Os Vencedores do Prêmio Abrasce 2024
Com novo recorde de 587 cases inscritos, premiação reconheceu com ouro, prata e bronze 57 projetos executados por shopping centers de todo o Brasil
A noite de 26 de junho foi marcada por uma atmosfera de celebração e reconhecimento no Expo Center Norte, em São Paulo, onde o setor de shopping centers se reuniu em peso para a aguardada revelação dos vencedores do Prêmio Abrasce 2024. Este ano, a premiação alcançou um novo patamar de participação, registrando o recorde de 587 cases inscritos, número que reafirma o compromisso incessante do setor com a evolução e as melhores práticas.
Dos projetos inscritos, 241 foram selecionados como finalistas e 57 consagrados com os disputados troféus de ouro, prata e bronze. A cerimônia foi um sucesso absoluto, reunindo mais de 600 participantes, entre executivos, gestores e profissionais do setor.
Para Glauco Humai, presidente da Abrasce, a celebração é um reconhecimento não apenas aos vencedores, como também à dedicação de todos os shoppings inscritos, que elevam o padrão do setor e se tornam benchmarking para outros países e segmentos. “O Prêmio Abrasce é a principal vitrine de inovação e excelência dos shoppings centers na América Latina. Os cases inspiram não apenas o nosso setor, mas diversos outros segmentos a buscarem continuamente novas maneiras de se conectar com o público, gerenciar suas operações com eficiência e contribuir para a sustentabilidade e o desenvolvimento social do país”, destaca.
Os troféus foram distribuídos em seis categorias: Ações de Natal, Campanhas Institucionais, Eventos e Promoções, Gestão de Pessoas, Newton Rique de Sustentabilidade (ESG) e Tecnologias e Campanhas Digitais. Cada case passou pela avaliação de, no mínimo, dois jurados, que são profissionais especialistas nas respectivas áreas que não possuem qualquer vínculo com os shoppings participantes.
PRÊMIO DESTAQUE
Pela primeira vez, o cobiçado Prêmio Destaque, concedido aos cases que obtêm a maior pontuação entre todos os finalistas, foi subdividido entre Grupos Empreendedores e Shoppings de Administração Própria. O JK Shopping & Tower, que integra o portfólio do Grupo Paulo Octavio, foi o vencedor do Prêmio Destaque para grupos com o projeto Gestão Comunicação Digital JK Shopping – Inclusão & Pertencimento, enquanto o Programa Crescer Flamboyant, do Flamboyant Shopping Center, foi o destaque entre os shoppings individuais.
Gestão Comunicação Digital JK Shopping – Inclusão & Pertencimento | JK Shopping & Tower
Desde a sua inauguração em 2013, o JK Shopping aposta nas redes sociais para otimizar seu orçamento de marketing. Em 2023, o empreendimento ampliou sua presença digital e reconhecimento de marca por meio de trends, memes e uma linguagem jovial que conversa diretamente com seu público.
A estratégia incluiu ainda ações com microinfluenciadores e o engajamento de funcionários do shopping, das lojas e os próprios clientes como porta-vozes da marca, o que aproximou ainda mais o JK de seus clientes. Além do digital, as campanhas anuais do shopping, como a celebração de seus 10 anos, e a oferta gratuita de cultura por meio de iniciativas como o JK Espaço Arte e o projeto “Nossa Horta” contribuíram ainda mais para essa conexão e engajamento, destacando o compromisso e cuidado com a comunidade.
Programa Crescer Flamboyant | Flamboyant Shopping Center
O “Programa Crescer Flamboyant” é uma iniciativa de desenvolvimento que visa capacitar jovens aprendizes, cumprindo a Lei da Aprendizagem e preparando-os para os desafios da vida e do trabalho. Com abordagem abrangente que passa pelo educacional, social e familiar, o programa fornece conhecimento, experiência profissional e crescimento pessoal aos participantes e contribui para a redução do desemprego jovem e o fortalecimento da economia.
Ao todo, 20 jovens participaram, envolvendo-se em programas educativos e rodas de conversa. A implementação de avaliações contínuas foi um ponto essencial para medir o impacto do projeto e identificar áreas de melhoria. Assim, o programa emerge como um catalisador crucial no desenvolvimento dos jovens, moldando não apenas suas carreiras, mas também suas vidas de forma abrangente e positiva.
