Multi QSR investirá cerca de R$ 1 bilhão em redes de fast-food
Os planos de expansão envolvem KFC, Pizza Hut e Taco Bell
A famosa rede de fast-food KFC com a logomarca que traz o retrato de seu fundador Coronel Harland Sanders vem ganhando mais espaço no setor de alimentação do Brasil. Seu frango frito já é famoso no mundo todo e, agora, pretende conquistar de vez o gosto do brasileiro. E não só ela. Pizza Hut, com 14 mil restaurantes no mundo, e Taco Bell, a maior rede americana especializada em comida mexicana, estão dentro desta empreitada de crescimento. A Multi QSR é a máster franqueadora das três marcas no Brasil, sendo responsável pela gestão, pelo relacionamento com os franqueados e pela expansão das redes no território nacional por meio de unidades próprias e por franquias. Ela é uma das empresas do Grupo Sforza Holding, do empresário Carlos Wizard Martins.
No comando da Multi QSR está Lincoln Pimentel Martins, um dos filhos de Carlos. Com sólida experiência na área, o empreendedorismo sempre esteve presente em seu DNA. “Isso facilita a gestão dos negócios porque meu pai, eu e meu irmão, Charles, temos uma visão muito parecida, focada nos clientes, com simplicidade e objetivos bem traçados”, explica. E muitos ensinamentos passados por seu pai continuam evidentes na administração. “Ele é referência para todos os filhos e ainda hoje continua nos ensinando bastante. Acredito que a persistência e o trabalho que ele sempre demonstrou no dia a dia, sua vontade de vencer e a confiança nos planos para torná-los realidade são os principais legados.”
Com conhecimento também no setor de educação, Lincoln diz que os desafios são similares quando se trata de alimentação. É necessário ter qualidade de produtos, eficiência nos processos, atendimento às demandas dos franqueado e boa saúde financeira.
Em ascensão
Segundo Lincoln, vários fatores motivaram a companhia a investir ainda mais no segmento de alimentação por aqui. “Há três anos, trouxemos o Taco Bell e os resultados superaram as nossas expectativas. Acreditamos que o mercado de fast-food ainda tem um enorme potencial de expansão no país, com crescimento médio acima das taxas do mercado de alimentação em geral.” Em 2018, o faturamento das três redes foi de mais R$ 860 milhões.
Atualmente, as três redes contam com 280 unidades com plano de expansão bem agressivo. Além de reforçar o relacionamento entre cada marca e os franqueados este ano, a meta é abrir 170 lojas e crescer o ticket médio a partir do serviço de delivery, que está sendo implantado de forma gradual em todas as lojas. “Até 2023, queremos atingir mil unidades das três operações, o que representará um investimento direto e via franqueados de cerca de R$ 1 bilhão. Temos ainda o objetivo de chegar a 1.500 unidades até 2027, sendo 700 operações da Pizza Hut, 500 do KFC e 200 do Taco Bell”, revela.
A maioria dos restaurantes das redes Taco Bell e KFC fica em shoppings. Já a Pizza Hut também está presente nas ruas, centros comerciais e aeroportos. “Os shoppings oferecem uma série de conveniências, como público bem amplo, localização adequada, segurança e comodidade, e, nas grandes cidades, isso é muito relevante”, explica.
Consolidadas
As marcas estão no mercado há pelo menos seis décadas. “As três são reconhecidas internacionalmente pelas boas experiências e excelente qualidade e sabor dos produtos que oferecem aos consumidores”, afirma. Na Taco Bell, há os Taco Lovers: os apaixonados pela marca vivenciam a cultura Live Más, que valoriza a diversão e busca uma vida de forma mais leve. O KFC entrou no portfólio da Multi QSR no ano passado. “Realizamos alguns ajustes na operação do KFC, concentrando nossos esforços no modelo de negócio rentável e em maior escala, que são unidades menores e em novos shoppings. Agora, também estamos ampliando nosso leque com um novo modelo de lojas de rua.” Juntas, as marcas geram mais de 9 mil empregos diretos.
Tecnologia
Nos próximos meses, a companhia irá lançar os aplicativos próprios do KFC e da Taco Bell, que já estão em desenvolvimento. A Pizza Hut já tem o app, e o número de usuários e de vendas cresce a cada ano. Recentemente, também disponibilizou para os clientes do Social Bank a opção de pagamento via QRCode. O desenvolvimento foi feito pelo Social Bank e pela Hub Fintech, empresas do Grupo Sforza.
Logística
A Multi QSR não conta com fábrica, cada marca possui uma estrutura de fornecedores distinta, conforme a demanda dos cardápios. Também não trabalha com um central de alimentos e o preparo é realizado em cada loja, a partir do envio dos insumos pelos fornecedores certificados.