Mobilização dos shoppings durante e após as enchentes do Rio Grande do Sul
Conheça algumas das iniciativas que se somaram a tantas outras e aumentaram a corrente do bem
Diante de desastres, uma corrente de solidariedade se forma instantaneamente para ajudar as vítimas. O poder público tem que exercer seu papel e a iniciativa privada amplia seu compromisso com a responsabilidade social. Com uma rede de voluntários, as iniciativas ganham força em apoio à população atingida. Na tragédia das cheias do Rio Grande do Sul, a mobilização foi nacional e os impactos são sentidos ainda, pois é uma reconstrução a longo prazo. Durante os dias mais difíceis, o setor de shopping center também se mobilizou em prol do povo gaúcho. Conheça um pouco do que feito por alguns dos players e as ações ainda em andamento.
Ponto estratégico


O Shopping Total, localizado em Porto Alegre (RS), tem um histórico de proximidade com a comunidade. Desde 2018, mantém a loja solidária em que as entidades interessadas podem receber doações, vender produtos, dar cursos etc. Com as enchentes, o volume de donativos enviados ao empreendimento era tão grande que foi preciso criar um centro de arrecadação, em uma área de 300 ㎡. Os voluntários chegaram de forma natural e espontânea e se multiplicaram, chegando a 250, e foram fundamentais para que os itens pudessem ser encaminhados aos abrigos e às casas de acolhimento.
“Passamos a receber ajuda de pessoas e empresas de outros estados também. Em poucos dias, eu tinha mais de 1 mil novos contatos na minha agenda. No início, recebemos muita água e a quantidade era tão grande, que passamos a doar, inclusive, para os voluntários que faziam marmitas para os desabrigados. Recebemos muitos cobertores, material de limpeza, material escolar… As doações mudavam conforme o que a população precisava.
Um dos momentos mais emocionantes foi a chegada de uma carreta repleta de doações de Brumadinho, acompanhada de cartas escritas por crianças em situação de vulnerabilidade para que fossem direcionadas às crianças de Porto Alegre”, relembra Sílvia Rachewsky, gerente de marketing e comercial do Shopping Total.



Com o difícil acesso, a chegada dos caminhões e carretas acontecia a qualquer momento do dia e, em muitos casos, o Exército ajudava no descarregamento. Foram mais de 3,2 toneladas de doações recebidas pelo empreendimento. O shopping ainda cedeu espaço ao 9ª Batalhão da Brigada Militar, à 17ª Delegacia de Polícia e à Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, as duas últimas seguem em funcionamento no shopping. No estacionamento, uma unidade móvel de saúde da ONG SAS Brasil, em parceria com a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, ficou instalada até o final de junho para prestar atendimento à população. Foi trabalho costurado com a iniciativa privada e o poder público.
“Liderado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e o estado do RS, foi ainda montada uma Central de Cidadania, para solicitação de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito e até a realização de audiências de conciliação. Foram 10 mil atendimentos com a presença de 5 mil pessoas em uma semana”, relembra Silvia.

Direto da empresa gaúcha
O Grupo Zaffari possui uma trajetória construída no estado e, atualmente, conta com 13 shoppings, sendo 12 ativos localizados no Rio Grande do Sul, além da rede de hiper e supermercados. A companhia atuou ativamente com diversas iniciativas: destinou um pavilhão da central de distribuição para condicionar exclusivamente as doações em que um grupo de colaboradores fez a triagem e direcionou os itens às entidades; deu apoio logístico nas doações de clientes e, em especial, para a ação com fornecedores parceiros, aumentando expressivamente a quantidade de produtos doados; e forneceu ainda 10 mil cestas básicas, 1 mil colchões para as vítimas e doação de embalagens para acondicionamento de alimentos (marmitas e de cestas básicas).

A localização dos shoppings no estado facilitou a tomada de decisão e o trabalho social realizado. “Os centros comerciais e as operações de varejo foram referências importantes de apoio para o recebimento de doações e para a manutenção do abastecimento essencial tanto da população atingida como da não atingida, havendo um grande esforço logístico para manter a normalidade”, afirma Claudio Luiz Zaffari, diretor de expansão do Grupo Zaffari.

Entre as ações especiais, a companhia cedeu ainda uma área para os Bombeiros, um terreno para a colocação de containers junto ao Hospital Conceição para armazenamento de remédios, equipamentos especiais para uso emergencial (recuperação de casa de bombas do DMAE), uma área de estacionamento para apoio logístico das equipes de resgate em uma das nossas lojas, uma área para heliponto junto ao Shopping Wallig e uma câmara refrigerada para armazenamento de medicamentos.
Para que essas ações pudessem chegar às vítimas, as entregas foram realizadas para as instituições como Prefeituras, Defesa Civil e diversas entidades. “Também um conjunto expressivo de pessoas físicas que auxiliaram voluntariamente nesta distribuição, nos pontos mais atingidos. O Exército foi um dos responsáveis pela entrega das doações a locais de difícil acesso”, relembra Zaffari.
Contribuição expressiva
Com 20 ativos no portfólio, a Multiplan atuou em diversas frentes de apoio e solidariedade, manteve diálogo constante com as autoridades locais para contribuir com o que era prioritário e, ao mesmo tempo, deu suporte aos colaboradores e lojistas afetados pelas enchentes. “Nossos dois shoppings na região, BarraShoppingSul e ParkShopping Canoas, forneceram infraestrutura, serviços e suprimentos básicos, como banheiros, eletricidade, internet e água potável. Além disso, foram 220 toneladas de doações para as comunidades locais, incluindo água, alimentos, itens de higiene e limpeza, cobertores e camas para animais de estimação. Nossos shoppings, não só na região Sul, como em outros estados, também serviram de ponto de arrecadação de donativos”, conta Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan.



Para que essas ações pudessem chegar às vítimas, o trabalho foi feito em parceria com o Sesc Mesa Brasil que auxiliava na distribuição dos itens doados aos nossos shoppings para as vítimas. Eles coletavam, realizavam a triagem dos donativos e definiam os municípios prioritários para receberem os itens. Além disso, com a colaboração com o governo do estado e a Defesa Civil, parte dos donativos foram destinados diretamente a eles.

“Como os empreendimentos no Rio Grande do Sul estão situados em áreas de fácil acesso e possuem infraestrutura robusta, se tornam pontos de apoio ideais em situações emergenciais. Além disso, a proximidade com áreas residenciais permitiu uma resposta rápida e eficaz, facilitando a distribuição de suprimentos”, relembra Giordano.
O ParkShopping Canoas também atuou como ponto de embarque dos voos comerciais que saíam da base aérea de Canoas, enquanto o aeroporto Salgado Filho, o principal do Estado, ficou fechado.
Todos por todos
A Iguatemi possui três empreendimentos no estado – Praia de Belas Shopping, Iguatemi Porto Alegre e I Fashion Outlet Novo Hamburgo -, e também fez uma força-tarefa humanitária.
Acompanhou tudo em tempo real para tomar as melhores decisões, reforçando compromisso com a segurança e cuidado com clientes, funcionários e sociedade.
As atividades não prioritárias dos shoppings locais foram retiradas para que os times se protegessem e focassem no cuidado e nas questões emergenciais. Até 31 de maio, o funcionamento das lojas se deu em horário flexível e os shoppings no estado aderiram à campanha oficial ‘Juntos pelo RS’, servindo de ponto de coleta de doações.
As iniciativas foram além. O I Fashion Outlet Novo Hamburgo e o Iguatemi Porto Alegre criaram abrigos temporários para os pets com o apoio de ONGs e voluntários nas áreas de estacionamento. Com isso, mais de 550 cães foram adotados e/ou retornaram aos seus tutores. Foi um momento onde a união fez toda a diferença para que a ajuda chegasse a quem mais precisava.





O Praia de Belas participou ainda do Mutirão da Cidadania, realizado em parceria com entidades governamentais como Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Caixa Econômica Federal, Registro Civil, Justiça Itinerante, INSS e a Receita Federal, entre outras. De maio a junho, órgãos públicos ficaram reunidos no shopping para a emissão de segunda via de documentos, busca de auxílio jurídico, dar orientações para resgatar benefícios, entre outros serviços. Foram mais de 10 mil pessoas atendidas que, por meio de documentos, de orientação jurídica ou financeira, conseguiram acessos a programas sociais dos governos, receberam vacinas e orientação médica, enfim, tiveram a oportunidade de resolver sua vida. O resultado foi muito elogiado por todos os parceiros que, inclusive, querem levar para outros momentos esta experiência bem sucedida.
Por meio do Iguatemi Porto Alegre, a companhia fez uma doação financeira à Comunitas, organização da sociedade civil que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Liderado pela entidade, apoiam o Governo do Rio Grande do Sul por meio da coordenação do fundo Reconstrua RS. A gestão do fundo é compartilhada por todas as empresas doadoras e essa mobilização já está sendo refletida em resultados positivos.

A Ancar Ivanhoe possui um parceria de longa data no estado, já que é sócia do Iguatemi Porto Alegre. A primeira preocupação foi com as pessoas, que receberam suporte naquele momento. “Os 24 empreendimentos da Ancar Ivanhoe se tornaram pontos de arrecadação de donativos para que fossem direcionados ao estado com a máxima urgência. Com toda a mobilização, mais de 20 toneladas de água, 4 mil itens de higiene, centenas de pacotes de fraldas, além de roupas, alimentos e ração animal foram encaminhadas para o estado somente no primeiro mês”, destaca Cecília Ligiero, head de Marketing e Inovação da Ancar Ivanhoe.


