Shopping Centers ganham força com Inteligência Artificial
Presente em 72% das empresas no mundo, a IA promete revolucionar a maneira como o cliente vai se relacionar com o lojista, pensando nisso, a Intranet Mall lançou a solução vend.AI, com interação completa feita pelo WhatsApp
A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade no Brasil e no mundo. Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, batizada de “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” ou “O estado da IA nesse começo de 2024: a adoção da IA Generativa aumenta e inicia a geração de valor”, em tradução livre, demonstra que 72% das empresas no mundo já adotam a IA. Um avanço e tanto, quando se compara com os dados de 2023, que apontavam para um indicador de 55%.
Nessa esteira, como era de se esperar, também está o setor de shopping centers no Brasil, que gerou uma receita de R$ 194,7 bilhões em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Nos malls, a IA tem, cada vez mais, se feito presente no dia a dia dos mais diversos centros de compra.
“O varejo, principalmente o que está em shopping centers, tem incorporado a IA. Nós mesmos já a adotamos, porque a IA não é só ChatGPT. Ela é só um exemplo do que é possível ser feito a partir dessa tecnologia”, afirma Cassiano Antequeira, Founder e CEO da Internet Mall.
Uma das apostas da companhia, que receberá parte dos recursos de R$ 6 milhões previstos para os próximos anos anos, é o projeto mallx, um assistente virtual de atendimento e de compras, mas que conta com uma profissional na ponta final da venda.
Segundo Antequeira, o primeiro projeto decorrente do mallx é o vend.AI, uma solução que se assemelha a um concierge digital. Ou seja, a ferramenta auxilia alguém que está disposto a comprar uma calça jeans em uma loja de shopping center, mas não quer se deslocar até lá. Então, usando o seu próprio WhatsApp, o interessado conversa com a IA e consegue encontrar rapidamente qual loja vende o produto que ele está procurando. A partir desse ponto, o sistema conecta o cliente diretamente ao vendedor da loja, que é acionado diretamente no app. O vendedor realiza o atendimento e a venda e programa a entrega com um operador logístico integrado à plataforma. O cliente, por sua vez, faz tudo sem sair do WhatsApp.
“É bem diferente dos Marketplaces lançados pelos shopping centers durante a pandemia de Covid-19, que, em muitos casos, tinham o processo de manutenção dessas lojas nas plataformas muito complexo e com alto custo envolvido”, explica o CEO da Internet Mall, que está presente em 320 centros comerciais no país, mediando a relação entre clientes, administradoras desses empreendimentos e lojistas por meio de soluções digitais que automatizam a burocracia natural inerente à atividade.
O fato é que a solução desenvolvida pela Intranet Mall é um exemplo claro de como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar a experiência de compras nos shopping centers. “É uma solução transformadora”, afirma o empresário.
Para Antequeira, a relação entre cliente e lojista fica mais fluida e personalizada. Sem contar os ganhos de eficiência e processo inerentes à compra de um item em shopping center.
Entenda
Para compreender melhor como essa solução está sendo aplicada, conversamos com Christian Magalhães, gerente de marketing nacional da AD Shopping, que iniciou o projeto em oito shoppings do grupo. Ele descreve os benefícios que a solução trouxe:
“A implementação da IA para intermediação de vendas via WhatsApp foi um divisor de águas para nossos shoppings. A integração automática das informações das lojas e dos produtos permitiu que nossos clientes acessassem detalhes completos e atualizados sem sair da conversa. O atendimento é mais ágil e preciso, resultando em uma experiência de compra muito mais satisfatória e, consequentemente, em um aumento nas vendas. A IA não apenas melhora a comunicação, mas também permite que nossos lojistas respondam de forma mais rápida e eficaz às consultas dos clientes”, explica o gerente.
Em outras palavras, a Inteligência Artificial está complementando o cenário das vendas nos shopping centers, proporcionando uma experiência de compra mais direta e eficiente. “À medida que essa tecnologia se desenvolve, podemos esperar que a forma como compramos e interagimos com as lojas continue a evoluir, tornando-se cada vez mais integrada e centrada no cliente. A evolução natural e que já começa ser implementada é a complementação do atendimento ao cliente com informações do shopping, cinema, eventos e tudo que um cliente normalmente precisa saber quando visita um shopping e que a IA responde de forma prática e rápida”, encerra o CEO da Intranet Mall.