JAN/FEV 2025 - Edição 257 Ano 38 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar entrevista Murilo Pereira, superintendente do Morumbi Town Shopping

12 de fevereiro de 2025 | por Comunicação Abrasce / Fotos: Divulgação

O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?

A Abrasce, por meio do programa Constelar, promove diversos encontros de relacionamento, sempre com excelente organização e temas relevantes para o futuro do nosso segmento. Além de proporcionar um ótimo networking, esses encontros nos preparam para as mudanças e desafios de um setor tão dinâmico.

Como o programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento? 

Minha primeira experiência com o programa foi há dois anos, quando havia acabado de assumir minha primeira Gerência Geral na cidade de Campinas. Na ocasião, foi realizado um almoço com todos os heads de shoppings da região. As trocas foram muito importantes para me ajudar a compreender melhor a cultura de varejo local e os desafios do nosso segmento na cidade, além de possibilitar uma série de contatos que abriram portas e facilitaram diversos negócios.

Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers? 

Sou formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FIA. Iniciei minha carreira profissional como estagiário de auditoria no Shopping VillaLobos, então pertencente à brMalls. Posteriormente, atuei nos shoppings Metrô Santa Cruz e Jardim Sul, onde deixei a posição de Assistente Comercial após três anos. 

Em fevereiro de 2015, aceitei o convite para um novo desafio na Gazit, que havia recém-chegado ao Brasil e estava em plena expansão. Comecei como analista de cobrança no Mais Shopping, passando por todas as áreas do Financeiro e Comercial nos shoppings Top Center, Shopping Light e Morumbi Town Shopping. Destaco, nesse período, minha participação em diversos projetos, como o estudo de viabilidade e a due diligence para a aquisição da Torre Top Center, além do planejamento comercial do Shopping Light, que resultou em uma ocupação de 100% em 2019.

Posteriormente, assumi a Gerência Geral do Prado Boulevard, em Campinas, onde, junto com a equipe, reestruturamos toda a estratégia de mix e o projeto CRD do shopping. Como resultado, entregamos o recorde histórico de NOI e ocupação desde sua inauguração. Além disso, o Prado Boulevard foi o menor shopping finalista do Prêmio Abrasce em 2023, com o projeto da inovadora Central de Operações Remota.

Em julho de 2024, retornei ao Morumbi Town Shopping como superintendente. Esse empreendimento, conhecido por ser aconchegante, tem seu foco em entretenimento e gastronomia, com o objetivo de entregar uma verdadeira cidade de experiências aos clientes.

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Murilo Pereira, superintendente do Morumbi Town Shopping
O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?

Aqui no Morumbi Town Shopping, valorizamos a experiência do cliente desde sua chegada ao empreendimento, destacando-nos por oferecer um ambiente seguro e agradável, ideal não apenas para compras, mas também para momentos de lazer em família. No ano passado, inauguramos um espaço pet de 400m² e realizamos 35 eventos infantis gratuitos ao longo do ano, acessíveis a toda a família. Além disso, oferecemos o melhor mix de gastronomia da região, consolidando nosso compromisso em proporcionar experiências únicas e completas aos nossos visitantes.

Quais foram os principais desafios que enfrentou nesses últimos anos?

Sem dúvida, a mudança de cidade para assumir meu primeiro empreendimento foi o maior desafio dos últimos anos. Apesar de Campinas estar a apenas 100 km de São Paulo, a diferença cultural é bastante significativa, tanto em relação aos clientes quanto aos lojistas e às formas de fazer negócios. Participar dos grupos e encontros do programa Constelar foi essencial para me auxiliar nesse processo de adaptação e aprendizado.

Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo o que mais você destacaria?

A principal evolução, na minha visão, foi a desmistificação da venda online como uma “vilã” dos shopping centers. Hoje, muitas marcas já utilizam, com grande sucesso, seus canais de compra online para atrair clientes às lojas físicas, unindo a conveniência e agilidade do digital à experiência única que só o ambiente físico pode proporcionar. Além disso, essa estratégia ainda abre espaço para a realização de vendas adicionais, potencializando os resultados.

Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento? 

No último ano, inauguramos nosso espaço pet, uma área de 400m² equipada com diversos brinquedos, proporcionando um local seguro e divertido para que nossos clientes possam aproveitar momentos agradáveis com seus pets. Além disso, seguimos investindo em nossa Alameda Gastronômica, que já conta com renomados estabelecimentos como OUE Sushi, Outback, Bar do Alemão e Cabana Burger. No final de 2024, inauguramos nosso serviço de valet no estacionamento e implementamos um hub de carregadores elétricos de última geração, capaz de carregar 80% do veículo em apenas 30 minutos, reforçando nosso compromisso com inovação e conveniência.

O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?

O mundo do varejo e dos shopping centers é único e repleto de desafios. Uma vez inserido nele, dificilmente você terá vontade de fazer algo diferente. Aqui, a zona de conforto simplesmente não existe: o cenário muda rapidamente, as inovações são constantes, e é fundamental estar sempre atento e aberto a mudanças. Mais importante ainda, nunca se esqueça de que seu cliente também é o lojista. Estar próximo e cultivar um excelente relacionamento com os principais parceiros do shopping é o ponto de partida para uma jornada de sucesso.

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