Especialistas trazem solução para custo com energia e ineficiência operacional
Pedro Bittencourt, CEO da GreenAnt, mostra como uma gestão elétrica inteligente é essencial no ecossistema complexo dos shopping centers
Certamente, reduzir o custo com energia é um grande desafio para os gestores de operações. A maioria prefere investir em práticas que já são extremamente populares, como a aderência de lâmpadas LED, sensores de luz e automação de ar condicionado. Entretanto, será que isso é suficiente para um organismo tão complexo como um shopping?
Desenvolvendo soluções de serviços que tem o objetivo de ir além deste atendimento básico, a GreenAnt surgiu para ocupar a lacuna entre o fornecedor de energia e o consumidor, oferecendo as informações que os gestores precisam para traçar a melhor estratégia de consumo, ao lado da equipe de especialistas.
Em uma conversa com a Abrasce, o CEO da GreenAnt, Pedro Bittencourt, contou um pouco mais sobre as principais dores dos seus clientes e quais soluções da empresa que atendem diretamente estes pontos.
O desafio de reduzir o custo com energia
Para tornar o cenário mais simples de visualizar, vamos fazer uma comparação entre o ato de tratar uma doença e o de cuidar da saúde. Medidas tão simples quanto as citadas anteriormente, por exemplo, podem ser consideradas como o tratamento de uma doença, ou seja, compõem uma estratégia pontual para minimizar aquelas dores específicas e urgentes.
“Acontece que, assim como o corpo humano, shopping centers são sistemas complexos que demandam atenção e cuidado recorrente. Por isso, acreditamos que a gestão de energia deve ser contínua, através de um sistema que monitore em tempo real o consumo de todo o shopping, inclusive das lojas”, explica Pedro Bittencourt.
“Desde 2008 atuando em shopping centers, sempre busquei alternativas para o gerenciamento de energia elétrica. Não estava buscando somente medir o consumo, mas sim encontrar uma forma de avaliar o rendimento da matriz energética do shopping. Hoje utilizando a plataforma da Green Ant consigo avaliar o desempenho energético da central de água gelada e definir quais chillers são mais eficientes. Além disso, avalio a capacidade de carga demandada por transformador permitindo avaliar aumentos de carga do lojista sem precisar utilizar um analisador de energia. Há outras opções como a comparação gráfica de consumo e demanda do mesmo mês em anos diferentes que me permitem avaliar como evolui o meu desempenho em eficiência energética. Outro aspecto que utilizo é o alerta para controle de demanda quando está atingindo a máxima contratada. Este alerta permitiu que eu alterasse a rotina da operação da CAG possibilitando preservar os compressores dos chillers enquanto a automação reduzia a capacidade deles. Pelo que utilizei, a plataforma no quesito gráfico e na facilidade de manuseio da informação da matriz energética são essenciais para a gestão de um shopping center. Hoje na palma da mão tenho a informação em tempo real.” depoimento Daniel Lafaete do Bangu Shopping para a GreenAnt.
Sendo assim, este é o grande objetivo da GreenAnt: construir um planejamento consistente e inteligente em que é possível minimizar perdas recorrentes e de alto impacto na conta de luz. Neste trabalho de controle e prevenção, práticas mais complexas são integradas, como a gestão de equipamentos ligados fora do horário de operação ou máquinas defasadas que consomem mais energia, assim como o controle do uso excessivo de energia para evitar multas.
Por outro lado, também é importante lembrar que uma gestão eficiente não se trata apenas da medição do consumo de energia, mas também do uso destes dados para a tomada de decisões e planejamento de medidas. “Por isso, nos preocupamos em desenvolver uma plataforma que seja customizada com alertas, relatórios e com algoritmo de alto nível, tanto para detecção de anomalias, como para otimização de contratos de energia. Dessa forma, a gestão de energia deixa de ser uma ação pontual e passa a ser parte da cultura da empresa, impactando toda a operação”, conta Pedro.
De acordo com o CEO, em todos os atendimentos, é essencial mostrar ao cliente que a otimização de uma operação não acontece seguindo o caminho mais fácil e adotando ações pontuais. Pelo contrário, é o acompanhamento constante e detalhado que oferecerá as medidas mais efetivas e personalizadas para o dia a dia e infraestrutura do seu mall.
Veja na prática como isso pode ser feito:
Tecnologia e praticidade
Ao longo do tempo de experiência da empresa, Pedro conta como eles já se depararam com clientes frustrados com sistemas ultrapassados e complexos demais para o uso no dia a dia. Assim, foram ferramentas que trouxeram mais complicações para a rotina da equipe do que soluções.
Com isso, não apenas a falta de tempo e equipe, mas também o funcionamento das plataformas de apoio foram os principais pontos de preocupação dos clientes que a GreenAnt colocou em foco na construção da sua própria ferramenta.
“Nós somos especialistas em shopping center e conhecemos a rotina operacional, as inúmeras frentes de gestão e a cobrança por resultado, realmente não é fácil. Por isso, é crucial contar com uma plataforma que seja simples, de fácil usabilidade, em que seja possível obter informações em poucos clicks e relatórios de fácil construção. Além disso, é claro, contar com um time de especialistas que conheça as suas necessidades e tenha prontidão no atendimento”, explica o CEO.
Automação de operações
Nos shopping centers, o rateio entre mall e lojistas costuma ser realizado manualmente. Sendo assim, é um processo que pode causar bastante dor de cabeça para ambas as partes, que não conseguem acompanhar todas as etapas do cálculo em sintonia.
Pensando nisso, a GreenAnt oferece a automação deste processo, permitindo que o gestor profissionalize a sua operação, minimize erros manuais e agregue transparência, o que colabora para o ganho de confiança junto aos lojistas. “Outro ganho relevante é a desalocação de profissionais para esse tipo de atividade de baixo valor agregado”, acrescenta Pedro.
Por tudo isso, se você deseja tornar a sua operação mais eficiente e reduzir os seus custos com energia, a GreenAnt conta com um time especializado em shopping center para te atender. Além disso, a empresa está oferecendo uma promoção exclusiva para os filiados da Abrasce que contratarem o serviço de rateio: receberão como brinde o gateway de entrada no shopping sem qualquer custo!
Para realizar a contratação ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com através do e-mail comercial@greenant.com.br ou fale diretamente com o CEO Pedro Bittencourt pelo pedro.bittencourt@greenant.com.br.