Mais uma edição memorável do Prêmio Abrasce
O Oscar do setor coroa diversos cases e ainda traz o Prêmio CLICC, voltado a players da América Latina
Uma cerimônia marcante e histórica com 750 pessoas reunidas de diversas regiões do Brasil e de países da América Latina e da Europa. Assim foi o jantar do Prêmio Abrasce 2024 e do 1º Prêmio CLICC, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), na noite de 26 de junho, que celebrou a excelência, a inovação e o comprometimento com a sustentabilidade dos shoppings.
Segundo Glauco Humai, presidente da entidade, o número de cases inscritos aumenta a cada ano. Foram 144 em 2018; 179 em 2019; 209 em 2021, logo após a pandemia; 285 em 2022; 423 em 2023. “Estávamos a caminho de realizar o sonho de termos 500 cases inscritos no Prêmio Abrasce. E parece que haverá outro desafio porque, em 2024, foram 587. Agora, o desejo é de ter simbolicamente um case para cada shopping existente no Brasil.”
Sob o comando do mestre de cerimônias Fabio Porchat, humorista e apresentador, os 57 ganhadores das seis categorias subiram ao palco para receber os troféus Ouro, Prata e Bronze, após serem anunciados pelos gerentes da Abrasce. Teve ainda o Prêmio Destaque, que prestigiou de forma inédita duas iniciativas, uma de shopping individual e outra de grupo empreendedor, tendo como vencedores o Flamboyant Shopping Center e JK Shopping, respectivamente. No total, foram 241 finalistas.
Marcella Mota, gerente de gestão de pessoas do Flamboyant Shopping Center, falou sobre o Programa Crescer Flamboyant, que passou da obrigatoriedade legal para responsabilidade social. “É a primeira vez que ganhamos o Prêmio Destaque da Abrasce. Para nós, é muito orgulho, porque trabalhamos o microempreendedorismo com os jovens aprendizes. É um trabalho da assistente social com as famílias. Desenvolvemos esse projeto já há algum tempo e ele vem ganhando maturidade. Então, o Flamboyant se desponta no cenário nacional, como uma referência também na prática de gestão de pessoas. Foi uma surpresa e emoção vencer”, disse Marcella.
O Grupo PaulOOctavio teve sete projetos finalistas e levou três troféus para casa, sendo um deles o mais almejado da noite. Segundo Geraldo Mello, diretor de shoppings da companhia, o evento da Abrasce é muito bem organizado e muito justo. “Vejo toda a força do meu time trabalhando em prol deste prêmio o ano inteiro. Criamos o projeto, inscrevemos o case… É um processo demorado, mas é feito com muita satisfação. Acredito que essa energia que faz tudo dar certo”, diz.
Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping, revela que já estavam na expectativa e que trabalharam muito para chegar a esse resultado. “É a consolidação de um bom trabalho desenvolvido em várias áreas e do posicionamento do empreendimento, que completou 10 anos em 2023. Isso representa muito para nós. O prêmio consolida e coroa o shopping por sua credibilidade.” Monaliza Maia, gerente de marketing do ativo, completa dizendo que essa construção do case Gestão de Comunicação Digital do JK Shopping, vem sendo construída ao longo dos anos, mas muito baseada nos valores da comunidade. “Temos muito orgulho de ser da Ceilândia, da periferia do Distrito Federal, e é um prêmio construído nas mãos dos clientes e dos lojistas, tecendo um grande projeto social de pertencimento e inclusão.”
Delegação internacional
26 de junho foi marcado ainda pelos ganhadores do Prêmio CLICC. O diretor executivo e presidente da CLICC, Carlos Betancourt, anunciou os vencedores e reforçou que o setor segue unido, somando forças, e comentou sobre essa primeira edição.
