Vivara tem plano de expansão histórico
A líder de mercado do segmento de joais segue com mais aberturas em 2024
Fundada em 1962, Vivara viveu seu maior plano de expansão no decorrer de 2023. Foram 61 inaugurações, encerrando o ano com 390 lojas, sendo 257 lojas Vivara, 117 lojas Life by Vivara e 16 quiosques. Esse índice já se elevou agora com as aberturas do primeiro trimestre de 2024, chegando a 398 pontos de venda até fevereiro.
Para esse ano, a meta projetada é abrir entre 70 e 80 novos pontos de venda. A Área de Inteligência, da Abrasce, também acompanha esse forte crescimento de operações da rede de joalherias pelo estudo Varejo em Shoppings – Marcas em Expansão e, no ano passado, ela se manteve no ranking das top 10, com mais inaugurações no setor.
Segundo Marina Cirelli, diretora de marketing, comunicação e ESG da Vivara, os shoppings representam uma importante alavanca para o modelo de negócio da companhia, que está pautado em três pilares: indústria, varejo e marca. “Temos lojas presentes em todas as regiões do Brasil, e quase 100% das nossas unidades estão localizadas em shopping centers. Entre os principais benefícios nesses polos comerciais, estão a capilaridade nacional e a alta circulação de pessoas, o que nos leva a aperfeiçoar a nossa estratégia de forma contínua para evoluirmos na proposta de excelência em atendimento.” A maior concentração tanto da Vivara como da Life está no Sudeste, com mais de 50% das operações.
É esse olhar holístico para os variados perfis de clientes que desafia o time da Vivara continuamente a manter o posto como Top of Mind na categoria.
“Somos uma marca ‘para a vida’, do nascimento até a maturidade, tanto é que a nossa campanha recém-lançada tem como proposta trazer os clientes da marca para o holofote e explora os diferentes momentos em que as pessoas compram joias, e os shoppings nos ajudam de forma muito ativa a fortalecer essa conexão com o público em cada uma dessas etapas”, destaca Marina.
A Vivara registrou R$ 2,8 bilhões de Receita Bruta em 2023, uma alta de 21,2% à registrada no ano anterior. O ano de 2023 foi marcado ainda por recorde de R$ 178,2 milhões em investimentos, com destaque para novas lojas, sistemas e fábrica, que teve sua migração concluída para Manaus (AM).
A companhia gera quase 5 mil empregos diretos.
Em 2023, a Vivara completou ainda quatro anos de listagem, com as ações negociadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, sob o código VIVA3.
“Quando realizamos o IPO (abertura de capital na Bolsa de Valores), em 2019, tínhamos 253 lojas e demos um salto importante de lá para cá, ampliando a nossa presença no território nacional e alavancando a expansão de linhas de produtos Vivara e Life by Vivara. O nosso modelo de negócio se tornou ainda mais robusto. Tudo isso vem gerando resultados muito positivos para as marcas.”
Fechou o ano com um market share composto por 19.6% do mercado (+2,2% p.p vs 2022).
“Isso é muito representativo e motivo de bastante orgulho para nós, chancelando a solidez da companhia. E o movimento do IPO, sem dúvida, foi parte fundamental na construção dessa trajetória de sucesso.” Esse desempenho do market share é a soma do crescimento das lojas físicas e dos lançamentos de coleções e produtos, combinado com uma gestão eficiente de mix e preços.
Mais de uma década de sucesso
Lançada em 2011, a marca Life era a priori como uma linha, mas a aceitação do público mudou o curso.
“Notamos que as joias colecionáveis e com temáticas referentes a aspectos e momentos importantes inerentes à vida era um conceito pouco explorado no setor e que estava relacionado a um novo perfil de compra dos clientes. Vale destacar que a Life nasceu com a expertise de mais de meio século da Vivara, por isso, já despontou no mercado como uma marca reconhecida, que consegue unir design, qualidade e um correto posicionamento de marketing e comercial.”
Em 2015, resolveram apostar na criação da Loja Life em shoppings estratégicos. Foi um sucesso. Além disso, a marca proporciona o acesso às joias para os mais jovens. “Propõe um olhar singular, por meio do “mix and match”, como um incentivo à autoexpressão, traduzindo a liberdade de cada um, o que tem um apelo muito positivo junto ao público. E os resultados dizem por si só. Em menos de 10 anos de trajetória, já temos 123 lojas Life, o que nos enche de orgulho e mostra mais uma vez a nossa capacidade de criar e identificar novas oportunidades no mercado”, destaca Marina.
Hub de experiência
Comprar uma joia sempre é um momento especial e a experiência é algo essencial e um fator que diferencia e impacta diretamente a decisão de compra do consumidor.
“Por isso, adotamos uma estratégia omnicanal, ágil e personalizada, que vem se mostrando muito eficaz. Atualmente, todas as unidades de Vivara e Life by Vivara são próprias, porque entendemos que isso também aumenta o controle e gestão dos nossos pontos de venda e processos, garantindo a capacitação constante para quem está na ponta, no dia a dia com o cliente.”
No ano passado, a companhia teve 30,4% de aumento de clientes novos e atingiu o resultado histórico de 2,0 milhões de clientes ativos, uma alta de 17% em relação a 2022.
É uma marca que quer estar sempre presente nos momentos de celebração e recordação das pessoas. “Para nós, as joias são marcos que simbolizam momentos especiais. Logo, não enxergamos as nossas lojas somente como pontos de venda com foco na comercialização dos produtos, entendemos que as nossas unidades físicas nos dão a oportunidade de traduzir a essência das nossas marcas. É com essa premissa que acompanhamos os clientes ao longo de toda a sua jornada, mapeando os seus desejos e anseios para proporcionarmos a melhor experiência de compra em todas as fases.”
Sempre seguindo a estratégia phygital, as vendas on-line também tiveram um desempenho no acumulado de 2023 de + 43,3%, atingindo R$ 438,6 milhões e um share de 15,7% de participação na venda total. Para 2024, a companhia segue confiante na manutenção e expansão de sua posição de liderança no mercado.