Colômbia recebe primeiro marketplace de shopping centers do país
Viva Online opera como plataforma de experiências de consumo, convergindo 15 centros comerciais em um canal omnichannel
A pandemia de Covid-19 impôs que o setor de shopping centers se reinventasse, e com os fechamentos em 2020 e as mudanças de comportamento do consumidor, os centros comerciais se viram obrigados a encontrar novas formas de operar.
Nesse contexto, a rede de shoppings Viva Mall, na Colômbia, acaba de lançar uma plataforma de vendas online que integra os 15 estabelecimentos da cadeia no país, chamada Viva Online. Pensada para ser muito mais que um e-commerce, a iniciativa pretende oferecer a melhor experiência de compra online, integrando o mundo físico com o virtual e sendo um ponto de convergência omnichannel.
Como diferencial, o consumidor pode criar diferentes painéis interativos para auxiliar no seu processo de compra com mais detalhes dos produtos, podendo, por exemplo, testar em seu ambiente algum móvel que deseje comprar ou ver como fica em sua sala uma pintura que queira adquirir.
Surgida em meio à crise
A ideia surgiu, inicialmente, entre março e maio de 2020, quando os shopping centers se viram impedidos de funcionar presencialmente. Com a criação de um site para a venda dos produtos durante aquele período da pandemia, viu-se a necessidade de ampliação do projeto para algo que oferecesse experiências diferenciadas, como uma extensão do mundo físico.
No momento, espera-se que Viva Online receba cerca de 20 mil pedidos e 3 milhões de visitas ao longo do primeiro ano.