A mobilização foi enorme com doações saindo até de Porto Velho. “Contamos com a parceria do poder público em várias partes do país, tivemos lojistas e parceiros cotizando para fretar transporte até o Sul, além de grandes parceiros da Ancar, como o Instituto Floresta e a Ação Cidadania, que puderam contribuir com a logística.” O suporte também foi realizado via Pix para instituições locais parceiras com o objetivo de apoiar com a maior agilidade possível.
Orquestrada na Bahia
O coordenador regional da Abrasce na Bahia, Edson Piaggio, esteve à frente da campanha de arrecadação de donativos com todos os shoppings do estado, que se tornaram pontos de coleta. “Foram 40 toneladas de diversos produtos enviados e contamos com as parcerias da Associação Comercial da Bahia, dos Correios e da Linhas Aéreas Azul. O gesto foi muito bem aceito pela população. As divulgações foram feitas por meio de redes sociais e a imprensa de um modo geral”, relembra. Incentivaram ainda as contribuições ao Sesc Mesa Brasil para ampliar a coleta de recursos, uma ação também apoiada pela Abrasce.

Momento atual
A Ancar Ivanhoe segue comprometida e os ativos da rede permanecem como ponto de arrecadação de doações.
“O fundador da Ancar, Dr. Sérgio Carvalho, costumava dizer que tudo de importante que acontece na cidade, o shopping center precisa estar envolvido. Essa é uma mensagem viva na companhia que entende o poder de cada profissional e sabe que, juntos, podem fazer a diferença. A mobilização é quase imediata na Ancar sempre que uma demanda se apresenta como urgente. A colaboração, não somente do setor de shopping center, mas de todo um país é o que faz a diferença e garante uma rápida retomada e saída de crises tão severas”, diz Cecília.
Como o caminho da reconstrução ainda é muito longo e há muitos desafios pela frente, a Iguatemi também segue com o olhar 100% atento. Continua colaborando com as comunidades e está aberta a novas parcerias e projetos que possam trazer benefícios duradouros para todos, garantindo um futuro próspero e resiliente para o Rio Grande do Sul, com foco em crescimento sustentável e inclusivo. A companhia está orgulhosa em fazer parte desse movimento colaborativo e continuará a trabalhar neste movimento de retomada.
A Multiplan investe no Rio Grande do Sul há quase 30 anos, gerando cerca de 11 mil empregos no Estado, com o BarraShoppingSul e o ParkShopping Canoas, além do empreendimento residencial Golden Lake. “Com intuito de movimentar a economia gaúcha, vamos antecipar para 2025 a entrega das obras de infraestrutura das áreas comuns do Golden Lake. Além disso, planejamos investir R$ 3,4 bilhões em nossos ativos no estado e antecipamos R$ 40 milhões de contrapartidas da construção do Golden Lake ao governo do Rio Grande do Sul para auxiliar na reconstrução do Estado”, relata Giordano.
O Shopping Total também mantém a loja solidária ativa. “Criamos um vínculo com os voluntários e queremos ter um planejamento de ações para que eles possam estar presentes aqui, usando esse espaço. Além disso, em breve, teremos conosco a Fundação Projeto Pescar, em que somos mantenedores”, declara Silvia. O espaço é voltado à capacitação e empregabilidade aos jovens em situação de vulnerabilidade social com um viés de formar empreendedores.
Conforme relata Zaffari, os reflexos ainda podem ser vistos pelas ruas e há demandas mais urgentes que precisam continuar tendo soluções, especialmente nas regiões mais atingidas. ” O comércio e os serviços têm retomado suas atividades, o que traz a normalidade esperada, restando questões de infraestrutura e reconstruções que serão naturalmente mais demoradas e exigirão planos de ações mais complexos. Cada empreendimento, dentro da sua zona de abrangência, procurou estar presente nas relações com as comunidades atingidas, diminuindo as dificuldades”, ressalta Zaffari.
Segundo Giordano, o setor de shopping centers desempenhou um papel crucial e mostrou um forte compromisso com o desenvolvimento econômico e social da região durante toda a tragédia. “Iniciativas como essas reforçam a responsabilidade social corporativa, evidenciando que as empresas estão dispostas a investir em projetos que beneficiam a comunidade como um todo. Essa cooperação entre diferentes companhias ajudou a população no momento mais crítico das enchentes e continua contribuindo para a reconstrução através de doações, geração e manutenção de empregos, além do estímulo à economia local.”
A ajuda ainda é necessária
As medidas do poder público de reconstrução e apoio às vítimas continuam e são anunciadas pelos canais oficiais do Governo Federal, governo estadual e prefeituras. No entanto, a solidariedade e o engajamento coletivo são essenciais para superar essas adversidades e garantir um futuro melhor para todos os afetados. Por isso, é muito importante que essa corrente do bem se estenda por muito mais tempo pela iniciativa privada e pela comunidade também. O lema ‘Juntos pelo RS’ deve ainda permanecer vivo!