MAI/JUN 2019 - Edição 224 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Vingadores: Ultimato bate recordes de bilheteria e agita shoppings

18 de junho de 2019 | por Paula Andrade
Redes de cinema e varejo celebram resultados trazidos com o filme da Marvel
As salas de cinema ficaram completamente lotadas nas primeiras semanas

Uma estreia avassaladora. Vingadores: Ultimato superou as expectativas e arrastou legiões de fãs para os cinemas. Mais do que a empolgação dos amantes da Marvel e das longas filas formadas no dia 25 de abril, o capítulo da saga final dos heróis contra Thanos demonstra seu sucesso absoluto por meio de números. No início de junho, o longa-metragem se colocava como o segundo mais rentável da história. De acordo com o site Box Office Mojo, que monitora o mercado cinematográfico, a película dirigida pela dupla Anthony e Joe Russo faturou US$ 2,730 bilhões, atrás apenas de Avatar, que somou US$ 2,788 bilhões. Se o filme liderado por Homem-Aranha, Hulk, Thor, Viúva Negra ficará em primeiro lugar, não sabemos, mas que ele agitou os shoppings de uma maneira poucas vezes vista, isso é uma certeza.

Para se ter uma ideia, os malls estenderam seu horário de funcionamento na noite de pré-estreia. No Shopping Jardim Sul, por exemplo, o McDonald’s funcionou até as 23h30 e a marca Piticas – especializada em artigos destinados aos fãs de quadrinhos e universo geek –, ganhou um ponto de venda no acesso ao cinema. Já no Shopping Villa Lobos, as lojas The Body Shop, Dominós e Starbucks atenderam o público até às 0h.

O blockbuster de 2019

As redes de cinema prepararam ações especiais com os shoppings para o filme da Marvel. Desde 2018, a UCI realiza a Fan Events: sessões realizadas à meia-noite na véspera da estreia, com encontros de cosplayers e distribuição de brindes temáticos, pôsteres e tickets colecionáveis. A Fan Events de Vingadores: Ultimato foi um fenômeno e reuniu, no UCI New York City Center, quase 4 mil pessoas nas 18 salas do complexo carioca. O êxito se espalhou por toda a rede e aproximadamente 39 mil pessoas lotaram as salas espalhadas por 13 cidades do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba, São Luís, Campo Grande, Manaus, Ribeirão Preto, Salvador, Juiz de Fora, Belém e Canoas.

A Moviecom também registrou números impactantes, recebendo mais de 200 mil pessoas na primeira semana de divulgação do longa. “Com certeza, Vingadores: Ultimato é a maior estreia do ano! As salas ficaram cheias, com cosplayers e alguns fã-clubes. Paralelo a esse dia, promovemos ações especiais para incentivar a vinda de espectadores por meio do canal no YouTube (Drops Moviecom) e por incentivos a membros do programa de fidelidade no nosso aplicativo. Outros filmes terão grande público também, mas será difícil bater o filme da Marvel”, acredita Gustavo Ballarin, da Operações e Marketing da Moviecom.

Nos primeiros doze dias,1.339.313 espectadores foram aos circuitos Kinoplex assistir a luta dos heróis contra Thanos. A venda antecipada de ingressos foi a maior da história da rede, com mais de 300 mil tickets comercializados.

Vingadores:Ultimato foi o maior lançamento da história da Cinesystem, com quase 100% das salas abertas e lotadas para a sessão da meia-noite em seus 26 cinemas. Foram mais de 25 mil pessoas nestas sessões. De acordo com a rede, a primeira semana superou as expectativas, com operações em horário diferenciado para atender a demanda do filme, abrindo salas mais cedo e fechando mais tarde.

Para envolver os clientes, foram realizadas outras ações como concurso de cosplay com premiação de 6 meses de cinema grátis para a melhor caracterização, distribuição de brindes, ambientação em nossos espaços com DJs, decoração, colaboradores com roupas temáticas, convidados especiais e, em algumas localidades, cobertura de veículos de comunicação regionais.

Moda nada passageira

A Piticas lançou uma coleção especial para o longa-metragem

Marca reconhecida pelos fãs de HQ’s, a Piticas se preparou para Vingadores: Ultimato. “Já passamos por alguns filmes da franquia e sempre houve um aumento de vendas considerável. Porém, neste ano, aconteceu uma explosão fora do comum, com a coleção mais vendida nos últimos cinco anos. Foi Natal em pleno abril, um mês recorde de vendas na história, tirando dezembro. Estamos muito felizes com o resultado”, declara Felipe Rossetti, CEO da Piticas.
O executivo acredita que outros lançamentos de 2019 também terão impacto positivo nas vendas da marca, caso dos live-action de Aladdin e de O Rei Leão e de Toy Story 4. Os três filmes ganharam coleções próprias. “Estamos bastante otimistas, mas Vingadores: Ultimato, é um filme lendário e que marca uma era. Em resumo, temos uma grande expectativa para esses outros filmes, mas entendemos que a venda não será tão grande quanto no filme da Marvel”, frisa.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: