JAN/FEV 2024 - Edição 251 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

ADCOS amplia rede em 2024 com mais franquias e lojas próprias

8 de fevereiro de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Faturamento deve superar R$ 800 milhões

Com um plano de expansão robusto, a ADCOS cresce acima da média de mercado de dermocosméticos no Brasil e pretende abrir mais 40 pontos de vendas em 2024, o que deve levar a um faturamento superior a R$ 800 milhões. Até o ano passado, o volume de vendas girava em torno de R$ 600 milhões. Além da presença no e-commerce e em farmácias selecionadas, a rede fechou 2023 com mais de 150 operações, entre franquias e lojas próprias. E novas operações já foram abertas em janeiro.

Lucas Mota, CEO da ADCOS Dermocosméticos, relembra que foram muitas conquistas consistentes ao longo dos 30 anos da companhia, fundada pela doutora Ada Mota, que, hoje, acumula as funções de presidente do Grupo ADCOS e do Conselho Consultivo.

“O trabalho desenvolvido por meio de produtos de alta eficácia e inovação garantiu inúmeros prêmios, mas, sobretudo, a credibilidade e o reconhecimento por parte dos consumidores. Muitos produtos colaboraram para o desenvolvimento desse mercado no país, a exemplo do lançamento do protetor solar em formato de stick, em 2014.”

Entre outros momentos, Mota destaca também a inauguração da primeira loja da marca em Vitória (ES) em 1999. No segundo semestre do ano passado, quando foram abertas operações no Shopping Cidade Jardim, CJ Shops e Shopping Iguatemi, foi a vez de reforçar a consolidação no mercado de luxo.

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Modelo de loja da Adcos Dermocosméticos

Atendimento diferenciado

Em todas as operações, os clientes podem desfrutar de uma experiência exclusiva e há uma gama de produtos de alta qualidade com linhas completas para o cuidado com a pele.

“O que torna a nossa abordagem única é a capacidade de oferecer uma consultoria personalizada, adaptada a cada tipo de pele. Isso resulta em uma rotina de skincare sob medida, garantindo que os produtos escolhidos sejam mais adequados para atender as necessidades de cada cliente”, explica o CEO.

Com isso, vão muito além da simples venda. As categorias que atendem as demandas da pele brasileira destacam-se mais, como, no caso, a linha de fotoprotetores – que possui com uma maior variedade de tons e texturas – e a linha de combate aos sinais visíveis de envelhecimento da pele, incluindo os formulados para redução de rugas, linhas finas, flacidez e falta de luminosidade. 

No decorrer de 2023, o desejo do consumidor de viver uma experiência no ambiente físico impulsionou o fluxo nas lojas. “Além do movimento natural de pessoas no shopping, percebemos um interesse crescente do consumidor por dermocosméticos”, pontua Mota. E esse atendimento exclusivo, oferecido por profissionais capacitados, ajuda a fidelizar o cliente. Para facilitar ainda quem precisa otimizar o tempo, a ADCOS oferece essa consultoria também de forma remota por meio dos canais de atendimento por WhatsApp e chat no e-commerce. Ao passarem por treinamento rigoroso e estruturado sobre pele, produtos e ingredientes ativos, os dermoconsultores aprendem a oferecer protocolos personalizados. Além disso, fazem cursos on-line e presenciais semanalmente.

“Como recebemos inúmeros clientes por meio de prescrição médica de dermatologistas, eles precisam estar preparados para contribuir com esclarecimentos”, ressalta.

Com mais de 200 SKUs, as linhas contemplam tratamentos para face, corpo e cabelo para mulheres e homens. “As principais categorias são a de fotoproteção e a anti-idade. Os sticks e o protetor em formato de pó compacto estão entre os itens mais vendidos.” A fábrica, situada em Serra (ES), tem capacidade para produzir de 1,8 milhão de unidades por ano.

Antes da compra, o consumidor pode sentir a textura dos produtos e testar a tonalidade mais adequada para seu tom de pele

Franchising

A maioria das operações fica em shopping centers e, de acordo com Mota, esses empreendimentos exercem uma função multidisciplinar de consumo, entretenimento, socialização e informação. Aos franqueados da rede, a marca possui uma infraestrutura interna de suporte a todas as etapas do negócio, desde o estudo e o mapeamento de mercado, negociação, implementação e gestão. “É a única marca de dermocosméticos que atua no mercado de franquias. Possui um modelo de negócio altamente rentável.” O investimento inicial para ser franqueado é a partir de R$ 500 mil. Desde 2013, a marca iniciou o processo de expansão pelo franchising.

A agenda ESG

A companhia gera 800 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos. Além disso, a gestão dos pilares ambiental, social e de governança é tratada de forma transversal por toda a organização, valorizando os colaboradores e promovendo a igualdade de oportunidades. Como líder no desenvolvimento de soluções inovadoras para a diversidade da pele brasileira, a ADCOS investe muito em pesquisas também. “Seu compromisso social e ambiental reflete na busca de uma sociedade mais justa e sustentável”, reforça o CEO. Se empenha em fazer a diferença no Planeta. Em seu primeiro relatório de sustentabilidade, compartilhou seus desafios, conquistas e os indicadores de ESG.

“O documento revela indicadores significativos de gestão ambiental, como a quantidade de embalagens resgatadas pela logística reversa, totalizando 2,7 toneladas no primeiro ano da iniciativa. Além disso, destaca a instalação de 500 placas fotovoltaicas na indústria localizada em Serra (ES), que atualmente supre mais de 60% da demanda energética.”

Possui ainda um projeto muito importante voltado à conscientização e tratamento do câncer de pele, realizado em parceria com o Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica à População Rural Vulnerável e com Câncer de Pele do Espírito Santo (PAD-UFES). Desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo com a Secretaria Estadual de Saúde, a ADCOS auxilia com as doações de produtos, hospedagem de equipes e transportes acadêmicos direcionados aos municípios atendidos. “Em 2022, foram realizadas 2.072 consultas, 875 cirurgias e 6.049 crioterapias.” Entre tantas iniciativas, Mota ressalta ainda o engajamento da ADCOS no enfrentamento do aquecimento global. “Desde 2021, mensuramos as emissões de CO2, provenientes de nossas operações industriais e, em 2023, realizamos a primeira compensação, referente a 100% das emissões de carbono de 2022.” Com todo esse trabalho exemplar e a qualidade de seus produtos, a empresa capixaba só conquista a cada dia mais clientes.

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