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Shopping Centers ganham força com Inteligência Artificial

10 de outubro de 2024 | por Comunicação Abrasce / Fotos: Divulgação
Presente em 72% das empresas no mundo, a IA promete revolucionar a maneira como o cliente vai se relacionar com o lojista, pensando nisso, a Intranet Mall lançou a solução vend.AI, com interação completa feita pelo WhatsApp

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade no Brasil e no mundo. Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, batizada de “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” ou “O estado da IA nesse começo de 2024: a adoção da IA Generativa aumenta e inicia a geração de valor”, em tradução livre, demonstra que 72% das empresas no mundo já adotam a IA. Um avanço e tanto, quando se compara com os dados de 2023, que apontavam para um indicador de 55%.

Nessa esteira, como era de se esperar, também está o setor de shopping centers no Brasil, que gerou uma receita de R$ 194,7 bilhões em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Nos malls, a IA tem, cada vez mais, se feito presente no dia a dia dos mais diversos centros de compra.

“O varejo, principalmente o que está em shopping centers, tem incorporado a IA. Nós mesmos já a adotamos, porque a IA não é só ChatGPT. Ela é só um exemplo do que é possível ser feito a partir dessa tecnologia”, afirma Cassiano Antequeira, Founder e CEO da Internet Mall. 

Uma das apostas da companhia, que receberá parte dos recursos de R$ 6 milhões previstos para os próximos anos anos, é o projeto mallx, um assistente virtual de atendimento e de compras, mas que conta com uma profissional na ponta final da venda. 

Segundo Antequeira, o primeiro projeto decorrente do mallx é o vend.AI, uma solução que se assemelha a um concierge digital. Ou seja, a ferramenta auxilia alguém que está disposto a comprar uma calça jeans em uma loja de shopping center, mas não quer se deslocar até lá. Então, usando o seu próprio WhatsApp, o interessado conversa com a IA e consegue encontrar rapidamente qual loja vende o produto que ele está procurando. A partir desse ponto, o sistema conecta o cliente diretamente ao vendedor da loja, que é acionado diretamente no app. O vendedor realiza o atendimento e a venda e programa a entrega com um operador logístico integrado à plataforma. O cliente, por sua vez, faz tudo sem sair do WhatsApp.

“É bem diferente dos Marketplaces lançados pelos shopping centers durante a pandemia de Covid-19, que, em muitos casos, tinham o processo de manutenção dessas lojas nas plataformas muito complexo e com alto custo envolvido”, explica o CEO da Internet Mall, que está presente em 320 centros comerciais no país, mediando a relação entre clientes, administradoras desses empreendimentos e lojistas por meio de soluções digitais que automatizam a burocracia natural inerente à atividade.

O fato é que a solução desenvolvida pela Intranet Mall é um exemplo claro de como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar a experiência de compras nos shopping centers. “É uma solução transformadora”, afirma o empresário.

Para Antequeira, a relação entre cliente e lojista fica mais fluida e personalizada. Sem contar os ganhos de eficiência e processo inerentes à compra de um item em shopping center.

Entenda

inteligência artificial

Para compreender melhor como essa solução está sendo aplicada, conversamos com Christian Magalhães, gerente de marketing nacional da AD Shopping, que iniciou o projeto em oito shoppings do grupo. Ele descreve os benefícios que a solução trouxe: 

“A implementação da IA para intermediação de vendas via WhatsApp foi um divisor de águas para nossos shoppings. A integração automática das informações das lojas e dos produtos permitiu que nossos clientes acessassem detalhes completos e atualizados sem sair da conversa. O atendimento é mais ágil e preciso, resultando em uma experiência de compra muito mais satisfatória e, consequentemente, em um aumento nas vendas. A IA não apenas melhora a comunicação, mas também permite que nossos lojistas respondam de forma mais rápida e eficaz às consultas dos clientes”, explica o gerente.

Em outras palavras, a Inteligência Artificial está complementando o cenário das vendas nos shopping centers, proporcionando uma experiência de compra mais direta e eficiente. “À medida que essa tecnologia se desenvolve, podemos esperar que a forma como compramos e interagimos com as lojas continue a evoluir, tornando-se cada vez mais integrada e centrada no cliente. A evolução natural e que já começa ser implementada é a complementação do atendimento ao cliente com informações do shopping, cinema, eventos e tudo que um cliente normalmente precisa saber quando visita um shopping e que a IA responde de forma prática e rápida”, encerra o CEO da Intranet Mall.

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