Edição histórica da maior premiação do setor de shopping centers contemplou com Ouro, Prata e Bronze cases inscritos de quatro categorias
Os ganhadores do Prêmio Abrasce 2021 foram conhecidos entre 26 e 29 de outubro pelos canais digitais da Abrasce. Para essa edição, 207 projetos foram inscritos nas quatro categorias, criadas especialmente para reconhecer a capacidade de inovação e da resiliência dos shoppings centers durante um dos momentos mais críticos vividos pelo setor, a pandemia da Covid-19. É importante lembrar que foram aceitos cases realizados de 1 de julho de 2019 a 1 de julho de 2021. Entre os 114 projetos finalistas, confira os ganhadores e os detalhes de quem levou o troféu.
Ouro PROJETO GENTILEZA | Shopping Praça da Moça | AD Shopping
Gentileza é um conjunto de posturas e atitudes empáticas e amigáveis com o propósito de tornar exponencial a experiência do cliente dentro do shopping center. Como essa diretriz da AD Shopping, o Shopping Praça da Moça, situado em Diadema (SP), desenvolveu ações pontuais durante todo o ano. Clientes que estavam no empreendimento eram surpreendidos com brindes em data especiais e situações rotineiras. Teve massagem, cortesia de café, ingresso de cinema gratuito no ato do pagamento do estacionamento, vale-sorvete-de-casquinha para as crianças, entregas de mudas, flores e doces e muito mais. No Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, toda a equipe do shopping, incluindo setor administrativo, ofereceu alguma gentileza ao consumidor. A ação foi filmada e colocada nas redes sociais do empreendimento, o que gerou engajamento e mídia espontânea. O vídeo viral impactou mais de 40 mil pessoas e mais de 4.500 brindes foram entregues aos clientes diretos. Além disso, as ações destinadas a ONGs e instituições beneficiaram diversas pessoas. Assista.
Prata Multiplan: MULTIPLE O BEM VENCENDO A COVID-19 | Multiplan
Bronze DRIVE DE PÁSCOA SDB | Shopping da Bahia | Aliansce Sonae
Bronze O PRIMEIRO NATAL DO NOEL | Colinas Shopping | Grupo Colinas Shopping
Ouro SHOPPINGVILAOLÍMPIA PARTY AT THE MALL 10 ANOS | Shopping Vila Olímpia – Multiplan
No aniversário de 10 anos, o ShoppingVilaOlímpia simplesmente fez um evento que ficou na memória de quem estava no mall. Comemorou a data homenageando os grandes responsáveis pelo sucesso do empreendimento: clientes, lojistas e colaboradores foram contemplados com uma apresentação incrível em dezembro de 2019, inspirada no filme O Rei do Show. Inovador e surpreendente, o espetáculo, que aconteceu juntamente à campanha de Natal, envolveu mais de 200 profissionais e contou com música, artistas circenses e muitos efeitos. O evento consolidou o posicionamento do empreendimento, gerou engajamento nas redes sociais, trouxe um novo patamar de relacionamento com os consumidores e ainda transformou a forma como o ShoppingVilaOlímpia, localizado na capital paulista, passou a planejar e desenvolver suas campanhas. Para ver essa surpreendente ação, assista ao vídeo.
