Criamigos investe em hotel e parque para aumentar vínculo da marca com o cliente
Rede vende mais de 1,2 milhão de ursos com a maioria dos pontos de vendas em shopping centers
A Criamigos revolucionou o mercado de bichos de pelúcia ao oferecer ao cliente uma experiência memorável no momento da compra. Fundada há oito anos, a rede atingiu a marca de 1,2 milhão de ursos vendidos. O modelo de negócio teve início em 2016 na cidade de Gramado (RS) e, hoje, são 73 operações – entre lojas e quiosques -, em diversas regiões do país. Em 2024, o plano de expansão se deu também no interior dos estados. Para ter ainda mais vínculo com os clientes, inauguraram o Mundo Criamigos, primeiro hotel temático infantil do país, em julho deste ano, e a Oficina de Diversão, em novembro, ambos em Gramado. A marca mantém ainda o canal Clubinho Criamigos no Youtube em que há mais de 25 milhões de visualizações. A rede teve um faturamento de R$ 110 milhões no ano passado e a projeção é de alcançar R$ 120 milhões em 2024.
E essa história teve início quando Natiele Krassmann e Veronicah Sella foram convidadas e embarcaram em uma delegação subsidiada pelo Sebrae, em 2015, com destino à National Retail Federation (NRF), em Nova York (EUA). Formadas em administração de empresas, ambas já atuavam no mercado varejista em cidades do Sul do país. Além de acompanharem os painéis do maior evento de varejo do mundo, em um momento em que já se falava da sobrevivência das lojas físicas por meio da experiência, fizeram visitas técnicas durante a estadia e conheceram a marca American Girl, que serviu de inspiração para formatar a Criamigos.
No retorno, começaram a estudar por que não tinha algo parecido no Brasil.
“Entendemos naquele momento que o brinquedo estava perdendo valor enquanto o tablet estava ganhando muita força. De janeiro de 2015 até abrirmos a primeira loja da Criamigos, em outubro de 2016, recebemos muitos ‘não’ porque éramos duas ‘malucas’ querendo vender ursos com roupas e sapatos em plena era digital. A ideia inicial era testar o modelo de negócios por dois anos em Gramado para depois começar a franquear”, contam as fundadoras da marca.
Escolheram a cidade da serra gaúcha por ser uma vitrine nacional e um centro do turismo, onde as pessoas estão mais tranquilas e o consumo acontece mais natural.
Com o toque do empreendedorismo feminino, pensaram em todos os detalhes e trabalharam quatro sentidos – visão, olfato, tato e audição – na operação. E isso despertou a curiosidade dos clientes, que queriam saber mais detalhes da marca, gerando muitas oportunidades com interessados em abrir franquias.
Veronicah e Natiele sempre tiveram como estratégia realizar a abertura para franchising com o objetivo de ganhar velocidade, chegar ao maior número de shoppings e pontos estratégicos, mantendo o pioneirismo.
“Acabou que modelamos esse negócio de franquias em 2017 e abrimos a primeira no Balneário Shopping, com uma amiga para testar e aprender a trabalhar com o setor de shopping center”, dizem.
Em 2018, iniciaram a expansão por franquias e, no ano passado, lançaram o modelo de quiosque, que conta, atualmente, com 15 operações.
Apenas quatro lojas são de rua e ficam em cidades turísticas – Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Búzios (RJ), Mata de São João (BA), mais especificamente na Praia do Forte. As demais estão em shopping centers. Segundo Natiele, é uma vitrine para a marca estar nestes espaços, assim como a Criamigos é um diferencial para o mix dos empreendimentos.
