Programa Constelar entrevista Douglas Russo, superintendente do North Shopping Fortaleza

1- O que a fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?
A participação foi motivada pela chance de fortalecer o relacionamento com o setor, além de ser uma oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos, atendimento e atuação no mercado. É uma rica troca e compartilhamento de experiências com os especialistas da Abrasce.
2- Como o Programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o empreendimento?
O Programa tem se mostrado fundamental para fortalecer o relacionamento entre os associados e o nosso empreendimento. As ações e os eventos promovidos agregam grande valor ao North Shopping Fortaleza, proporcionando experiências enriquecedoras que estreitam os laços e destacam nossa atuação no setor de varejo.
3- Conte um pouco sobre você. Como foi sua trajetória no setor de shopping centers?
Toda a minha carreira profissional esteve diretamente interligada ao setor de shopping center, durante 18 anos, atuei na C&A Modas e tive a oportunidade de conhecer de Norte a Sul o país e os shoppings do Brasil. Após um ano de hiato distante o mundo do varejo, retornei ao varejo e ao setor de shopping center através da Ancar Ivanhoe, primeiramente, como gerente comercial, e, logo após, como superintendente. E essa trajetória completará seis anos no início de 2025. Compreendo com muita clareza os porquês da escolha por profissionais com um forte conhecimento e que contenha o varejo “no sangue”, pois isso traz uma agilidade e facilidade na comunicação com todos.
4- Como está sendo o ano de 2024?
O ano de 2024 tem sido muito especial para o North Shopping Fortaleza já são mais de 40 novas operações somente neste ano. Mas certamente um dos grandes destaques foi a Inauguração do Quintal do Nortão, um espaço gastronômico ao ar livre que já está proporcionando aos nossos clientes uma experiência incrível, seja para momentos de lazer, happy hour com amigos ou encontros agradáveis em família. O espaço tem sido um grande sucesso, e agora, na reta final do ano, com a chegada do Natal, estamos preparando grandes novidades para surpreender ainda mais nossos visitantes.Podemos também destacar a consolidação da nossa Alameda Gourmet com a inauguração do Outback, em 14 de outubro e, a expansão da Noélia Doces e Salgados.
5- O que tem feito para estar alinhada aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?
Para nos mantermos alinhados aos desafios e mudanças constantes de um setor dinâmico, como o de shopping centers, investimos continuamente em treinamentos e workshops. Isso nos permite acompanhar as principais tendências e as melhores práticas do mercado, garantindo um atendimento de excelência. Hoje, já não é possível separar o universo físico do digital e, com isso em mente, a Ancar Ivanhoe, companhia que administra o North Shopping Fortaleza, está em busca de oferecer aos consumidores jornadas cada vez mais fluidas entre o on e o off. Para isso, o objetivo é conhecer cada vez melhor o perfil do cliente para que seja possível oferecer jornadas, atender demandas e até mesmo antecipar os desejos do consumidor de maneira mais precisa. O Quintal é um importante exemplo do que pode ser criado ao observar as necessidades do cliente: um ambiente lindo, com boa gastronomia, entretenimento de qualidade e com bom atendimento ao consumidor.
6- Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios.
A Ancar Ivanhoe tem como característica a inovação. Foi uma das primeiras empresas do setor de shopping center há mais de 50 anos e, com isso, este viés inovador segue no perfil dos colaboradores. Nos últimos anos, a companhia lançou diversos produtos importantes como a assistente virtual Ana, um novo aplicativo para os shoppings do grupo e o Hub do Lojista, exclusivo para os parceiros da rede, além de outras ferramentas que garantem autonomia aos colaboradores na hora da tomada de decisão e no conhecimento mais profundo do perfil de consumo.
O Hub do Lojista permite que as marcas tenham acesso a informações detalhadas sobre o perfil dos consumidores, frequência de visitas, tempo de permanência, motivações e interesses, o que facilita a criação de estratégias personalizadas para aumentar a conversão de vendas. A ferramenta também oferece comunicação em tempo real entre lojistas e shopping, proporcionando clareza, segurança e facilidade em um único lugar. Além disso, os lojistas podem criar conteúdos segmentados diretamente pela plataforma, disponível tanto para iOS quanto Android.
Com o objetivo de oferecer uma experiência integrada e tecnológica, o grupo investiu na transformação digital da jornada de compra, criando o Hub para apoiar essa transição. Outra novidade é a assistente virtual Ana, que utiliza inteligência artificial e machine learning para interagir com os clientes de forma ágil e personalizada. Ana é capaz de responder perguntas sobre lojas, promoções, realizar reservas em restaurantes, comprar ingressos de cinema e muito mais, disponível via WhatsApp ou nos sites dos shoppings.
7- Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo, o que mais você destacaria?
Dentre todas as evoluções que o setor de shoppings já passou, o que mais se destaca é a adaptação às novas gerações, especialmente à geração Z. Os shoppings precisam oferecer muito mais do que um simples centro de compras, criando ambientes que proporcionem experiências completas e envolventes para os consumidores. Outro ponto importante é a crescente expansão das áreas de gastronomia e entretenimento, que têm se tornado elementos-chave para atrair e engajar o público. Essas transformações refletem a necessidade de integrar lazer, cultura e conveniência em um único espaço, acompanhando as expectativas e o estilo de vida dos novos consumidores.
8- Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?
Tivemos a chegada do Quintal do Nortão aqui no North Shopping Fortaleza, com um investimento de R$ 8,7 milhões e com área de 2.000 m². A nova operação conta com sete operações, incluindo Turatti, Pão da Vida, Frutbiss, Maria Pitanga, Seu Feijão, Big Daddy e Nalu Pizzas. O novo espaço gastronômico segue a tendência crescente em shopping centers e faz parte da estratégia da Ancar Ivanhoe de proporcionar aos seus clientes experiências diferenciadas.
Além de estar comprometido em proporcionar experiências de compras excepcionais, o North Shopping Fortaleza também faz a diferença na comunidade e no meio ambiente com uma série de iniciativas focadas na responsabilidade socioambiental, como: segregação de resíduos, lixeiras com separação seletiva, compostagem, horta orgânica, reciclagem de bitucas, poços artesianos, uso de lâmpadas LED, mictórios à seco, logística reversa de eletrônicos, arejadores de torneiras, inversores de energia e carregadores de carros elétricos e descarte correto de lâmpadas e PGRS/PGRSS.
9- Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia?
O North Shopping Fortaleza é responsável por gerar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos. O número inclui colaboradores internos e terceirizados, além das equipes das mais de 250 lojas que operam em nosso shopping.
10- O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?
Para quem está começando nesse universo, eu diria que trabalhar em um shopping é uma experiência vibrante e encantadora. Esses espaços têm a capacidade de criar conexões com os visitantes, seja através de compras marcantes, encontros com amigos ou celebrações familiares. É importante ter paixão pelo que faz, compromisso, além de ter capacidade de trabalhar em equipe, construir relacionamentos sólidos e estar aberto a novas ideias. Há muitas oportunidades de crescimento profissional, então, se gosta da área, vale a pena se especializar e atuar no setor.