Prata – ALEGRIA DE SER CAMPO LIMPO | Shopping Campo Limpo | Aliansce Sonae
Bronze – SHOPPING PARQUE DA CIDADE TRAZ UM NATAL EM SINTONIA COM A SUSTENTABILIDADE | Shopping Parque da Cidade | Enashopp
Bronze – DIA DAS MÃES – TERESÓPOLIS SHOPPING EM PARCERIA COM A GRANADO – CUPOM PROMOCIONAL DIGITAL | Teresópolis Shopping Center
Ouro MORUMBISHOPPING 4.0 | MorumbiShopping | Multiplan
O projeto MorumbiShopping 4.0 trouxe eficiência operacional, algo fundamental na pandemia, e permitiu que o MorumbiShopping, localizado em São Paulo (SP), atingisse os objetivos de redução de custos condominiais sem perder a qualidade. Como os dados e análises são em tempo real, a tecnologia permite identificar os problemas com antecedência. A visita de um técnico no monitoramento dos equipamentos, por exemplo, acontece apenas quando há necessidade de manutenção corretiva para um problema já identificado, otimizando tempo e investimento. Em conservação e limpeza, a robótica é utilizada, sem a necessidade de intervenção de recurso humano. Na área de conectividade, a intervenção da inteligência artificial faz com que os equipamentos atinjam a máxima eficiência energética. Além do resultado financeiro com todas essas tecnologias implementadas, há ganhos em sustentabilidade. O MorumbiShopping 4.0 traz uma economia de 110.943 kWh/mês, o que equivale a energia elétrica para atender 684 casas populares. Isso ainda faz com que deixem de ser emitidos 64 toneladas CO2/ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 444 árvores por ano.
Prata AJPLACE | Almeida Junior
Prata SISTEMA TCL MALL | Jockey Plaza Shopping | Tacla Shopping
Bronze MEDIÇÃO DE CONSUMO E CAPTAÇÃO DE PARÂMETRO ELÉTRICOS EM IOT | Internacional Shopping | Gazit Brasil
Ouro SHOPPING PARQUE DA CIDADE ECONOMIZA MAIS DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA POR ANO EM SEUS PROCESSOS | Shopping Parque da Cidade | Enashopp
O empreendimento já nasceu sustentável e as tecnologias implementadas otimizam e evitam o desperdício de recursos naturais e geram economia. O Shopping Parque da Cidade, localizado em São Paulo (SP), possui sistema de esgoto a vácuo, tratamento de esgoto, geração de energia renovável através de um sistema de hidro turbinas, telhado verde que absorve 30% da água da chuva . Além disso, também está empenhado no desenvolvimento de alternativas de cogeração de energia elétrica e eficiência energética. No caso do sistema de esgoto a vácuo, cada descarga usa apenas 1,5 litros, ou seja, ¼ da água de uma descarga comum, o que garante a economia de mais de 1 milhão de litros por ano. Os mictórios dos banheiros masculinos utilizam um líquido viscoso para neutralizar odores, sem uso de água. Além disso, o empreendimento possui sistema de coleta de águas das chuvas e uma estação de tratamento, onde o recurso é reutilizado para a limpeza de pátios, docas e na irrigação do complexo. Apenas com essa solução, o shopping economiza 900 m³ de água ao mês. São diversas iniciativas que fazem a diferença. Veja mais detalhes no vídeo.
Prata PALLADIUM UMUARAMA | NASCEMOS TECNOLÓGICOS E SUSTENTÁVEIS | Palladium Shopping Center Umuarama | Tacla Shopping
Bronze ABRACE O PLANETA | Shopping Jaraguá Araraquara | Grupo SolPanamby
Ouro ALUGAÊ | Saphyr Shopping Centers
Com seu DNA inovador e um olhar para identificação de oportunidades, mesmo em cenários de crises, a Saphyr Shopping Centers lançou em fevereiro de 2020 a primeira plataforma 100% digital e com meios de pagamento integrados dedicada à locação de espaços comerciais e logísticos do setor de varejo: o Alugaê. Atuando em segmentos como shopping centers, aeroportos, terminais rodoviários, galerias comerciais e imobiliárias, ela promove a triangulação dos negócios entre ponto comercial, franquia e franqueado. De uso fácil e intuitivo, facilita a vida de quem pensa em iniciar um negócio ou expandi-lo sem burocracia, priorizando a praticidade e agilidade. Após superar a meta inicial estipulada, o Alugaê reuniu 60 marcas em apenas 18 meses, alcançando 600 pontos. Além de ter um crescimento no número de acessos e gerar engajamento no LinkedIn, a plataforma teve ainda destaque na mídia espontânea em 12 veículos estratégicos para o negócio e foram registrados mais de 2,4 milhões de impressões no Google Ads e 7,8 milhões no Facebook e no Instagram. Quer conhecer mais sobre a plataforma, veja o vídeo.
