Notícias - VER EDIÇÃO COMPLETA

CLICC: Abrasce vai até o Panamá para encontro latino-americano

14 de outubro de 2022 | por Abrasce

Definições da Câmara Latino-americana de Centros Comerciais (CLICC) são tomadas em reunião com representantes dos 11 países fundadores da associação

Entre os dias 05 a 08 de outubro, aconteceu a primeira reunião de trabalho para definir os pilares e a estrutura da CLICC – Câmara Latino Americana do Setor de Shopping Center. A reunião contou com a representação dos 11 países fundadores da CLICC:  Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Venezuela.

O Panamá possui 25 empreendimentos e a APACECOM – Associação Panamenha de Shopping Centers, que possui seis anos de existência, foi a anfitriã e promoveu a visita técnica ao Alta Plaza Mall, empreendimento inaugurado em 2020, em plena pandemia, e que foi premiado pelo ICSC por sua arquitetura e que vem trabalhando na sua maturação.

O Brasil, lidera o Mercado Latino-americano de Shopping Centers, com 46 anos de existência e com 620 empreendimentos comerciais. Por anos de existência, vem a Associação da Colômbia, com 30 anos de existência e, em número de shoppings, o Chile com 400 empreendimentos.  O México é um Mercado bastante representativo, mas, assim como o Equador, não possui uma Associação formalmente constituída.

A Abrasce prevê a realização de um Censo Latino Americano de Shopping Centers para real conhecimento à CLICC, do Mercado Latino Americano de Shopping Centers.

Para o processo de organização de trabalho, a CLICC se divide em Comitês: Estatutário, Acadêmico, Prêmios, Comunicação e Marca e o Brasil está diretamente envolvido em dois desses Comitês. E, nesta primeira reunião de trabalho da CLICC, os Comitês tiveram a oportunidade de apresentar as propostas para os rumos da nova Câmara em termos estatutários e para as ações a serem realizadas em 2023.

Ainda este ano, a CLICC deve realizar um evento virtual, nos moldes do Dialoga Latam que ocorreu em maio do ano passado, mas se prepara para em abril, em Cartagena, na Colômbia, promova o seu primeiro Congresso incluindo uma Feira de exposição para que empresas que queiram investir e crescer para o Mercado da América Latina, que vem apresentando números crescentes em retomada pós pandemia, possam expor seus produtos e serviços ou aumentar sua representatividade.

A CLICC possui 14 membros fundadores e em breve, passará a receber novos membros independentes, que poderão receber estudos, boletins, além de desconto em eventos promovidos pela Associação.

Os empreendimentos têm a força legal e representatividade de suas câmaras, em cada um dos seus países, no entanto, a CLICC é a Associação que tem a união das Associações dos onze países latino Americanos para representar a força e união do setor de shopping centers na América Latina.  

  • GOSTOU? COMPARTILHE: