JAN/FEV 2023 - Edição 245 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Iguatemi, uma das maiores companhias full service do setor

9 de fevereiro de 2023 | por Solange Bassaneze / Fotos Divulgação
São mais de cinco décadas de um crescimento sólido sempre pautado na inovação, transparência, resiliência e pioneirismo

A palavra pioneirismo no setor de shopping centers sempre leva referência à Iguatemi Empresa de Shopping Centers. E não se restringi ao fato de a companhia ter sido a primeira a investir em um shopping center em 1966, mas, também por inovar a todo momento e mostrar o quanto o varejo é dinâmico, conseguindo enxergar sempre à frente. Ela é referência no Brasil e no mundo há quase 57 anos. A qualidade de seu portfólio é inspiradora. São 11 shoppings no estado de São Paulo, um em Porto Alegre (RS), um em Brasília (DF) e mais dois outlets no estado de Santa Catarina.

À frente da companhia desde janeiro de 2022, Cristina Betts, CEO da Iguatemi, nos conta como algumas decisões, estratégias e investimentos têm sido importantes para os negócios nos últimos anos, considerando, inclusive, a jornada phygital do consumidor, e faz ainda um balanço de 2022, quando as vendas registraram altas acima do período pré-pandêmico.

RSC – Quais foram os principais desafios enfrentados ao assumir a presidência da companhia, sendo que ocorreu durante o momento de retomada de uma das piores crises dos últimos tempos?

CB – No início, achávamos que o cenário externo, muito por conta da pandemia, seria um dos nossos principais desafios, mas o fato de sempre focarmos mais na qualidade do nosso portfólio do que na quantidade de ativos, somado ao perfil do nosso público, mais resiliente a fatores como inflação ou momentos sensíveis, nos colocam numa posição privilegiada neste novo ciclo.

Nesse sentido, como CEO da companhia, entendo que a conclusão da reorganização societária foi muito importante para posicionar a Iguatemi numa nova rota de crescimento. Compramos uma fatia da Etiqueta Única, importante player do mercado de second hand, e concluímos em 2022 a compra da fatia remanescente do JK Iguatemi, um dos nossos principais e mais promissores ativos, que agora passa a pertencer 100% à Iguatemi S.A. 

Acreditamos que o nosso mercado continuará se desenvolvendo e avançando. Seguimos focados no crescimento sustentável da companhia, com o olhar voltado para o cliente, trazendo o que há de mais inovador e proporcionando uma experiência excelente seja no ambiente físico e/ou digital.

Cristina Betts, CEO da Iguatemi (Foto: Bob Wolfenson)
RSC – A Iguatemi seguiu com indicadores em alta em 2022. Quais fatores foram fundamentais para atingir esses resultados?

CB – Até o momento, temos registrado um ótimo desempenho, com todos os shoppings superando os resultados de 2019 e estamos otimistas com os nossos resultados, especialmente para o último trimestre do ano que já historicamente mais aquecido. Temos nossas ações pautadas pela excelência e acreditamos que isso é um fator decisivo para os nossos resultados, principalmente em datas que já fazem parte do calendário e que passam por um longo período de planejamento. Sabemos o quão exigente é o nosso cliente e, por isso, desenhamos e executamos cada uma das nossas ações com muita atenção aos detalhes. Além disso, temos em mente o quão importantes e movimentados são esses períodos e, pensando nisso, desenvolvemos estratégias 360º para oferecer o melhor para os nossos consumidores e lojistas, que estão no topo das prioridades da Iguatemi.

Ao mesmo tempo, pensamos em serviços e ações específicas para as datas comemorativas para que os clientes continuem usufruindo de toda a excelência Iguatemi e contando com a expertise que temos em nossas entregas.

Iguatemi São José do Rio Preto, inaugurado em 2014
RSC – O Iguatemi 365 também vem registrando altas consecutivas. Atualmente, há quantas operações cadastradas na plataforma e quais são os principais benefícios que ela trouxe para a companhia e para os clientes, considerando os lojistas e os consumidores finais?

CB – Hoje, o Iguatemi 365 conta com mais de 20 mil produtos de 412 marcas – sendo 54 exclusivas, como Tiffany & Co, Christian Louboutin, Jonathan Adler, Larroudé, Saloni London, James Perse, Celia B, The Animal Observatory. Entre as nacionais estão Entreposto, Tânia Bulhões, Artiz, Colavita, entre outras. 

Atualmente, temos apostado em estratégias para reforçar o conceito phygital e o nosso modelo de negócio omnichannel e, como exemplo disso, em dezembro de 2021 inauguramos a 365 Pop Up. 

Além disso, também estamos investindo em Trunk Shows – lojas temporárias que funcionam como uma extensão física do nosso e-commerce, onde os clientes podem conhecer e experimentar marcas nacionais, internacionais e exclusivas, com uma curadoria em moda, beleza, decoração e lifestyle, pensada especialmente para o público da região. Em setembro de 2022, estivemos no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, levando marcas como Dolce & Gabbana, Burberry, Vilebrequin, Salvatore Ferragamo, JW PEI e Sisley.

Para nós, a grande vantagem tanto para o nosso cliente, como para as marcas é justamente essa possibilidade de oferecermos a integração entre o on e off, promovendo uma experiência completa e diferenciada, com um atendimento de qualidade tanto no ambiente físico, como no digital, que é um dos nossos principais diferenciais e o que faz com que o consumidor venha até nós em busca de algum produto específico. 

E tem dado resultado. No caso do Iguatemi 365, a companhia registrou o maior volume de vendas de sua série histórica, crescendo 97% comparando 3T22 vs 3T21. 

Galleria Shopping, localizado em Campinas (SP), trouxe o pioneirismo do open mall na década de 1990
RSC – Já existe uma previsão de quanto o Sky Galleria, inaugurado recentemente, impactará no fluxo e nas vendas do Galleria Shopping?

CB – Estamos otimistas com a maneira como o empreendimento impactará no fluxo do Galleria Shopping, principalmente se levarmos em consideração que o Sky Galleria estava com 70% das unidades locadas em dezembro e empresas já estabelecidas na torre. A tendência é que esse número evolua ainda mais em 2023.

RSC – Há planos de expansão ou de greenfields para os próximos anos?

CB – Estamos sempre atentos às oportunidades, mas não temos pressa e seguimos avaliando movimentos de M&A com cuidado, considerando todo nosso histórico e critérios internos para decisões importantes. Nosso core continua sendo o segmento de shopping, mas sempre com foco no full service e na integração da experiência do nosso cliente. E é isso que deve pautar nossa atuação nos próximos anos.

RSC – Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?

CB –  Mais do que estarmos atentos ao comportamento e às demandas dos consumidores, temos o cuidado de sempre colocar o cliente no centro de todos os nossos projetos e ações, pensando na melhoria constante da experiência deles dentro dos empreendimentos, com qualidade e excelência.

Desde sempre a Iguatemi acredita que o futuro do varejo é a união do físico com o digital. Esse é um caminho sem volta e, com a pandemia, essa certeza apenas se intensificou. Por isso, a empresa aposta cada vez mais no modelo integrado de consumo: on e off juntos na jornada do consumidor.

Nesse processo de digitalização podemos citar o Iguatemi 365. Estudamos o mercado de e-commerce desde a década de 1990 e, desde então, procuramos o modelo ideal para a companhia.

O nosso marketplace foi lançado em outubro de 2019, atendendo inicialmente clientes do estado de São Paulo. Já tínhamos entendido a demanda digital antes da pandemia, sendo que ele surgiu para integrar e complementar os nossos outros canais, totalmente focado no modelo de negócio omnichannel, aproximando dos nossos clientes os atributos da marca Iguatemi.

RSC – De 2020 para cá, houve uma mudança de mix nos shoppings e outlets do grupo?  

CB – Sim, o processo de renovação do mix de lojas é algo natural do negócio e ocorreu em alguns dos nossos empreendimentos. Como a nossa premissa é oferecer uma variedade completa e qualificada de marcas e serviços, estamos permanentemente atentos e atuantes para entendermos e entregarmos aquilo que o nosso cliente espera de cada shopping. Por isso, estamos sempre em busca de boas oportunidades para os nossos empreendimentos e em constante contato com marcas que possam agregar ainda mais ao nosso portfólio.

RSC – A Iguatemi é uma empresa que carrega os valores de diversidade em seu DNA. Com esse olhar diferenciado para cada colaborador, o time se torna ainda mais engajado?

CB – Com certeza. Quanto mais diverso um time, melhor o engajamento e a criatividade das entregas também. Isso tem um efeito positivo não só em nossos colaboradores, mas também na formulação das nossas estratégias, no Iguatemi 365 – nosso marketplace – e nos canais de relacionamento, de modo que todas as pessoas se sintam representadas e tenham uma experiência de acordo com o que desejam.

Para consolidar essa filosofia, começamos nossa jornada com a mobilização de um Comitê de Equidade e, a partir disso, passamos a desenvolver ações atuando com diferentes públicos. Isso ressalta nosso DNA pioneiro: a Iguatemi foi a primeira empresa do setor a assinar a plataforma Women’s Empowerment Principles’ (WEPs) – um projeto da ONU e do Pacto Global. Com a assinatura, a rede de shoppings se junta as outras empresas signatárias do programa no país, focadas em aumentar a visibilidade das mulheres nos mais diversos âmbitos da sociedade. 

Market Place, localizado na zona Sul de São Paulo, foi o primeiro empreendimento de uso misto da companhia com duas torres de escritórios
RSC – Como é estar à frente da companhia que inspira todo setor de shopping centers e de varejo do país?

CB – É um orgulho e um grande desafio. A Iguatemi é uma das maiores companhias full service no setor, com uma trajetória sólida de crescimento. Inovação, transparência, resiliência e pioneirismo são os pilares da nossa governança que nos conduziram até aqui. 

Nosso principal foco sempre foi, e continuará sendo, oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Seguimos com os olhos voltados para o futuro e comprometidos com a evolução sustentável de nosso negócio, para que a Iguatemi seja reconhecida como a melhor empresa do setor.

RSC – Por atender um público exigente, quais são os principais cuidados da Iguatemi relacionados à experiência do cliente?

CB – Ter o cliente no centro do nosso negócio é um dos nossos mais importantes pilares de atuação e isso faz toda a diferença na experiência que proporcionamos e, consequentemente, no nível de satisfação que esse consumidor demonstra.

E isso se faz presente desde a missão da nossa empresa, que é pautada em desenvolver experiências memoráveis e únicas em todos os nossos pilares de atuação. Todas as ações são pensadas e desenvolvidas de modo 360º, conectando os canais on e off, para oferecer um resultado integrado e completo, levando em consideração os desejos e as necessidades dos nossos clientes e aquilo que eles esperam vivenciar, seja nas nossas redes sociais, no nosso marketplace e, principalmente, em nossos shoppings. 

RSC – A empresa gera quantos empregos diretos e indiretos? A companhia aumentou seu time de colaboradores no decorrer de 2022?

CB – Atualmente, temos um time formado por cerca de 4.131 pessoas na Iguatemi, sendo que destes 1.846 são colaboradores terceirizados.

RSC – Qual é a expectativa para 2023?

CB – Para 2023, esperamos continuar crescendo de forma consistente e com qualidade, que tem sido a nossa principal prioridade. Já começamos a pensar nas ações que irão pautar o nosso calendário e estamos otimistas, desenvolvendo estratégias que levam em consideração o momento atual que estamos vivendo e que são pautadas, principalmente, pela excelência e pela inovação, que são dois dos nossos principais pilares de atuação. 

RSC – Por ser uma empresa de capital aberto, como a Iguatemi apresenta ao mercado sua agenda ESG (Environmental, Social and Governance)?

CB – Estamos comprometidos com a agenda ESG e, por isso, temos nos preocupado em desenvolver ações alinhadas aos pilares de responsabilidade social, ambiental e de governança, por meio de diversas práticas que envolvem todas as esferas da companhia. Estamos constantemente divulgando as nossas iniciativas, seja por meio das nossas redes sociais, na imprensa ou durante o balanço trimestral de resultados, onde reportamos todas as nossas ações ao mercado. 

Desde que a companhia foi listada na B3, temos seguido normas rígidas no que diz respeito à agenda ESG e estamos constantemente evoluindo nessas iniciativas. Acredito que 2022 foi um ano importante para amadurecermos ainda mais a nossa estratégia ESG e definirmos os próximos movimentos. 

No pilar de governança, evoluímos e demos um importante passo, com a conclusão da reestruturação societária – uma estratégia da companhia para crescermos com qualidade, o que já vinha acontecendo ao longo de 2022 e que deve se manter em 2023. Além disso, outra iniciativa também relevante foi a formação dos nossos Comitês de Governança. 

E como forma de reafirmar nosso comprometimento com a agenda ESG, em maio de 2022, a companhia ingressou no Pacto Global da ONU Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Um exemplo disso é que temos a diversidade e inclusão como dois pilares fundamentais da nossa empresa e como resultado das nossas iniciativas de engajamento internas, esse ano fomos reconhecidos com o Selo Paulista da Diversidade, certificação do Governo de São Paulo concedida às organizações públicas, privadas e da sociedade civil que adotam práticas de promoção e valorização da inclusão e diversidade e com o Selo Igualdade Racial, certificação concedida pela prefeitura de São Paulo, que reconhece instituições privadas cujo quadro de profissionais contratados contempla, ao menos, 20% de pessoas negras, alocadas em diferentes hierarquias e funções.

No último trimestre de 2022, por exemplo, avançamos de modo significativo na Jornada ESG: aprovamos o roadmap em nosso Comitê de Pessoas, Cultura e Organização; finalizamos nosso Inventário dos gases de efeito estufa, com suporte de consultoria externa; nosso squad de ESG finalizou, com apoio de consultoria, a matriz de materialidade da Iguatemi SA e revisou a missão e valores organizacionais à luz das reflexões da jornada de ESG; participamos do Brazil Climate Summit na Columbia Business School (Nova York) e do evento do Pacto Global, do qual somos signatários. 

E seguindo nosso roadmap do Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão, concluímos a formação de um grupo de 30 mentoras e mentores que, de forma voluntária, se inscreveram no projeto mentoria étnico-racial, e, em parceria com a Renner, realizamos a formação de mentoras e mentores de ambas as empresas com o objetivo de suportar e evoluir nossa atuação como empresas mobilizadoras na causa do refúgio. Esta ação será de grande valor para o desenvolvimento de nossas mulheres refugiadas em um contexto de vida e trabalho em um novo país.

RSC – Como avalia a proximidade da Iguatemi com a Abrasce?

CB – Para nós, é essencial estarmos próximos de uma entidade como a Abrasce, que realiza um trabalho sério e ético com o crescimento e desenvolvimento do nosso setor. Seguimos comprometidos com essa parceria e, juntos, com os olhos voltados para a evolução do nosso segmento no Brasil.

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