NOV/DEZ 2024 - Edição 256 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Conheça os 9 novos empreendimentos de 2024

9 de dezembro de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Sete shoppings e dois outlets passam a fomentar o desenvolvimento local e facilitam o dia a dia da população

O ano de 2024 encerra com nove greenfields inaugurados no país, demonstrando que há espaço para o crescimento deste setor resiliente e promissor. Juntos somam mais de 172 mil ㎡ de ABL. É o ano com maior número de inaugurações desde a pandemia. Em alguns casos, atraiu novos investidores, que analisaram no mercado uma grande oportunidade de negócio. Do total, dois são outlets, que incrementam ainda mais esse segmento no país. Alguns são os primeiros dos municípios onde estão instalados.

Novidade na cidade

O Lago Center Shopping, localizado em Araguaína, é inédito na região centro-norte do Tocantins. A cidade, segunda maior do estado, é um polo de educação, saúde, comércio e serviços para mais de 60 cidades tocantinenses e impacta uma região de quase 2 milhões de habitantes, considerando alguns municípios das regiões sul do Pará e Maranhão. “O shopping já era um equipamento reivindicado pelos moradores e poder público há pelo menos 20 anos, uma vez que o protagonismo econômico de Araguaína sempre foi relevante”, diz Fernando Fonseca, sócio-diretor da ABL Prime. Ele fortalece a posição da cidade e cria ainda mais oportunidades para que continue atraindo consumidores e novos investimentos.

O Shopping Plaza Rio das Ostras também representa um marco histórico para Rio das Ostras (RJ), conhecida pela natureza exuberante das praias da Costa do Sol. Segundo Felipe Estiguer, superintendente do Shopping Plaza Rio das Ostras, é o maior do município e recebe visitantes de cidades vizinhas, que não têm uma estrutura tão completa.

“Estamos localizados em um ponto estratégico no Bairro Harmonia, na estrada que dá acesso às duas principais rodovias do município. Com certeza, somos um instrumento de crescimento econômico para a cidade.”

Outro equipamento que tem feito a diferença é o Shopping Pinheiros, em Araucária (PR). De acordo com Domingos Gabriel Belniaki, co-diretor executivo, e Beatriz Berbek Rosa de Cristo, social media, já estava na hora do município receber um grande estabelecimento que oferecesse lazer, fácil acesso a bens de consumo e experiências que antes só eram possíveis a quilômetros de distância. 

Outros lugares

Mais oito cidades ganharam um novo ativo. Em Curitiba (PR), o Copa Open Mall traz a oferta de casa e lazer no mix, algo inédito no local. Localizado na zona sul da capital paranaense – região que mais cresce na cidade, onde vivem cerca de 500 mil pessoas, contempla ainda a convivência com quatro municípios vizinhos.

“Como primeiro open mall, ele vem colaborar com a ampliação de oferta ao público e carrega um charme especial por ter sido instalado em uma antiga fábrica, fundada pelo meu pai nos anos 1950, agora, revitalizada”, conta Waldemar Ens, presidente do Grupo Macopa, empreendedor e controlador do Copa Open Mall.

Cascavel (PR) e região também foram brindados em 2024 com a chegada de mais um empreendimento: Catuaí Shopping Cascavel. “O projeto arrojado e muito esperado trará uma experiência completa e diferenciada, que vai além das compras, oferecendo lazer, cultura, serviços e conveniência em um só lugar. A proposta é se tornar um centro de integração social e econômica, valorizando tanto o varejo quanto o entretenimento. Ele se integra ao horizonte de desenvolvimento de uma das regiões que historicamente mais crescem no Brasil, conhecida pela qualidade e exuberância de sua produção agrícola e excelência nas áreas de saúde, educação e indústria”, afirma Cláudia Michiura, superintendente do ativo.

A inauguração do Shopping Brooklyn Alamedas também tem uma relevância significativa para Boituva (SP), tanto do ponto de vista econômico quanto social. Segundo Luis Ferraz, gerente geral, sua abertura pode ser vista como um indicativo de crescimento da cidade, o que atrai outros negócios, inclusive de setores como gastronomia, entretenimento e moda. “Queremos contribuir para o fortalecimento deste centro regional. O shopping favorece o dinamismo local e a maior integração com outros municípios da região, o que pode resultar em mais parcerias comerciais e culturais, promovendo o desenvolvimento a longo prazo”, diz.

A cidade de Cotia (SP) também foi uma das escolhidas e agora conta com o Shopping Central Park, que eleva o desenvolvimento social, econômico e cultural de toda a região.

Dois outlets

O segmento de outlets cresceu em 2024, com dois novos investimentos: o sétimo do segmento da General Shoppings e Outlets e o primeiro do Grupo Pereira Alvim. Agora, são 18 ativos no país, que oferecem descontos o ano inteiro, um modelo muito aceito pelos brasileiros. O Outlet Premium Imigrantes, inaugurado em abril, em São Bernardo do Campo (SP), recebeu investimentos de mais de R$ 200 milhões e tem 79 operações em 18 mil ㎡ de ABL.  O Santa Maria Outlet abriu as portas em novembro, na cidade de Cravinhos (SP), no interior paulista. Segundo Julio Di Madeo, diretor comercial e de marketing do Santa Maria Outlet, a região de Ribeirão Preto é reconhecida como o polo do agronegócio e uma referência no setor de comércio e serviços e o ativo chega para fortalecer esse perfil econômico, ampliando as opções de compras e lazer com grandes marcas e preços acessíveis. 

O início

Os primeiros meses de operação são sempre desafiadores para um novo empreendimento. No Lago Center Shopping, o foco foi envolver os lojistas para que tivessem maior engajamento na execução e cumprimento dos prazos das obras. Com 17.522 m² de ABL, foi realizado um acréscimo de 752 m² em ABL na inauguração, não prevista inicialmente.

“Temos a expectativa de criar um novo movimento e fluxo de visitantes e consumidores para a cidade e para o shopping, tanto pelo ineditismo do equipamento. A inauguração de novas lojas até o fim do ano também é uma estratégia para manter o movimento em alta e sempre com novidades para os clientes”, conta Fonseca.

O fato de o Lago Center ter sido inaugurado no segundo semestre do ano é outro aspecto estratégico que deve gerar um aumento no fluxo de visitantes de outras cidades e cada vez mais vendas.  

Possui 148 operações e proporciona ainda experiência gastronômica de frente para o lago. Ainda no primeiro mês de funcionamento, trouxe lojas-âncoras e diversas marcas nacionais. Para os próximos meses, chegam novas operações e o PronTO, serviço público do Governo do Tocantins. Já estão programadas ainda a abertura da academia Smart Fit, do Lez a Lez na Praça da Alimentação e de mais uma loja âncora de 2 mil ㎡ de ABL. “Algumas das marcas no mix são exclusivas na cidade e até no estado. Antes de completar 30 dias de funcionamento, o Lago Center Shopping alcançou a marca de 230 mil visitantes, um número superior à população total de Araguaína de 171 mil habitantes. Parte desse sucesso se deve aos mais de 60 municípios na área de influência”, conta o sócio-diretor da ABL Prime. O shopping vem registrando dados bastante positivos quanto ao fluxo de visitantes e projeções financeiras. De maneira geral, está apresentando uma alta performance em vendas, a exemplo da Renner, que inaugurou e superou em 250% a meta projetada para o primeiro mês. Paralelo a isso, há um trabalho incessante na busca por novas marcas e eventos que proporcionem experiências.

No Shopping Plaza Rio das Ostras, o planejamento comercial foi bem minucioso. “Começamos com quase todos os espaços negociados e nosso projeto foi desenvolvido com o objetivo de oferecer o maior número de experiências, serviços e itens para as famílias, com conforto, acessibilidade, sustentabilidade e segurança. E estamos trabalhando para tornar tudo ainda melhor”, diz o superintendente Estiguer. Com 17 mil m², conta com 173 operações, Vila Gourmet, eletropostos, cinema, escolas de ginástica e dança, centros de treinamento e academia, além de espaço kids e uma ampla área de saúde e conveniência, onde estão instaladas as clínicas e salas comerciais. Recebe, em média, mais de 55 mil veículos e mais de 350 mil pessoas por mês e são boas as expectativas para esse primeiro Natal.

“O shopping já fez toda uma preparação com treinamento e reforço das equipes para proporcionar aos clientes a melhor experiência possível neste período tão especial. Será o primeiro shopping da região a realizar o sorteio de um carro zero quilômetro”, conta o superintendente do Plaza Rio das Ostras.

Apesar das dificuldades de adaptação pelas quais todo grande empreendimento passa no começo, o retorno da população tem sido gratificante em Araucária também. O Shopping Pinheiros vem suprir a necessidade da população de ter um novo ponto de encontro. Com 80 operações, possui ainda duas salas de cinema, espaço pet friendly, muitos serviços e entretenimento, além de eletropostos. “Um dos principais desafios no período que antecedeu a inauguração foi a preparação da equipe. Além disso, também tivemos algumas dificuldades, já superadas, na coordenação de ações de equipe, gestão de fluxo de pessoas e no controle de segurança”, afirma Belniaki. O empreendimento chegou com o desafio de mudar alguns padrões de comportamento dos consumidores e tem tido um fluxo esperado. “Por ser o único da cidade, o movimento de visitantes do Shopping Pinheiros deve aumentar muito em dezembro. Como fica nas proximidades da rodovia, que liga o interior à capital, recebemos muitos visitantes de cidades das redondezas como Contenda, Lapa, Fazenda Rio Grande e até mesmo de Curitiba”, explica o  co-diretor executivo do empreendimento.