Experiência
Desde o primeiro dia, a Criamigos tem estruturado um percurso de sentimentos no ato da compra e o cliente tem que passar por sete estações. São elas: escolha da pelúcia, inserção da voz ou o som que deseja, enchimento, cerimônia para colocar o coração, o momento do abraço – onde a magia acontece – , depois, a escolha da roupa, sapato e acessório e a entrega da certidão de nascimento. No caixa, ainda recebe um perfume e pode ainda levar uma casinha para a pelúcia. Em breve, os clientes também irão receber um passaporte, sendo um convite para visitar o hotel e a Oficina da Diversão. Todas as etapas da experiência de compra são marcantes, mas a gravação é um momento em que a criatividade do cliente entra em cena. Já tiveram pedidos de casamento, reprodução do som do batimento cardíaco do bebê, avôs deixando recados para os netos… Tudo depende da memória afetiva que se deseja preservar.
O processo de criação de produtos, pelúcias, roupas, sapatos e acessórios é feito pela equipe de designers, que está sempre atenta às tendências. Depois, um fornecedor homologado produz e envia ao centro de distribuição no Espírito Santo. A partir daí, os itens são encaminhados aos pontos de venda. Hoje, 80% dos produtos utilizados são nacionais e 20% são importados da China, como o gravador de voz e algum tipo de pelúcia. Além de mudar todo o conceito do consumo de pelúcia no Brasil, a empresa também trouxe mais empregos: são cerca de 80 diretos e mais de 1 mil indiretos.
“O urso de pelúcia estava em decadência e mudamos a forma de fazer. Quando entramos neste mercado, o mais comum era ouvir dos fornecedores de pelúcia: não entrem nesta, invistam em enxoval de bebê. Como nunca foi sobre urso, sempre teve essa experiência e essa forma de vender diferenciada. Desde 2019, pesquisas mostram o crescimento de venda de pelúcia. Com certeza, a marca é uma das responsáveis por ter criado uma forma diferente de consumo. Muitas vezes, a inovação está ligada à tecnologia, para nós, é fazer algo diferente do que já é feito. E isso é o que trouxemos com pelúcias e, agora, estamos fazendo na hotelaria, em um projeto todo pensado para a criança”, afirmam as fundadoras.
O investimento no Mundo Criamigos foi de R$ 100 milhões e o hotel tem 32 suítes, oferece recreação diária, tem o Play Molhado, corredores com animação no chão, e conta um restaurante temático. Os quartos são um verdadeiro sonho de criança e contam com escorregadores e pula-pulas, decorados com elementos lúdicos em referência aos personagens da série do Clubinho Criamigos. “Se antes o cliente ficava 20 minutos em contato, hoje, ele fica 24 horas no hotel. Isso aumenta vínculo, desejo pela marca, comunidade de fãs e consumo. É um ecossistema que se retroalimenta”, dizem Natiele e Veronicah. Com mais de 7 mil ㎡, a Oficina da Diversão é outro ponto de contato extraordinário para gerar esse vínculo e, para acessar o parque, é preciso adquirir um passaporte.
Mais canais
Com os investimentos realizados em omnicanalidade durante a pandemia, a marca passou a ter um CRM muito ativo, atraindo o cliente até a loja. A Inteligência Artificial tem sido aliada para gerar relacionamento para que possam entregar ao consumidor o que ele deseja. Natiele e Veronicah ainda reforçam que, desde o primeiro dia, nunca foi sobre urso, sempre foi sobre esse relacionamento desta experiência. Em média, para cada urso vendido, três pessoas vão até a loja para consumir. “A maioria do público é infantil, mas temos nos posicionado cada vez que é para todas as crianças, de 0 a 100 anos, porque todos já foram crianças. A Criamigos veio para gerar memórias entre adultos e crianças.”
O investimento para abrir uma franquia varia de R$ 350 mil a R$ 400 mil para lojas e a partir de R$ 250 mil para quiosques com uma rentabilidade de 10 a 12%. As fundadoras ainda têm planos de internacionalizar a marca daqui dois anos, o que requer planejamento e adaptações que envolvam a cultura local. Por enquanto, elas dizem que o foco continua sendo o mercado brasileiro e há muito espaço para crescimento. Então, tem muito mais ursos customizados pela frente!