PALAVRA_DO PRESIDENTE

Preservando o passado e construindo o futuro

“Não há dúvidas que shopping centers são uma parte importante do cenário urbano brasileiro. Além de terem se tornado verdadeiros pontos de encontro para familiares e amigos, fomentando espaços de lazer e vida cultural nas cidades, os empreendimentos representam o desenvolvimento econômico, a geração de novos empregos e, em alguns casos, a preservação da memória das cidades.”

universidade abrasce_

Prêmio Abrasce 2023
e muitas novidades

INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS ATÉ 16 DE MAIO PARA TODOS OS SHOPPINGS ASSOCIADOS

O Prêmio Abrasce já está de volta e com alta expectativa para a edição 2023. Por isso, os preparativos para a cerimônia, que acontecerá em 27 de junho, no World Trade Center, na capital paulista, já começaram. Com o slogan O Prêmio é para todos, a entidade criou incentivos para atingir um maior número de empreendimentos, inclusive, os shoppings individuais. “Esperamos bater o recorde do ano passado, chegando a 300 ou mais inscrições”, diz Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce.

Além disso, a associação ampliou o período dos cases e considera válidos projetos realizados entre 1º de janeiro de 2021 a 28 de fevereiro de 2023. “Para essa edição, retomamos ainda a categoria Novos Empreendimentos, considerando as inaugurações dos últimos anos.” Nesse caso, serão avaliados os greenfields abertos de março de 2020 até fevereiro de 2023.

CAPA_arquitetura de shopping centers

Shoppings em edifícios históricos

EMPREENDIMENTOS QUE RESGATAM O PASSADO, ATUAM NO PRESENTE E PROJETAM O FUTURO, TENDO GRANDE RELEVÂNCIA NA VIDA DA POPULAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES

Desde o descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, há muita história para ser contada, relembrada e até mesmo questionada, sendo que muitas delas guardam registros de fatos relevantes. Por isso, preservar o patrimônio cultural é mais que essencial para manter viva a memória e a identidade de um povo. E uma das formas mais visíveis, de natureza material, são as construções e elas nem precisam ser tombadas para carregar em suas estruturas um pedaço do passado.

Alguns shoppings do Brasil estão localizados em edifícios históricos e são um convite a esse estudo. Por isso, vamos fazer esse passeio no tempo e mostrar como os diferentes períodos – ainda que na Idade Contemporânea – são realmente instigantes.

A arquitetura neoclássica do Shopping Light é um marco do centro da capital paulista. O prédio icônico Alexandre Mackenzie foi construído para ser sede da empresa de energia Light, posteriormente, Eletropaulo. Inaugurado em 1929 e tombado oficialmente pelo Patrimônio Histórico como monumento de interesse arquitetônico em janeiro de 1987, o imóvel foi colocado à venda em 1999, quando companhia de energia foi privatizada, e se transformou em um shopping center.

“Sem dúvida, uma das experiências mais impactantes são o uso dos elevadores de 1929 que dão acesso ao Complexo Priceless, uma área multifuncional com experiências gastronômicas e de entretenimento. Para executarmos a manutenção, precisamos manter contato direto com os órgãos de tombamento, informando as ações necessárias, desde as mais simples, como limpeza de fachada e substituição de toldos, até as grandes intervenções, como retrofit e reativação dos três elevadores tombados.”

Mia Stark
CEO da Gazit Brasil.

empreendedor_

grupo abl prime segue projetos full service

Por atuar em outras frentes, a companhia trabalha com diferentes conceitos de mall
Fundada por três sócios com vasta experiência na indústria de shopping centers, o Grupo ABL Prime se consolidou rapidamente e, em poucos anos, expandiu sua atuação para outros segmentos de desenvolvimento imobiliário, como urbanismo, hotelaria, multipropriedades e incorporação, aproveitando oportunidades que surgiram diante da crise de 2014. A empresa full service é conhecida pela excelência em fazer o ciclo completo de todas as fases de um projeto, desde idealização à administração. Atualmente, são diversas verticais oferecidas ao mercado e todas muito sólidas, o que possibilita trabalhar ativos com conceitos diferentes, inclusive, no caso de shopping center.

inovação_

OS PREPARATIVOS PARA O NATAL

Projetos maiores com brinquedos que promovem o contato físico, atividades para toda família e o uso tecnologia como apoio são as apostas dos players de decoração para esse ano

Diante da retomada em 2022, as empresas de decoração natalina estão mais otimistas para 2023 e boa parte dos shoppings também planeja fazer um Natal mais encantador com projetos maiores, mais ousados, convidando toda a família a viver essa experiência presencialmente. E há muitas novidades dos players, que já estão sendo apresentadas e negociadas com o setor.

defesa do setor_

CLICC realiza 1º Congresso de Shopping Centers da América Latina em abril

MUITO CONTEÚDO E NETWORKING PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS ENTRE PLAYERS DO SETOR

O 1º Congresso de Shopping Centers da América Latina acontecerá em 27 e 28 de abril, na cidade de Cartagena, na Colômbia. Organizado pela Cámara Latinoamericana de la Industria de Centro Comerciales (CLICC), o evento inédito é voltado a executivos e profissionais do setor assim como desenvolvedores, operadores e acionistas. A CLICC nasceu em 2022, do trabalho coletivo e da visão plural de diferentes países latino-americanos, com uma meta em comum: fortalecer e apoiar o desenvolvimento da indústria de shopping centers da região. Por isso, segundo Carlos Hernán Betancourt, presidente do Conselho Diretor da CLICC, há uma grande expectativa para esse momento. 

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO