NOV/DEZ 2024 - Edição 256 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar entrevista, Vanessa Nery, gerente geral do Atrium Shopping

9 de dezembro de 2024 | por Comunicação Abrasce / Fotos: Divulgação
O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?

Decidimos nos tornar participantes, principalmente, pela oportunidade de fortalecer ainda mais nosso vínculo com a Abrasce e gerar novas conexões no setor, permitindo a troca de experiências, compartilhamento de boas práticas, além de estreitar o relacionamento com parceiros e investir no desenvolvimento contínuo do nosso empreendimento. O nome ‘Constelar’ também nos chamou atenção, pois remete à ideia de formar parte de uma constelação de shoppings que, juntos, contribuem para o fortalecimento do setor de forma colaborativa e estratégica.

Como o programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento? 

Além de ampliar nosso alcance como empreendimento e benefícios exclusivos como acesso a descontos em eventos, feiras e cursos de atualização, o programa tem gerado insights importantes para a melhoria contínua do nosso negócio. A estratégia de relacionamento promovida pelo Constelar tem nos permitido estreitar laços com a associação e outros players do mercado, criando um ambiente de colaboração e aprendizado constante.

Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers? 

Atuo há mais de 30 anos no segmento de shopping centers. Sou formada em administração de empresas e pós-graduada e marketing. Passei por importantes empreendimentos como Boavista Shopping, Shopping Campo Limpo, Shopping Penha, Shopping Metrópole e Franca Shopping e, hoje, estou à frente da gestão do Atrium Shopping, do Grupo AD, liderando esse centro de compras em constante evolução.

O que tem feito para estar alinhada aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?

Sabemos que o setor de shoppings está sempre em transformação, especialmente com as novas demandas dos consumidores. Para nos mantermos alinhados a essas mudanças, buscamos constantemente integrar novas experiências que transformam a jornada do cliente, mas sem perder de vista a importância do toque humano. Nosso foco está em oferecer uma experiência única, com um atendimento personalizado e um ambiente acolhedor, onde cada visita se torna um momento a se lembrar. Além disso, capacitamos constantemente nossa equipe para que eles possam se adaptar às necessidades dos consumidores e garantir que cada interação no shopping seja um marco de conexão positiva.

Vanessa Nery, gerente geral do Atrium Shopping
Vanessa Nery, gerente geral do Atrium Shopping
Quais foram os principais avanços que o Atrium Shopping realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?

A pandemia nos desafiou a repensar rapidamente várias de nossas operações. Um dos maiores avanços foi a digitalização acelerada de nossos processos. Como grande parte das lojas estava com suas operações suspensas ou limitadas, focamos em criar canais alternativos para que nossos lojistas pudessem manter o relacionamento com os clientes. Implementamos a vitrine digital, por exemplo, o que permitiu que as operações continuassem, mesmo sem o movimento físico no shopping.

Além disso, aproveitamos o período de pandemia para investir em melhorias estruturais e de segurança, reforçando os protocolos de higiene e criando um ambiente seguro para quando o público retornasse. Isso foi fundamental para gerar confiança e atrair novamente os consumidores após o período de isolamento.

O foco em adaptar nossas operações à realidade do momento, mantendo a proximidade com nossos lojistas e consumidores e priorizando um ambiente seguro e confortável, foi decisivo para o fortalecimento do Atrium Shopping em um cenário desafiador. 

Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo, o que mais você destacaria?

A principal evolução do setor de shopping centers, sem dúvida, tem sido a mudança no conceito de consumo. Os shoppings de hoje não são mais apenas espaços de compras, eles se tornaram centros de experiência, lazer, serviços e conveniência. O cliente não busca mais apenas produtos, ele busca uma vivência, algo além da simples aquisição. O setor evoluiu para se tornar um lugar onde as pessoas podem se divertir, socializar e participar de experiências únicas, seja por meio de entretenimento, eventos culturais ou até mesmo espaços de lazer inovadores. 

Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento? 

A chegada do Poupatempo da Saúde, em um projeto inédito dentro de shopping center, com certeza foi um marco para a história do Atrium Shopping. Em parceria com a Prefeitura de Santo André já atingiu a marca de 250 mil atendimentos, onde em um só local a população tem acesso a diversas especialidades médicas, exames e até procedimentos. Além disso, nosso grande diferencial atualmente são as opções de entretenimento e lazer. Somos considerados o melhor cinema da cidade, contamos com uma arena de boliche com trampolim que tem atraído muitas famílias de toda a região, pista de kart, além de restaurantes temáticos como o Vassoura Quebrada. Estamos cada vez mais atentos às demandas que fortalecem as experiências dos nossos consumidores.

O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?

Para quem está entrando agora no universo do shopping center, eu diria que este é um setor apaixonante, mas que exige uma visão ampla e adaptável. O mercado está em constante mudança e evolução e, por isso, é fundamental estar atento às novas tendências e necessidades do consumidor. A inovação é uma constante e é preciso estar disposto a aprender e experimentar novas soluções. O relacionamento com lojistas, clientes e fornecedores também é muito importante, pois o sucesso de um shopping depende da colaboração entre todas essas partes. Recomendo que, além de ter um bom conhecimento operacional, busque entender o que está por trás da experiência do consumidor e como as novas tecnologias podem ser usadas para transformar essa experiência de forma positiva. Este é um setor desafiador, mas cheio de oportunidades para quem tem criatividade, visão e espírito colaborativo.

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