SET/OUT 2024 - Edição 255 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Live! investe ainda mais na expansão de lojas físicas

10 de outubro de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Multicanal, a marca projeta um faturamento de R$ 700 milhões para 2024

Fundada há 22 anos, a Live! nasceu com forte tendência para o franchising, mas, em um primeiro momento, a entrada no mercado se deu por meio de multimarcas. A abertura para franquias ocorreu após a chegada de um sócio e a evolução se deu de forma muito intensa. O Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), foi o primeiro do setor a receber uma unidade franqueada, em 2015. A Live! sempre atuou em vários clusters, estando presente em multicanais –  do atacado à exportação. Em 2024, segue com plano de expansão, aumentando sua capilaridade. 

Fachada da loja do Shopping Pátio Higienópolis

Segundo Marcos André Manske, diretor comercial da Live!, o crescimento dos pontos de venda se intensificou no pós-pandemia, quando houve um boom, já que as pessoas passaram a ter ainda mais interesse em praticar atividade física. “Em 2023, inauguramos 60 lojas e esse ano estamos com a previsão de abrir 80 lojas. Acreditamos que manteremos o mesmo ritmo para 2025, com a previsão de 70 a 80 novas unidades.”

Até meados de agosto, já eram 270 lojas em funcionamento. “Vamos fechar 2024 com quase 320, destas, cerca de 170 estão localizadas em shoppings.” De acordo com Manske, esses centros de conveniência e convivência transmitem alguns diferenciais como o horário de 12 horas de funcionamento, calendário específico para datas comemorativas, segurança, estacionamento, serviços… “A sinergia do próprio shopping acaba favorecendo porque a pessoa tem o desejo do consumo, mas ela também quer jantar e ir ao cinema e conseguimos acompanhar essa jornada do consumidor, que fica encantado com essas facilidades”, diz.

A maior concentração das operações está nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A rede terá, pelo menos, uma loja em cada estado, assim que for concluída a abertura da unidade do Acre. Os produtos da Live! ainda podem ser encontrados em 1.600 multimarcas pelo país e também fora do Brasil. O processo de internacionalização também tem se intensificado. No mercado americano, atua com três unidades próprias, sendo duas em Miami e outra na Califórnia.

“Essas lojas são como vitrines. Sabemos que há pontos que precisamos estar porque são referência, como Trancoso, Rua Oscar Freire, bairro de Ipanema, Gramado… Elas acabam sendo um símbolo de marketing ou mesmo o primeiro contato do cliente com a marca. Isso ajuda em todos os nossos canais de vendas, tanto o varejo como o de multimarcas. Estando bem posicionado em lugares estratégicos, acabamos chegando nestes clientes, o que é válido também para o mercado internacional. Ter esse posicionamento é um investimento para que a gente mantenha toda essa base de crescimento”, explica Manske. 
Marcos André Manske, diretor comercial da Live!

Nestes locais, geralmente, as operações são próprias. No entanto, mais de ⅔ ainda são franquias. O plano de expansão contempla ainda a abertura de unidades próprias. “Hoje temos 96 próprias e 220 de franquias (entre lojas abertas e a inaugurar).” E tudo isso impacta no faturamento. No ano passado, foram mais de R$ 500 milhões e a expectativa para 2024 é de alta, com projeção de R$ 700 milhões. 

Em 22 anos, a marca sempre teve lançamentos, considerados verdadeiros marcos, inclusive, fazendo com que alguns produtos ganhassem o protagonismo no mercado.

“A cada tecnologia, vemos que conseguimos ter avanços. Um dos grandes diferenciais da Live! está no fato de unir moda à linha esportiva e ter lançamento toda semana. Isso acaba dando aquele ar de frescor nos pontos de venda, trazendo clientes novos.”

A companhia também aposta em lojas-conceito, sendo a primeira aberta no MorumbiShopping. Elas oferecem um design de interiores único e mais serviços, como a personalização, algo muito procurado pelos clientes. Na unidade da Rua Oscar Freire, em São Paulo (SP), no segundo piso, são oferecidas algumas aulas como a de yoga.”

Atualmente, há dois modelos de franquias disponíveis: light, mais voltada para cidades do interior, e full, com valor de investimento em torno de R$ 400 mil e R$ 700 mil, respectivamente, ambas com prazo de retorno de 36 meses. 

Direto da indústria brasileira 

Aula de yoga no Iguatemi Brasília

A fábrica da Live! fica em Jaguará do Sul (SC) e tem todo o controle de processo produtivo desde fio, tecelagem, estamparia… Mais de 90% das peças da LIVE! são fabricadas no Brasil. Por coleção, são lançados cerca de 1.500 SKUs.

