Buddha Spa intensifica expansão em 2024
Rede deve aumentar em 50% o número de operações, o que inclui a abertura em shoppings
Desacelerar e reservar um tempo para cuidar da mente e do corpo. Essa busca pelo bem-estar tem crescido, o que gera novas oportunidades de mercado. Fundado há 23 anos, o Buddha Spa tem impulsionado sua expansão e pretende chegar a 150 unidades até o fim de 2024, o que corresponde a um aumento de 50% comparado a 2023. O plano envolve ainda ampliar a capilaridade da rede para as regiões Sul, Norte e Nordeste. Até o primeiro semestre deste ano, contabilizava 108 unidades abertas. Para 2025, tem como objetivo ainda iniciar o processo de internacionalização para países da América Latina.
A empresa teve alta de 64% em receita no ano passado em comparação com 2022 e a expectativa é de elevar em 55% o faturamento em 2024. A presença inédita na 31ª edição da ABF Franchising Expo, em junho, foi estratégica. “Por atrair investidores de todas as regiões do país, quisemos expor para dar visibilidade à marca e, sobretudo, para o público conhecer o nosso negócio – missão, proposta e valores”, relata Patrícia Siebra, COO do Buddha Spa.
Somente após 10 anos, com um modelo muito bem testado, a marca abriu para o franchising. A única operação própria fica no bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo. Foi a primeira da rede e funciona também como loja-piloto. “Com a visibilidade e o sucesso com franqueados de rua, o shopping center foi um movimento natural e conseguimos rentabilizar esse formato.”
O Shopping Santa Úrsula foi pioneiro ao ter uma loja do Buddha Spa. O ponto de venda tem cerca de 120 ㎡ de ABL, sendo a maior em malls. As unidades do VillaLobos e do Anália Franco são as menores, com 67 ㎡de ABL. São 21 shoppings com essa operação. Uma das mais recentes foi aberta no Shopping Bourbon São Paulo.
“Temos quatro clusters: rua, shopping, academia e hotéis. Em todas, oferecemos o mesmo mix de serviços. Conseguimos otimizar os espaços para que isso seja possível, inclusive, em salas específicas com equipamento, como ayurvédica e de banho, que exigem uma estrutura diferenciada.”
Segundo Patrícia, a operação de rua é destino. No shopping, há o cliente de oportunidade, que aproveita a visita para escolher um serviço, e o fiel que gosta de ir pela comodidade. “O nosso franqueado do Bourbon Shopping São Paulo, uma das unidades abertas esse ano, nos contou que, quando há eventos no Allianz Parque – shows ou jogos – existe um pico de procura, especialmente pelo público que vem de fora.”
Esses centros de convivência e conveniência também oferecem alguns diferenciais, como o horário estendido e, inclusive, o funcionamento aos domingos e feriados. “E isso é fundamental para ter a mesma rentabilidade para o franqueado”, diz.
Os campeões de venda são a massagem relaxante e o shiatsu. “Apesar da predominância de mulheres na clientela, o público tem sido bem diversificado, inclusive, com a adesão de crianças e adolescentes.” É isso mesmo: há produtos para os mais jovens também.
Momento único
Cada visita é uma experiência, em que se desperta os cinco sentidos, e Patrícia diz, que, na realidade, tem o sexto, pois tocam e despertam o coração do cliente. “Esse é o grande diferencial do Buddha Spa: o sensorial da terapia. Seguimos um ritual de atendimento. Ao entrar na loja, o cliente é convidado a retirar os calçados e colocar o nosso chinelo, depois, irá degustar um chá de sua preferência, passará pela aromaterapia, escalda pés, e, depois, propriamente a massagem, além de ter a sonorização do ambiente. Temos ainda o aroma da marca que está presente, seja por difusor ou presente no travesseiro.”
As unidades também comercializam produtos e os chás e os óleos essenciais são os mais vendidos. “Há dois anos, todos passaram a ser naturais e veganos e, para a produção, contamos com parceiros. Os de marca própria contêm o segredo de marca.”
Existe um cuidado muito grande com o atendimento prestado. Para isso, há especialistas que fazem desde o acolhimento até a venda de um serviço.
“Temos as nossas técnicas de venda, mas trabalhamos para que isso seja de uma forma leve, muito mais uma recomendação. Procuramos entender o que o cliente precisa naquele momento de vida dele em relação ao bem-estar. Daí, indicamos os itens dentro do nosso catálogo de serviços e produtos.”
Para os malls
Para os interessados em abrir uma franquia da marca em shopping, o investimento inicial é a partir de R$ 650 mil e o retorno se dá entre 24 e 36 meses. A franqueadora oferece todo o suporte de franqueado desde o mapeamento do ponto comercial até a operação contínua. Há ainda formatos para rua e unidades store in store. Outro diferencial é a instituição de ensino própria, o Buddha Spa College, que forma os profissionais. “Todos os terapeutas, independentemente da formação, passam por treinamento durante 26 dias úteis. Nossos protocolos e terapias são exclusivos e fazemos o processo de recrutamento e seleção da equipe. Cuidamos disso e entregamos todos os times prontos. Ainda há o processo de validação de cada terapeuta feito por nosso sócio-fundador. Os que não são aprovados voltam para a sala de treinamento”, explica a COO.
A abordagem utilizada no Buddha College fez com que a empresa ficasse entre as cinco melhores do World Spa & Wellness Awards em 2023. Atualmente, é a maior rede de spa urbano da América Latina e gera 1.500 empregos diretos.
Entre tantas terapias, criou a Brazilian Massage, desenvolvida para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Massagem e, hoje, disponível em toda a rede. É a única instituição do mundo a emitir certificação para essa técnica. Juliana Kanashiro Alves, coordenadora técnica do Buddha Spa, explica que ela foi criada pensando na cultura, fauna e flora brasileira. “É uma massagem mais que relaxante. É revigorante e diferenciada. Geralmente, uma terapia tem, em média, 12 manobras, utilizamos quase 200 na Brazilian Massage. A música também é mais ritmada ao som de bossa nova.”
E isso é o que Buddha Spa sabe fazer de forma exemplar, o que repercute nos resultados. São mais de 70 mil serviços realizados mensalmente. “Naturalmente, pela experiência e qualidade da nossa entrega, o cliente volta e se fideliza. Atingimos o propósito de bem-estar dele, fazendo com que se sinta cada vez melhor.” Por isso, ter uma operação com todo esse cuidado é mais uma experiência que o shopping pode oferecer ao público.