CLICC realiza 1º Congresso de Shopping Centers da América Latina em abril
Muito conteúdo e networking para fomentar as melhores práticas entre players do setor
O 1º Congresso de Shopping Centers da América Latina acontecerá em 27 e 28 de abril, na cidade de Cartagena, na Colômbia. Organizado pela Cámara Latinoamericana de la Industria de Centro Comerciales (CLICC), o evento inédito é voltado a executivos e profissionais do setor assim como desenvolvedores, operadores e acionistas. A CLICC nasceu em 2022, do trabalho coletivo e da visão plural de diferentes países latino-americanos, com uma meta em comum: fortalecer e apoiar o desenvolvimento da indústria de shopping centers da região.
Por isso, segundo Carlos Hernán Betancourt, presidente do Conselho Diretor da CLICC, há uma grande expectativa para esse momento.

“O 1º Congresso marcará o início de muitos projetos conjuntos, trará os temas mais relevantes que devemos trabalhar como indústria e será o palco onde nos reuniremos para projetar o futuro. Além disso, após a pandemia, será a primeira vez que voltaremos a encontrar muitos colegas presencialmente, consolidando-se como o espaço ideal para fortalecer os laços de relacionamento e gerar negócios que dinamizem a atividade e promovam o intercâmbio de experiências”, pontua.
Por ser membro fundadora da CLICC e integrante dos comitês acadêmico e de prêmio, a Abrasce se empenhou para fazer o primeiro panorama latino-americano de shopping centers, um estudo idealizado pelo presidente Glauco Humai, que será divulgado em primeira mão no evento. E o clima é de otimismo.

“A Associação tem a visão de ser a facilitadora da integração do setor na América Latina e esse 1º Congresso dará a oportunidade aos executivos, shoppings, varejistas e fornecedores de terem acesso às iniciativas de outros países”, ressalta Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce.
O grande encontro não só reunirá os líderes, mas também terá uma agenda acadêmica. Sob o mote Projetando o Futuro da Nossa Indústria, as palestras proporcionarão uma visão holística e levarão para o debate assuntos como megatendências, evolução arquitetônica, novos modelos de varejo e seus impactos nas operações, inovação e tecnologia, diversidade e inclusão, ESG (Environmental, Social and Governance), entre outros.
“Convidamos analistas especializados em cenários futuros e líderes visionários que, de diferentes perspectivas, compartilharão sua experiência e conhecimento, e esta será uma oportunidade única que nenhum profissional da indústria de shopping centers da América Latina deveria perder”, enaltece Betancourt.
Serão dois dias de muita troca de conteúdo e networking. O Centro de Convenções de Cartagena receberá ainda uma feira com mais de 50 fornecedores do setor.
Quem pode participar
O evento é aberto a todos os membros do setor na América Latina e no Caribe. Segundo Betancourt, esperam receber representantes da República Dominicana, México, Peru, Guatemala, Brasil, Panamá, Chile, Argentina, Brasil, Costa Rica, Equador, Venezuela, Paraguai. Porto Rico, Uruguai, Colômbia, para citar alguns, mas certamente, mais países, mesmo de outros continentes, se juntarão a esta lista.
De acordo com o presidente do Conselho Diretor da CLICC, a importância do Congresso está justamente em sua natureza latino-americana. “Ele se encaixa em nossa realidade e dará a todos os presentes a oportunidade de participar da construção e do projeto do futuro. Concluímos que não se trata somente de nos adaptarmos a uma era de tendências e mudanças vertiginosas, como uma indústria, somos chamados a tomar decisões e eleger quais caminhos queremos seguir e para onde queremos chegar.”

A Varejo180 levará uma delegação para o Congresso com direito ainda a visitas técnicas em shoppings da região. Cartagena das Índias, escolhida como sede pelos integrantes da CLICC durante um encontro no Panamá em 2022, é por excelência um destino para congressos e eventos. “Além de ser Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, oferece uma experiência única por sua riqueza cultural e arquitetônica, sua ampla gama de ofertas gastronômicas, turísticas e culturais e, naturalmente, pela simpatia de seu povo”, diz Betancourt. O Congresso será realizado nas confortáveis instalações do Centro de Convenções de Cartagena de Índias, um dos mais prestigiados da região.
Os interessados em acompanhar a delegação da Varejo180 podem entrar em contato com a área Internacional da Abrasce. É válido lembrar que os membros da Constelar, programa de relacionamento de associados da entidade, têm condições especiais.“Queremos levar, no mínimo, 30 brasileiros nessa delegação. E teremos ainda jantares e happy hours com o intuito de promover networking entre os executivos da América Latina”, afirma Mônica.
No ano que vem
O Congresso de Shopping Centers da América Latina será um evento anual e o próximo acontecerá no Brasil. E como a Abrasce é vista pela CLICC como um benchmarking no quesito de premiação de cases, então, está sendo muito requisitada pelo comitê de prêmios para formatar um modelo latino-americano para 2024. Então, vem mais novidade por aí.
Para se tornar um membro da CLICC
Primeiramente, é preciso ser associado da Abrasce ou da entidade representante de cada país. Quem fizer parte da CLICC receberá informações sobre o mercado, divulgadas em boletins periódicos, que serão enviados a partir do 1º Congresso. Além disso, poderá ter descontos em eventos promovidos pela CLICC. “A nossa expectativa é que o Brasil tenha uma representatividade na CLICC. Atualmente, são dois membros sócios-fundadores, Aliansce Sonae + brMalls e Ancar Ivanhoe”, conta Mônica. Fornecedores de shoppings também podem ser associados à CLICC desde que estejam filiados à câmara local.