Prata DIVERSIDADE E INCLUSÃO: EMPODERANDO REFUGIADAS NA IGUATEMI | Shopping Center Iguatemi São Paulo | Iguatemi Empresa de Shopping Centers
Bronze CAMPANHA #SOUMADU | Madureira Shopping | Ancar Ivanhoe
Bronze DELIVERY DE ROUPAS E ACESSÓRIOS | Butantã Shopping | Carrefour Property
Ouro SHOPPING PARQUE DA CIDADE INTEGRA 1º HUB DE INOVAÇÃO ABERTA E SUSTENTABILIDADE DO SETOR DA MODA | Shopping Parque da Cidade | Enashopp
O Fashion HUB reúne diversas empresas para fomentar a inovação e sustentabilidade no universo da moda. Em parceria com outras empresas, o Shopping Parque da Cidade, situado em São Paulo (SP), investiu na busca de soluções transformadoras, selecionando startups e pequenos empreendedores. Como incentivador e mantenedor do projeto, escolheu a marca de slow fashion Minerva, que oferece a experiência de peças únicas, feitas sob medida; e o Espaço Circular Pódesim, que coleta, reaproveita e descarta adequadamente roupas usadas. Com essa proposta do Fashion Hub, foi possível mostrar que há futuro para o uso consciente de materiais na produção de roupas, um dos mercados mais poluentes do mundo. Para 2021, as mantenedoras do empreendimento fomentaram novos ciclos. O Shopping Parque da Cidade deu continuidade à parceria junto à Minerva e ao Espaço Pódesim, além de apoiar novos desafios e ações de inovação e sustentabilidade no âmbito do Fashion Hub. O programa ainda lançou o Open Innovation Chanel. A partir deste canal, as startups que tiverem uma solução para a moda sustentável, mesmo que não possuam sinergia com qualquer um dos desafios lançados nos editais, podem apresentá-las a qualquer momento. Assista ao vídeo do Fashion Hub.
Prata NATAL DE CINEMA BRASÍLIA SHOPPING | Brasília Shopping
Bronze AVENTURAS DE NATAL DIFUSORA | Shopping Difusora
Bronze FOOD HALL + TERRAÇO BOTAFOGO PRAIA SHOPPING | Botafogo Praia Shopping | Ancar Ivanhoe
Ouro EU AMO EU CUIDO | Tenco Shopping Centers
A Campanha Eu Amo e Eu Cuido foi criada com o intuito de apoiar as famílias em situação de fome nas cidades onde os shoppings da Tenco estão inseridos. Ela aconteceu de forma cooperada e foi adaptada com o nome de cada município. Seguindo as premissas e diretrizes do marketing corporativo, cada empreendimento buscou por parcerias locais com lojistas, supermercados, postos, cinemas e demais negócios da região, para que a ação atingisse a maior dimensão possível, e contou ainda com o apoio de ONGs e instituições para que as doações fossem distribuídas à população. Teve ainda a participação de influenciadores, que potencializaram a divulgação do projeto, aumentando o engajamento do público. E, claro, contou com o envolvimento do time da companhia. A Campanha Solidária Eu amo e Eu Cuido arrecadou 2.183 toneladas de alimentos. Além disso, gerou mídia espontânea em veículos locais, chegando aproximadamente a R$ 160 mil, e o mais importante estabeleceu uma identidade para as próximas ações solidárias.
Prata DIVERSIDADE E INCLUSÃO: AGORA E PARA O FUTURO! | Aliansce Sonae
Bronze OPERAÇÕES EDUCA. SHOPPING CENTER NORTE | Shopping Center Norte
Bronze COMO VOCÊ ESTÁ HOJE | Flamboyant Shopping Center
A opinião de quem aposta no setor
A realização do Prêmio Abrasce 2021 contou com os patrocinadores Platinum Intranet Mall e On Stores e os patrocinadores Diamante Napp Solutions e 2W Energia.