Confira a seguir todos os projetos laureados nesta edição:
CASE: O Quebra-Nozes ganha vida no Natal do Garten Shopping com Escola do Teatro Bolshoi Brasil | SHOPPING: Garten Shopping
CASE: Um Sonho de Natal em Nova York | SHOPPING: Minas Shopping
CASE: Grupo JCPM RioMar Recife – Natal além da imaginação | SHOPPING: RioMar Recife
CASE: A Chegada do Papai Noel – Encantamento e Inclusão no Natal | SHOPPING: Shopping Piracicaba
CASE: Natal de Encantos na Neve nos 30 anos do Shopping Guararapes | SHOPPING: Shopping Guararapes
CASE: O Natal Mágico do Shopping Paralela: Rei Leão, Peter Pan, Alice e muita Solidariedade | SHOPPING: Shopping Paralela
CASE: Iluminação externa de Natal | SHOPPING: Goiânia Shopping
CASE: Shopping Light se destaca no Natal com Papai Noel negro e parceria com metrô de São Paulo | SHOPPING: Shopping Light
CASE: Natal da Alegria – quando disrupção e autenticidade trazem resultados inéditos | SHOPPING: Shopping Leblon
CASE: O Natal do Bosque Brilhante | SHOPPING: Terraço Shopping
CASE: O Natal do Bosque Brilhante | SHOPPING: Terraço Shopping
CASE: Verão Nordestesse do Parque Shopping Maceió | SHOPPING: Parque Shopping Maceió
CASE: Painel de Santa Dulce by Eduardo Kobra: um cartão-postal na fachada do Shopping Barra | SHOPPING: Shopping Barra
CASE: Férias de Verão do Tsuru: arena gratuita de beach tennis no Vale do Paraíba | SHOPPING: Shopping Jardim Oriente
CASE: Família multiespécie no Raposo Shopping, o shopping de toda família, muito além pet-friend | SHOPPING: Raposo Shopping
CASE: Inauguração da nova fachada marca o crescimento e reposicionamento competitivo do Shopping | SHOPPING: Shopping SP Market
CASE: Tietê Plaza: É Todo Seu | SHOPPING: Tietê Plaza Shopping
CASE: VillageMall: Relacionamento no estado da arte | SHOPPING: VillageMall
CASE: Bodas de estanho no Garden Shopping Penápolis | SHOPPING: Penápolis Garden Shopping
CASE: Hub de Inovação – Park Sul como agente de desenvolvimento econômico e social | SHOPPING: Shopping Park Sul
CASE: Ventura Shopping Supera Desafios Pós Pandemia com Plano de Negócios Inovador | SHOPPING: Ventura Shopping
CASE: Evento de inauguração Pontal Shopping | SHOPPING: Pontal Shopping
CASE: 1ª Cãominhada de Suzano | SHOPPING: Suzano Shopping
CASE: Miss Melhor Idade – Empoderando mulheres com 60+ | SHOPPING: Parque Shopping Bahia
CASE: Corridinha Iguatemi | SHOPPING: Shopping Center Iguatemi Bosque
CASE: Escola de Heróis, simplificando o ESG para as crianças | SHOPPING: Shopping Praça da Moça
CASE: Balloon Experience vira referência para shoppings brasileiros e internacionais | SHOPPING: Shopping Center Norte
CASE: Show Pet: A maior feira Pet do estado de Mato Grosso do Sul | SHOPPING: Norte Sul Plaza
CASE: Aqua Boat, Uma Atração Com Memória Afetiva | SHOPPING: Shopping Mueller Curitiba
CASE: Nosso Sonho realizado: celebrando São Gonçalo com Claudinho & Buchecha | SHOPPING: São Gonçalo Shopping
CASE: Projeto Uniformaturas | SHOPPING: Aparecida Shopping
CASE: SVO Secreto 2023 | SHOPPING: Shopping Vila Olimpia
CASE: Pequenos Incríveis | SHOPPING: Limeira Shopping
CASE: Balão do Amor: Buzz e Crescimento de Vendas | SHOPPING: Shopping Cidade São Paulo
CASE: ‘Dê coitado só o preconceito’: Shopping Frei Caneca muda destino de pets com deficiência | SHOPPING: Shopping Frei Caneca
CASE: Uma noite de luau no Ilha Plaza Shopping | SHOPPING: Ilha Plaza Shopping
CASE: Celebrando as tradições juninas de Pernambuco: O sucesso do Arraiá do Costa | SHOPPING: Shopping Costa Dourada
CASE: Pátio Alcântara: visionário e parceiro da escola de samba Porto da Pedra | SHOPPING: Pátio Alcântara
CASE: Espelho Social Terral – Ações Afirmativas | SHOPPING: Terral
CASE: Programa Crescer Flamboyant | SHOPPING: Flamboyant Shopping Center
CASE: Fábrica de Soluções | SHOPPING: Shoppings Sá Cavalcante
CASE: Benefício Microcrédito: Zero Juros para Colaboradores! | SHOPPING: ViaShopping Barreiro
CASE: Espaço de Convivência | SHOPPING: Litoral Plaza Shopping
CASE: NIAD: Uma companhia baseada em gente | SHOPPING: NIAD Shopping Centers
CASE: Projeto Recicla | SHOPPING: Shopping Center Rio Claro
CASE: Naty nas Escolas: Relacionamento com comunidade e desenvolvimento local | SHOPPING: Natal Shopping
CASE: Grupo JCPM – Salvador Shopping apaga luzes e desliga som para receber pessoas com TEA | SHOPPING: Salvador Shopping
CASE: Instituto SYN: Empregabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento & Cultura e Voluntariado | SHOPPING: SYN
CASE: Projeto Kart Terapia | SHOPPING: Shopping Parque das Bandeiras
CASE: Integra Ação Pruden | SHOPPING: PrudenShopping
CASE: BarraShopping: Espaço Mulher | SHOPPING: BarraShopping
CASE: Gestão Comunicação Digital JK Shopping – Inclusão & Pertencimento | SHOPPING: JK Shopping & Tower
CASE: Campanha de Comunicação Terrazo Shopping 100% Digital | SHOPPING: Terrazo Shopping
CASE: Acesso Multi: Free Flow na Experiência em Shoppings | SHOPPING: Multiplan
CASE: Omnicanalidade de verdade no Mooca Plaza Shopping | SHOPPING: Mooca Plaza Shopping
CASE: Estratégia Digital Natal Magia da Luz | SHOPPING: Uptown Barra
CASE: Momentos no Mall – Um corredor por vez | SHOPPING: Boulevard Shopping Brasília