“É uma grande satisfação, porque começamos. É a nossa primeira vez e já tivemos 106 inscritos. É muito bom! Esperávamos 50! Tivemos jurados do mais alto nível com uma grande trajetória e respeito na indústria. O processo foi muito rigoroso. Foram entregues 23 prêmios. No futuro, serão mais. Foi um primeiro passo seguro, coerente, transparente, para visibilizar e reconhecer iniciativas muito valiosas. A delegação da CLICC foi composta por pessoas de 15 países, como México, Guatemala, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e até Espanha”, conta Betancourt.
Reconhecimento especial
Outro fato tocante foi a presença de Luiz Fernando Veiga, ex-presidente da Abrasce, que foi homenageado por toda a sua contribuição ao setor e se sensibilizou em seu discurso. “Exerci meu trabalho com amor, dedicação e muito comprometimento como superintendente e presidente durante 16 anos. Fundada no Rio de Janeiro, em 2005 transferimos a sede da entidade para São Paulo, criando uma nova estrutura para melhor atender nossos associados. Investimos em educação a fim de qualificar as pessoas envolvidas no ingresso dos shoppings e expandimos nossa operação para todo o território nacional. Mas não tenho dúvida de que nossa principal tarefa foi defender os interesses da indústria na área jurídica. Distante da Abrasce há cerca de 7 anos, continuo acompanhando sua atuação e, sob o comando competente do Glauco, vai contribuindo cada vez mais para o crescimento e a consolidação dessa atividade econômica”.
Players de todo o país
Estiveram presentes representantes de shoppings finalistas de diversas regiões, o que torna a cerimônia também um momento de encontro. O Grupo AD festejou cada uma das conquistas com muita festa. Participou com 26 cases finalistas de 14 empreendimentos e ganhou cinco prêmios. Magali Sanches, responsável pela direção comercial do Grupo AD, destacou o quanto a companhia esteve bem representada em diversas categorias. “O Prêmio Abrasce é de uma importância absoluta, porque todas as equipes de shoppings se empenham muito nessa entrega. Esse reconhecimento é relevante para motivá-los a continuar cada dia mais qualificando seus empreendimentos. Para nós, que fazemos a administração, é um orgulho ver a AD tão bem representada em diversas categorias.”
Participante de várias edições, mais uma vez o Grupo JCPM veio com uma delegação de mais de 50 pessoas para Exposhopping, Congresso e Prêmio. Danielle Viana, diretora de marketing da companhia, conta que inscreveram 20 cases, tiveram 15 finalistas em todas as categorias e conseguiram levar três troféus para casa. “Cada vez mais presenciamos trabalhos muito bem-feitos Brasil afora e, para o Grupo JCPM, foi um momento de muita felicidade. É um reconhecimento do que tem sido feito e foi uma noite muito coroada porque ganhamos um prêmio Newton Rique de Sustentabilidade com o projeto Hora Silenciosa (Salvador Shopping), de marketing inclusivo, voltado às pessoas com TEA. O Prêmio nos desafia a querer fazer melhor e a buscar uma entrega diferenciada.”
Danielle destaca ainda que esses dias são de muita troca, reencontros e conhecer novas pessoas. “É um momento ímpar em que temos que celebrar e estar juntos. A Abrasce tem um papel muito importante de proporcionar esse encontro de tantos players, mas com um objetivo único de fortalecer o setor. Queria que acontecesse todo ano e sempre bloqueamos a agenda para estar presente. O Prêmio CLICC demonstrou ainda a força de toda a América Latina e, no próximo, vamos participar, pois queremos levar um troféu também para o Nordeste.”
A ALLOS, a maior plataforma da América Latina com 58 ativos, também chegou a 22 finalistas e Ana Paula Niemeyer, diretora de marketing da companhia, destacou a relevância da premiação.”É o ápice do setor, onde é possível ver o quanto existe uma evolução e inovação. É um momento de celebrar tudo o que a gente fez de planejamento para cada shopping. Por termos essa pluralidade de ativos no portfólio de diversas regiões do país, é importante incentivar o crescimento do setor. Nada melhor também dividir essa festa com a delegação da CLICC e é uma oportunidade para conhecer o que estão fazendo. O mais legal é compartilhar essas alegrias e ver as pessoas felizes subindo no palco.”