
Burger King foca no crescimento com lojas próprias e franquias e investe em inovação
Com quase mil operações no país, rede aposta em tecnologia, expansão, fidelização, ações de marketings e collabs

O fast-food está inserido na cultura de milhões de brasileiros e o Burger King, uma das maiores redes do mundo, está entre os preferidos. A marca chegou ao Brasil em 2004 com a abertura da primeira loja no Shopping Ibirapuera, e, em 2011, iniciou a operação própria no país.
Cresceu ao longo dos anos e o resultado é sempre surpreendente. Encerrou o primeiro trimestre deste ano com 970 pontos de vendas, sendo que 536 ficam em shopping centers. Ao mesmo tempo, tem reforçado a presença em ruas de alto fluxo e em cidades com alto potencial de consumo. Ou seja, segue em ritmo acelerado de crescimento e o foco está na expansão sustentável da rede, com equilíbrio entre lojas próprias e franqueadas.
Segundo Natalia Innocenzi, vice-presidente de Desenvolvimento da Zamp, os shoppings são um pilar central da estratégia de expansão e fortalecimento de marca.
“Eles oferecem uma combinação valiosa: alto fluxo de pessoas, visibilidade institucional, conveniência e um ambiente favorável à experimentação de novos formatos. É onde testamos inovações — desde layouts modernos até soluções digitais como autoatendimento e integração com nosso app.”

A marca entende que esses empreendimentos são plataformas de relacionamento com o consumidor. Por isso, busca aprofundar parcerias com grandes grupos, priorizando esse canal tanto para reformas e reposicionamento de unidades existentes, quanto para acelerar o crescimento de outras marcas do portfólio, como Popeyes e Subway.
Do total de lojas, cerca de 270 são franqueadas por meio de parceiros estratégicos. “O franchising é uma alavanca essencial em modelo de negócios, pois permite capilaridade, agilidade de expansão e maior presença local. Acreditamos que o modelo híbrido — com lojas próprias e franqueadas — maximiza nosso alcance e garante consistência na execução da marca.”
O ano de 2024 foi extremamente positivo com o alcance de R$ 4,1 bilhões de receita líquida, o que representa uma alta de 16% comparado ao ano anterior. “Esse resultado foi impulsionado por três pilares: fortalecimento dos canais digitais – que já representam quase metade das vendas -, ações de marketing com alto engajamento e expansão da rede física. Em 2025, seguimos investindo em tecnologia, fidelização e operações mais eficientes, com foco em crescimento rentável e experiência diferenciada”, aponta Natalia.
Os canais digitais têm sido também um grande vetor de crescimento. No 4T24, como grupo, foram R$ 648 milhões em vendas digitais. Essa performance reflete a capacidade de oferecer conveniência, personalização e omnicanalidade. Segundo Natalia, o programa de fidelidade é peça-chave dessa jornada. “O Clube BK tem mais de 19 milhões de usuários ativos, impulsionando frequência, ticket médio e lealdade à marca. Continuaremos aprimorando a personalização via app, com o uso de IA e dados para oferecer ofertas sob medida.” Isso demonstra que hipersonalização da jornada com base em uma análise assertiva dos dados gera conversão. Além de IA, o uso do machine learning também contribui para mapear as preferências, comportamentos e padrões de consumo. “O objetivo é transformar cada interação em uma oportunidade de encantamento e fidelização.”
A IA tem sido utilizada ainda para melhorar e acelerar o atendimento ao cliente, garantindo respostas mais rápidas e precisas. Também utilizam os dados coletados por meio do NPS para gerar insights em tempo real, o que permite ajustar a operação continuamente e aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

Collabs
A rede também faz diversas campanhas icônicas e as collabs têm sido uma estratégia muito eficiente de engajamento e diferenciação.
As realizadas com Mari Maria e o universo de Arcane se conectaram com a cultura jovem e digital. “Essas ações geram awareness e impacto direto em vendas — como no caso do gloss, que esgotou em poucos dias. Mais do que ações pontuais, são movimentos que reforçam o posicionamento da marca como ousada, irreverente e próxima do consumidor”, enaltece a vice-presidente. Em 2025, essa agenda segue intensa, sempre com foco em gerar desejo e conversão.
“Parcerias com influenciadores, marcas digitais e instituições financeiras, como Nubank, fortalecem nossa presença no dia a dia do consumidor e trazem novas formas de relacionamento. Continuaremos apostando nesse formato para ampliar alcance, criar conversas nas redes sociais e ativar públicos diversos com ofertas relevantes”, diz.
Jornada física
Pensando nos clientes, a marca vive ainda um momento de redesenhar a experiência de loja. “O modelo ´Pavillion` traz layout mais moderno, maior conforto e design transparente, criando uma conexão visual entre consumidor e operação. Totens de autoatendimento, integração com o app e atendimento mais ágil fazem parte desse pacote de inovação. Em shoppings, esses diferenciais são ainda mais valorizados por clientes que buscam rapidez e conveniência”, relata.

