Prêmio Abrasce 2021 celebra os 45 anos da entidade e apresenta categorias inéditas e novo formato on-line
Com inscrições até 30 de agosto, a maior premiação do setor foca no reconhecimento da inovação, da resiliência e da renovação dos shopping centers durante a pandemia
O Prêmio Abrasce vem cheio de novidades para a edição 2021. Pela primeira vez, o Oscar do setor de shopping centers será realizado em formato totalmente digital – da inscrição à premiação – e terá quatro categorias alinhadas à atualidade do setor: Gestão de Projetos Inovadores, Campanhas e Projetos Virtuais, Tecnologia Aplicada à Operação e Gestão de Pessoas. Além disso, a premiação celebra os 45 anos da Abrasce, instituição que se consolida como uma frente fundamental para o fortalecimento, desenvolvimento e defesa dos interesses dos shopping centers e também de todo o setor varejista brasileiro.
Devido à pandemia, a entidade adequou a edição 2021 para esse novo momento, mas mantendo o significado e a relevância do evento. Desta vez, a celebração será digital, mas promete a mesma emoção com o reconhecimento da capacidade de inovação, da resiliência e da renovação dos shoppings centers durante a crise sanitária da Covid-19. Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, esse foi um período de dificuldades e desafios, mas também de muito aprendizado e inovações, como a criação de áreas específicas de aceleração digital, ampliação das formas dos shoppings se conectarem e atenderem o público, programas de gestão de pessoas, lançamentos de soluções tecnológicas, como aplicativos e marketplaces e muitas outras.
“Por isso, depois de um hiato em 2020, decidimos realizar o Prêmio Abrasce neste ano, não apenas para conhecer todas as iniciativas dos shoppings associados, mas para reconhecer e prestigiar as ações mais inovadoras do setor. Acreditamos em nosso papel transformador da sociedade e queremos reforçar nosso comprometimento contínuo com a inovação, a tecnologia e com as pessoas, especialmente no ano em que a Abrasce celebra 45 anos”, explica.
Novas categorias
Nessa edição especial, foram criadas quatro categorias específicas, que refletem a aceleração digital do setor com a crise vivida desde o início da pandemia.
- Gestão de Pessoas: mostra cases que incentivam e valorizam condutas eficazes relacionadas a equipes e que destacam e reconhecem atuações inovadoras, alto desempenho e êxito na melhoria da qualidade de seus processos de gestão interna.
- Gestão de Projetos Inovadores: foca em ações e iniciativas de vanguarda, incluindo também aprimoramentos de atendimento ao cliente, visando à segurança, ao conforto e à praticidade.
- Campanhas e Projetos Virtuais: evidencia as melhores práticas de caráter institucional de forma virtual ou digital e que exploram vendas, relacionamento ou ações promocionais.
- Tecnologia Aplicada à Operação: apresenta soluções tecnológicas utilizadas para a melhoria e o desenvolvimento das atividades do empreendimento.
Importante destacar que estas três últimas serão subdivididas por ABL.
Humai diz que a associação sempre acreditou na complementariedade dos mundos físico e digital e isso se intensificou ainda mais nos últimos dois anos, ficando ainda mais evidente na pandemia, com a criação de alternativas, como drive-thru, televendas e cinemas drive-in. “Além disso, a robotização e a automação estão ganhando cada vez mais espaço, seja com autoatendimento para pagar o estacionamento, drone para ajudar na segurança ou atendimento ao cliente via chatbot. Por isso, queríamos que a premiação deste ano refletisse esse momento que estamos vivendo”, reforça.
De acordo com o presidente, a Abrasce quis concentrar os esforços em projetos e áreas que mais foram impactados pela crise e que, consequentemente, tiveram que se reinventar de alguma forma ou pensar em alternativas específicas para continuar oferecendo a melhor experiência aos clientes e colaboradores. “Sabemos que 2020 foi um ano difícil para todo mundo e queremos valorizar ainda mais o trabalho de todos os shoppings. Afinal, todos trabalharam muito para superar as dificuldades e desafios impostos pela pandemia e nada mais merecido do que o reconhecimento por tantas ideias criativas e inovadoras”, ressalta Humai.
Este será um momento ainda mais marcante e especial, porque a Abrasce completa 45 anos de história em setembro. O Prêmio Abrasce faz parte dessa longa trajetória e é aguardado todos os anos. “Essa premiação certifica e incentiva projetos desenvolvidos por shopping centers e grupos corporativos associados à entidade de todo o Brasil. Além disso, reforça a importância dos empreendimentos como agentes de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País, tendo em vista sua intensa relação com a comunidade, o meio ambiente e as pessoas. Tenho a certeza de que será uma ocasião, mesmo que a distância, muito celebrada por todos”, diz.
Ainda dá tempo!
As inscrições vão até 30 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prêmio Abrasce 2021. E como forma de incentivar a participação de todo o setor, há mais uma novidade: os valores de investimento baixaram. São R$ 1.500, na primeira inscrição, e R$ 500, para a segunda e a terceira. A partir do quarto até o oitavo case, o cadastro é gratuito e do nono em diante o custo é de R$500. “Fizemos isso para incentivar que todos inscrevam seus projetos e possam ter a chance de ganhar o reconhecimento”, relata Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce. Para ter acesso à política de desconto, basta confirmar o pagamento do case anterior e utilizar o mesmo CNPJ.
São aceitos projetos realizados entre 1 de julho de 2019 e 1 de julho de 2021. A divulgação está sendo feita totalmente on-line por meio dos canais oficiais de comunicação da Abrasce, como o site e as redes sociais. “Temos ainda compartilhado notícias referentes à premiação em nossos comitês e grupos de trabalhos que mantemos com os shoppings associados. A ideia é ampliar ao máximo a divulgação e incentivar a participação de todos os shoppings associados”, reforça Mônica. Após finalizada essa etapa, todos os cases inscritos serão julgados por uma banca avaliadora, formada por um júri de especialistas do setor.
Os ganhadores
No dia 7 de outubro, acontecerá a divulgação dos finalistas e, a partir de 26 outubro, serão conhecidos os vencedores. “Queremos criar esse senso de pertencimento e também engajar ainda mais os shoppings em nossos principais canais de comunicação. Em um mundo que exigiu conectividade de todos, acreditamos que essa estratégia vem ao encontro das mudanças e adaptações que tivemos que passar nesse período desafiador”, reforça Mônica.
Os ganhadores serão premiados com Ouro, Prata e Bronze, conforme a pontuação alcançada. Haverá ainda o Prêmio Destaque, que será eleito como o melhor de todos os cases inscritos e levará um troféu exclusivo esse ano.
Acesse o site do Prêmio Abrasce 2021 e faça parte da principal premiação do setor.