Segundo o CEO da Intranet Mall, Cassiano Antequeira, a premiação ocorreu em um momento de retomada depois de tantos desafios. “Foi especial por relembrarmos todas as iniciativas que aconteceram durante o ano de 2020, onde todos sem exceção tiveram que rever seus modelos de negócio pensando de forma macro na sobrevivência do setor e micro, na relação individual do shopping com cada um dos seus lojistas e clientes. Essas iniciativas precisavam ser compartilhadas e nada melhor do que esse evento para dar o destaque merecido para todos os profissionais do setor”, enaltece.
Presente em mais de 200 shoppings no Brasil, a Intranet Mall teve a possibilidade de participar e acompanhar de perto os projetos inovadores do setor nesse período tão conturbado e avalia que os novos modelos criados vão servir de norte e referência para o que vem pela frente.
“Patrocinar o prêmio demonstra nosso apoio ao setor e às iniciativas criadas e reforça nosso posicionamento de ser uma empresa que trabalha com foco na produtividade alinhado à inovação constante.”
Rafael Karan, diretor da On Stores, concorda e analisa que o Prêmio Abrasce 2021 é uma ótima oportunidade para dar visibilidade às iniciativas do setor. “Como pioneiros em implantar uma plataforma de marketplace especializada em shopping centers, estamos sempre acompanhando com muito entusiasmo a digitalização tão necessária no mercado. As novas categorias incluídas esse ano, Gestão de Projetos Inovadores e Campanhas e Projetos Digitais, reforçam as mudanças em andamento e expansão dos shoppings para o ambiente digital”, comenta.
No mercado desde 2017, a On Stores busca constantemente por inovações e está sempre evoluindo com a plataforma para atender o mercado. “Logo, não poderíamos deixar de apoiar esse tradicional evento que todo ano traz insights e fomenta o mercado a pensar fora da caixa e inovar”, enaltece Karan.
O Prêmio Abrasce 2021 só fortalece ainda mais o setor no momento atual. Essa é a opinião de Patrick de Almeida Fernandes, diretor financeiro e de relação com investidores da Napp Solutions. “Ele dá um novo fôlego para os associados acreditarem em iniciativas benéficas e que movimentam a consciência de todos para o bem-estar coletivo e ainda destaca os cases que ajudaram a revolucionar os shoppings e os lojistas neste momento único na história. E o timing do evento não poderia ser melhor, tendo em vista que estamos entrando no fim do ano, com Black Friday e Natal”, diz.
Atualmente com 62% de participação do mercado de shoppings com um de seus produtos, a Napp Solutions reconhece o quanto esse evento é relevante para o setor. “Entendemos que nessa batalha contra a pandemia, os shoppings foram um dos mais impactados financeiramente e que, com muita luta, se mantiveram esperançosos para sobreviverem em meio a todo esse caos. É um setor vitorioso, que se reinventa a todo o momento. Estamos vivenciando o tempo de uma mudança incrível e, logo, se tornarão grandes centros de distribuição, logística, mercado digital e, inclusive, marketplaces para seus clientes. O futuro já acontece dentro dos shoppings”, destaca Fernandes.
Além de desenvolver tecnologias e inovação para beneficiar a evolução desse mercado, a Napp tem ferramentas que auxiliam na transformação digital dos empreendimentos, levando as suas lojas ao Google ou a marketplaces e e-commerces próprios de maneira prática e automática.
Marcus Lopes, head de comunicação e marketing da 2W Energia, também concorda que essa edição especial reconhece os esforços realizados pelo setor que precisou se reinventar. “Vejo que foram várias iniciativas com alto poder criativo que ilustram a resiliência destas empresas. A 2W Energia acredita ainda que esse tipo de evento ajuda a economia como um todo. Ao trazer visibilidade e reconhecimento aos empreendimentos, motiva quem trabalha na área trazendo mais oportunidade e crescimento para o setor”, diz Lopes.
A 2W enxerga os shopping centers como um mercado com grande oportunidade de economia e sustentabilidade em energia. “Por serem eletrointensivos, tem a eletricidade como ativo fundamental do seu desempenho”, afirma o head de comunicação e marketing da 2W Energia.