Os mais pedidos
O clássico Whopper continua sendo o campeão absoluto das vendas. Fazem muito sucesso também Big King, Chicken Duplo e acompanhamentos como a Onion Rings. Lançamentos sazonais também têm excelente aceitação e ajudam a renovar o interesse pela marca. Além disso, a rede de fast-food está comprometida com um cardápio cada vez mais inclusivo e responsável.
“Hoje, 96% dos nossos produtos já são livres de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais. Também oferecemos opções sem carne e com menor teor de sódio e gordura. Nossa ambição é continuar inovando nesse sentido, sem abrir mão do sabor e da indulgência.”
A marca é reconhecida ainda por ousar e quebrar padrões, mostrando sua autenticidade aliada à qualidade do produto. Os hambúrgueres têm alto teor de proteína, grelhados no fogo como churrasco. Para o futuro, de acordo com Natalia, uma das apostas é democratizar essa experiência, ampliando a presença pelo país, inclusive em periferias urbanas e cidades médias, o que é estratégico pelo potencial de crescimento. “Aliamos isso a um forte investimento em tecnologia, personalização e campanhas culturalmente relevantes, garantindo que a marca continue surpreendendo, quebrando padrões e se mantendo próxima do público — com sabor, verdade e atitude.”
Postos de trabalho
A presença da rede vai muito além dos negócios: ela movimenta a economia e transforma vidas por meio da geração de emprego e renda. São cerca de 17 mil postos diretos apenas nas operações próprias. “Quando consideramos os indiretos — incluindo franqueados, fornecedores, logística, manutenção, construção e tecnologia — esse número se amplia substancialmente, ultrapassando a casa dos 30 mil empregos gerados ou sustentados pela rede. Além da escala, temos orgulho de oferecer oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para jovens em início de carreira”, destaca a vice-presidente de Desenvolvimento.
Compromissos sólidos
A rede também possui compromissos com a agenda ESG, a qual está estruturada em três frentes. Em comida, possui em 96% do cardápio livre de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. Também busca fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis e rastreabilidade.

Na pegada, reduziu significativamente o uso de plásticos de uso único e tem expandindo iniciativas de economia circular, como reaproveitamento de óleo e reciclagem de resíduos. Por último, está o pilar atrelado à gente.
“Nos restaurantes e na sede, todos são bem-vindos, independentemente de gênero, raça, cor, idade, credo, orientação sexual ou quaisquer outras características. Acreditamos que todo mundo deve ter oportunidade de deixar a sua marca registrada e queremos contribuir com isso, cada vez mais. Nosso objetivo é seguir evoluindo com metas claras, mensuráveis e integradas ao core do negócio. Queremos sempre gerar impacto positivo para consumidores, colaboradores e para o planeta”, explica Natalia.
Franquias
A Zamp oferece dois modelos de negócio principais: loja de shopping – praça de alimentação ou loja de acesso – e loja de rua, inclusive, com drive-thru. O investimento inicial varia conforme o modelo e a localização, mas gira a partir de R$ 2,6 milhões, incluindo obras civis, equipamentos, estoque inicial e taxas. “Mais do que estrutura, buscamos franqueados alinhados à cultura da marca, ao perfil empreendedor e ao foco em excelência operacional. Oferecemos suporte completo desde a escolha do ponto até a gestão da operação, pois acreditamos que o sucesso do parceiro franqueado é o nosso sucesso”, enaltece.

Spoiler
Natalia adianta que os próximos meses serão marcados por novas collabs de peso, com nomes que dialogam diretamente com o público jovem e digital. “Também estamos preparando lançamentos de produtos, reforçando nosso espírito de inovação no cardápio — com sabores inesperados, releituras de clássicos e experiências imersivas nas lojas. E, claro, teremos novos modelos de loja sendo testados em praças estratégicas. Nosso time está motivado em seguir surpreendendo com atitude, irreverência e relevância cultural”, conta. Do lado de cá do balcão, o público está pronto para experimentar e vivenciar novos momentos com a marca.