — como no caso do gloss, que esgotou em poucos dias. Mais do que ações pontuais, são movimentos que reforçam o posicionamento da marca como ousada, irreverente e próxima do consumidor”, enaltece a vice-presidente. Em 2025, essa agenda segue intensa, sempre com foco em gerar desejo e conversão. 

“Parcerias com influenciadores, marcas digitais e instituições financeiras, como Nubank, fortalecem nossa presença no dia a dia do consumidor e trazem novas formas de relacionamento. Continuaremos apostando nesse formato para ampliar alcance, criar conversas nas redes sociais e ativar públicos diversos com ofertas relevantes”, diz. 

Jornada física

Pensando nos clientes, a marca vive ainda um momento de redesenhar a experiência de loja. “O modelo ´Pavillion` traz layout mais moderno, maior conforto e design transparente, criando uma conexão visual entre consumidor e operação. Totens de autoatendimento, integração com o app e atendimento mais ágil fazem parte desse pacote de inovação. Em shoppings, esses diferenciais são ainda mais valorizados por clientes que buscam rapidez e conveniência”, relata.

burger king

Os mais pedidos

O clássico Whopper continua sendo o campeão absoluto das vendas. Fazem muito sucesso também Big King, Chicken Duplo e acompanhamentos como a Onion Rings. Lançamentos sazonais também têm excelente aceitação e ajudam a renovar o interesse pela marca. Além disso, a rede de fast-food está comprometida com um cardápio cada vez mais inclusivo e responsável.

“Hoje, 96% dos nossos produtos já são livres de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais. Também oferecemos opções sem carne e com menor teor de sódio e gordura. Nossa ambição é continuar inovando nesse sentido, sem abrir mão do sabor e da indulgência.”

A marca é reconhecida ainda por ousar e quebrar padrões, mostrando sua autenticidade aliada à qualidade do produto. Os hambúrgueres têm alto teor de proteína, grelhados no fogo como churrasco. Para o futuro, de acordo com Natalia, uma das apostas é democratizar essa experiência, ampliando a presença pelo país, inclusive em periferias urbanas e cidades médias, o que é estratégico pelo potencial de crescimento. “Aliamos isso a um forte investimento em tecnologia, personalização e campanhas culturalmente relevantes, garantindo que a marca continue surpreendendo, quebrando padrões e se mantendo próxima do público — com sabor, verdade e atitude.”

Postos de trabalho

A presença da rede vai muito além dos negócios: ela movimenta a economia e transforma vidas por meio da geração de emprego e renda. São cerca de 17 mil postos diretos apenas nas operações próprias. “Quando consideramos os indiretos — incluindo franqueados, fornecedores, logística, manutenção, construção e tecnologia — esse número se amplia substancialmente, ultrapassando a casa dos 30 mil empregos gerados ou sustentados pela rede. Além da escala, temos orgulho de oferecer oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para jovens em início de carreira”, destaca a vice-presidente de Desenvolvimento. 

Compromissos sólidos

A rede também possui compromissos com a agenda ESG, a qual está estruturada em três frentes. Em comida, possui em 96% do cardápio livre de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. Também busca fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis e rastreabilidade.

Na pegada, reduziu significativamente o uso de plásticos de uso único e tem expandindo iniciativas de economia circular, como reaproveitamento de óleo e reciclagem de resíduos. Por último, está o pilar atrelado à gente.

“Nos restaurantes e na sede, todos são bem-vindos, independentemente de gênero, raça, cor, idade, credo, orientação sexual ou quaisquer outras características. Acreditamos que todo mundo deve ter oportunidade de deixar a sua marca registrada e queremos contribuir com isso, cada vez mais. Nosso objetivo é seguir evoluindo com metas claras, mensuráveis e integradas ao core do negócio. Queremos sempre gerar impacto positivo para consumidores, colaboradores e para o planeta”, explica Natalia.

Franquias

A Zamp oferece dois modelos de negócio principais: loja de shopping – praça de alimentação ou loja de acesso – e loja de rua, inclusive, com drive-thru. O investimento inicial varia conforme o modelo e a localização, mas gira a partir de R$ 2,6 milhões, incluindo obras civis, equipamentos, estoque inicial e taxas. “Mais do que estrutura, buscamos franqueados alinhados à cultura da marca, ao perfil empreendedor e ao foco em excelência operacional. Oferecemos suporte completo desde a escolha do ponto até a gestão da operação, pois acreditamos que o sucesso do parceiro franqueado é o nosso sucesso”, enaltece. 

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Ponto de venda no Shopping Rio das Ostras, empreendimento inaugurado em 2024

Spoiler

Natalia adianta que os próximos meses serão marcados por novas collabs de peso, com nomes que dialogam diretamente com o público jovem e digital. “Também estamos preparando lançamentos de produtos, reforçando nosso espírito de inovação no cardápio — com sabores inesperados, releituras de clássicos e experiências imersivas nas lojas. E, claro, teremos novos modelos de loja sendo testados em praças estratégicas. Nosso time está motivado em seguir surpreendendo com atitude, irreverência e relevância cultural”, conta. Do lado de cá do balcão, o público está pronto para experimentar e vivenciar novos momentos com a marca.

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