Desde o início, a marca conta com linhas masculinas e femininas, e, depois, inseriu a infantil. Oferece ainda a grade do PP ao EG e a linha de beachwear e de acessórios. Além disso, passou a oferecer peças para outras modalidades como bike e beach tennis, estando atentos ao movimento esportivo.

A Live! ainda vende muita tecnologia e trabalha com várias matérias-primas. Então, há produtos com secagem rápida, anti-bactericida, proteção UV, que favorecem a circulação sanguínea ….

“Temos produtos para o dia a dia sem tecnologia e itens de ponta com maior valor agregado, atendendo todos os públicos”, destaca o diretor comercial. 
live
A Live! ainda tem looks de moda casual 

Entre os campeões de venda, estão leggings, tops e shorts.  No inverno, há muita procura por casacos também. Por atuar na indústria e no varejo, a Live!, que começou com três pessoas, hoje, gera mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. 

DNA para eventos

Em seu terceiro ano, a Live! Run XP tem tido uma adesão alta com inscrições se esgotando rapidamente. “Estamos promovendo não só uma corrida, mas um evento, que envolve diversas etapas. Estamos colocando, pelo menos, um circuito para cada estado. Agora, já temos 35 provas. E as inscrições se esgotam rapidamente. Cada ano que passa está tendo um desejo cada vez maior pelas corridas.  A quantidade de corredores é, em média, de 3 a 4 mil participantes. Em São Paulo, é o auge, em torno de 8 mil.”

A Live! ainda faz corridas proprietárias de shoppings. Em alguns circuitos, também realiza parceria com esse setor. A companhia vem ampliando essa oportunidade para outros esportes. “Tivemos um dia de yoga com mais de 1 mil pessoas no Mané Garrincha, em Brasília (DF), sendo que 100% do recurso foi revertido para o Rio Grande do Sul. Em Natal (RN), promovemos outro de beach tennis para mais de 1 mil pessoas e isso conversa bem com o nosso público. Hoje, a Live! também vende muito bem a moda casual. Nosso produto não é apenas ir para a academia. Conseguimos transitar por vários públicos, eventos e modalidades.”

Momento da largada do circuito da Live! Run XP em São Paulo

E esses eventos acabam gerando também mais vendas e fluxo para as lojas nos dias de retirada dos kits. E o time está preparado para atender cada cliente. Para conseguir conhecer melhor o perfil de cada consumidor, possui uma base de CRM. “Temos feito um trabalho interessante para entender o perfil de cada um de nossos clientes, mas sem ser invasivo. Há ainda um cuidado com o pós-venda e isso não é muito comum no varejo. Nossos vendedores conhecem muito bem os clientes.”

Retirada de kits para o circuito em uma loja de Recife

Experiência 360º

Como hoje o consumidor quer ser atendido de diversas formas, a Live! tem isso verdadeiramente em seu DNA. Os produtos podem ser encontrados nas lojas, nos e-commerces, em multimarcas e oferecem até o serviço ‘Live! até você’, em que o cliente recebe as peças em casa, além da disponibilidade do pick-up store.

“Temos aumentando a base multicanal. Os nossos clientes querem comprar, independentemente de onde estão, são fãs da marca. O e-commerce vem se desempenhando muito bem e é importante para atendermos todo Brasil e também divulgarmos as novidades. Muitas pessoas ainda preferem estar em uma loja. O e-commerce ajuda na divulgação, é uma vitrine, a experiência é fluida e os clientes gostam também. A gente faz ainda a venda pela prateleira infinita e o cliente pode chegar em uma loja e completar seu look, recebendo no conforto de sua casa.”
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Comprometida com a Terra e seus habitantes

A sustentabilidade é um dos pilares da marca e, em 2023, lançaram o primeiro relatório, trazendo seus principais compromissos ambientais e sociais. Há metas até 2025: pretendem conquistar a Certificação Sistema B, reduzir drasticamente e compensar as emissões de carbono, zerar o número de embalagens plásticas não recicláveis e ter, no mínimo, 50% da coleção feita com materiais mais responsáveis. Em 2022, todas as embalagens de e-commerce passaram a ser recicláveis, 100% dos resíduos têxteis recicláveis foram encaminhados para reciclagem e a maior parte dos tecidos foi fabricada com economia de água. Existe um cuidado ainda com a arquitetura das lojas de varejo. Só utilizam móveis e cabides de madeira responsável certificada e sacolas de papel certificadas FSC®. Há ainda muito sendo feito como uso de energia renovável e tratamento de 100% da água utilizada. É uma marca com olhar para o planeta e as pessoas. 

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