Mais de um terço dos brasileiros planeja iniciar suas compras de Natal em novembro, aponta pesquisa da Sensormatic Solutions
Black Friday se consolida como o dia mais movimentado de compras do fim de ano, de acordo com as previsões com base nos dados coletados pela empresa em suas plataformas
A Sensormatic Solutions, portfólio líder global de soluções de varejo da Johnson Controls, anunciou em 24 de outubro as previsões anuais para os dias mais movimentados de tráfego de compradores no varejo no final de ano em todo o mundo. As previsões deste ano para o Brasil apontam a Black Friday, em 25 de novembro, e o sábado antes do Natal, 17 de dezembro, como os dias de compras mais ativos do período.
As previsões são baseadas nos dados de tráfego coletados pela plataforma operacional inteligente da empresa, Sensormatic IQ, implementada por lojas, shopping centers e redes comerciais em vários países ao redor do mundo.
“O Natal será, sem dúvida, um período de muito movimento para os varejistas da região”, disse John Gregg, vice-presidente e gerente-geral da Sensormatic Solutions para América Latina. Segundo o executivo, a importância que o omnichannel ganhou nos últimos anos elevou as expectativas dos consumidores a novos níveis, e isso será perceptível durante os feriados de dezembro.
“Os varejistas que desejam se destacar devem investir em tecnologias avançadas e adotar estratégias adequadas. Ter uma visão 360° das operações da loja e outros canais, manter o estoque atualizado e escalar uma equipe apropriada para o período será essencial para que os clientes tenham uma experiência de compra satisfatória”, pontua Gregg. “Os desafios trazidos pelo avanço do omnichannel forçam os varejistas a repensar suas estratégias em todos os canais e a tomar decisões que os levem a melhorar suas operações e a experiência que oferecem a seus clientes.”
A lista completa dos dias de compras mais movimentados previstos para o Brasil inclui:
1. Sexta-feira, 25 de novembro – Black Friday
2. Sábado, 17 de dezembro – último sábado antes do Natal
3. Sexta-feira, 23 de dezembro – véspera de Natal
4. Sábado, 26 de novembro – após a Black Friday
5. Domingo, 18 de dezembro – último domingo antes do Natal
Pesquisa anual sobre comportamento do consumidor
A Sensormatic Solutions também realizou um estudo que analisa o comportamento dos consumidores, e descobriu que a maioria deles no Brasil planejam começar a comprar presentes de Natal em novembro. A decisão é afetada principalmente por preço (85%), promoções (32%) e disponibilidade de produtos (30%).
Além disso, o levantamento aponta para uma diversificação gradual dos canais de compra. Por um lado, 77% dos consumidores no Brasil planejam comprar em lojas, enquanto métodos alternativos de compra começam a ganhar relevância. Pouco mais de um terço dos entrevistados (35%) disse que pretende comprar online com frete direto para casa, e apenas 7% usará a opção de comprar online e retirar na loja.
“Prevemos que os consumidores serão mais proativos durante esse final de ano. Como o calendário de compras de fim de ano se estende por vários meses, os insights baseados em dados serão cruciais para o sucesso das lojas. Os varejistas que tomarem medidas para implementar a tecnologia agora provavelmente se encontrarão em uma posição vantajosa em novembro e dezembro”, disse Brian Field, líder global de análise e consultoria da Sensormatic Solutions.
Desenvolvida pela Sensormatic Solutions em parceria com um amplo ecossistema de parceiros tecnológicos, a plataforma operacional inteligente Sensormatic IQ tem como objetivo melhorar faturamento, lucro e valor de marca dos varejistas. A solução pode ajudar o varejo a se preparar para o próximo período de compras de fim de ano, oferecendo visibilidade inigualável das operações por meio da unificação de diversos fluxos de dados.
Para saber mais sobre os motores dos dias de compras mais movimentados do final de ano de 2022 e como a Sensormatic Solutions atende às necessidades dos compradores, leia nosso relatório completo. Siga-nos no LinkedIn e Twitter com o hashtag #SensormaticHolidays2022 para obter mais dados sobre o período.
Metodologia de pesquisa
A Sensormatic Solutions coletou respostas de 1.664 consumidores na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e México), com 18 anos ou mais, por meio de um fornecedor terceirizado para determinar os resultados de sua “Pesquisa Anual de Comportamento do Consumidor 2022”. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 15 de setembro de 2022.
Sobre a Sensormatic Solutions
A Sensormatic Solutions é o portfólio líder global de soluções de varejo da Johnson Controls, impulsionando a excelência operacional em escala e permitindo o envolvimento inteligente e conectado do cliente. Nossa plataforma operacional digital inteligente – Sensormatic IQ – combina o portfólio completo da Sensormatic Solutions, incluindo dados de terceiros para fornecer insights incomparáveis sobre a experiência do comprador, inteligência de estoque, prevenção de perdas e eficácia operacional com tecnologias avançadas, como IA e Machine Learning. Isso permite que os varejistas ajam com base em resultados prescritivos e preditivos baseados em dados para avançar com confiança para o futuro. Visite Sensormatic Solutions ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, e em nosso canal no YouTube.
Sobre a Johnson Controls
Na Johnson Controls (NYSE:JCI), transformamos os ambientes onde as pessoas vivem, trabalham, aprendem e se divertem. Como líder global em edificações inteligentes, saudáveis e sustentáveis, nossa missão é reimaginar o desempenho das edificações para servir as pessoas, os lugares e o planeta. Com mais de 135 anos de inovação, entregamos projetos inovadores para setores como saúde, escolas, data centers, aeroportos, estádios, manufatura e outros por meio do OpenBlue, nossa abrangente oferta digital. Hoje, com uma equipe global de 100.000 especialistas em mais de 150 países, a Johnson Controls oferece o maior portfólio do mundo de tecnologia e software de construção, bem como soluções de serviços de alguns dos nomes mais confiáveis do setor. Visite www.johnsoncontrols.com para obter mais informações e siga @Johnson Controls nas plataformas sociais.