Idealizado e iniciado em 2018, o Copa Open Mall teve algo ainda mais desafiador no caminho. “As obras tiveram de ser paralisadas por quase dois anos devido à pandemia e o projeto passou por uma fase de amadurecimento estratégico já que as demandas do mercado se alteraram significativamente”, conta Ens. Após a análise de profissionais com experiência em business design, a proposta de mercado, marca e posicionamento foi modela e, assim, nasceu o Copa Open Mall em tempo recorde com um investimento de R$ 100 milhões. Após ser inaugurado em setembro com 11 mil ㎡ de ABL, o cenário é de otimismo para os primeiros meses de operação. “As pessoas estão curiosas para conhecer e ter acesso às novidades. Estamos tendo uma excelente receptividade do público e, aos poucos, quem nos visita conhece, gosta e retorna”, conta o presidente do Grupo Macopa.

O Copa Open Mall preserva a arquitetura da antiga fábrica

Vanessa Xavier, gerente comercial do Copa Open Mall, reafirma que fluxo tem aumentado, conforme acontece a abertura de novas lojas. “Quatro das cinco âncoras – Balaroti, Ciello Movéis e Decorações, Cobasi e Smart Fit – estão inauguradas e isso traz um fluxo positivo tanto da região como dos quatro municípios-limítrofes. Acreditamos que o movimento tende a aumentar em dezembro, com a abertura de quase 15 lojas.” O ativo oferece ainda estacionamento gratuito com 500 vagas, sendo cinco com eletropostos. 

De acordo com Cláudia, as pessoas vão encontrar muito mais do que elas foram buscar no Catuaí Shopping Cascavel, com isso, a perspectiva é positiva. O shopping iniciou com 85% das lojas ocupadas, sendo 60% de franquias e redes conhecidas, além de 40% exclusivas na cidade. “Diferenciais como centro médico, escola de Ensino Médio e pré-vestibular, academia, supermercado, restaurantes e uma robusta estrutura de lazer farão com que o empreendimento amadureça de forma muito rápida​”, diz. E construir e manter um equipamento desse porte exige o engajamento de todos. Com uma área de influência de um raio de mais de 100 km, atrai visitantes de todas essas regiões. Haverá ainda uma agenda de eventos culturais, ações sociais e opções de lazer.

“Queremos ser um espaço onde as pessoas possam se conectar e vamos buscar trazer novidades, tanto na área de eventos que só acontecem em grandes centros, como agendas culturais, valorizando os artistas regionais”, destaca Cláudia. 

Em Boituva, o Shopping Brooklyn Alamedas tem recebido cerca de 150 mil consumidores por mês, com crescimento gradativo de 12,5% a cada mês. “Sabemos que temos nosso tempo de maturação, porém nossa expectativa é ótima e já foi superada, o boituvense e moradores da região nos abraçaram. Para dezembro, esperamos um aumento significativo, superando duas vezes o número atual de visitas mensais, impulsionado pelas ações de fim de ano e pela temporada de compras”, afirma Ferraz. Além disso, o shopping se destaca por atrair um excelente fluxo de visitantes de cidades vizinhas, consolidando-se como um importante ponto de referência regional. Com 14 mil ㎡ de ABL, tem previsão de mais 900 m² prontos para expansão e uma área de influência secundária abrange mais de 400 mil habitantes. Para 2025, já estão previstas mais cinco inaugurações e, segundo Ferraz, há negociação com uma grande marca em andamento. “Novidades empolgantes estão a caminho”, revela o gerente geral. 

novos empreendimentos
Boituva é conhecida por suas atividades turísticas e o Shopping Brooklyn Alamedas se torna ainda um ponto de apoio para os turistas

No Santa Maria Outlet, Di Madeo conta que o principal desafio está em atender a expectativa positiva que o público está demonstrando. “Temos como meta oferecer a máxima qualidade e excelência – desde nossa infraestrutura, atendimento e propiciando oportunidades inéditas de compra. A estimativa é que o local movimente cerca de R$ 280 milhões anuais em vendas. O projeto ocupa 120 mil ㎡, dos quais 37 mil ㎡ de área construída e 20 mil ㎡ de ABL, que comportam 106 lojas —90% delas já comercializadas”, relata o diretor comercial e de marketing. Entre as operações, estão Adidas, Guess, Under Armour, Levi’s, Reebok, Lacoste, Mizuno e Aéropostale. A Nike terá a maior área, 1.100 ㎡, e deve ser inaugurada em janeiro, enquanto o Bar Brahma tem abertura marcada para fevereiro. A expectativa é de receber cerca de 20 mil visitantes diariamente. Para 2025, Di Madeo conta que devem anunciar a chegada de grandes marcas internacionais. 

Arquitetura

Do ponto de vista arquitetônico, os empreendimentos são desenhados dentro da atualidade do mercado. Com mais de 30 mil m² de área construída, o Plaza Rio das Ostras é amplo, com corredores e espaços largos, produzindo paisagismo funcional. “Essa estrutura, associada ao pé-direito de quase 6 metros de altura, torna o ambiente naturalmente agradável, ao mesmo tempo, gera uma economia de energia de até 60%. Os construtores fizeram um estudo de conforto térmico para aproveitar ao máximo o ar natural nos malls”, relata Estiguer. Além disso, há uma área reservada para uma futura expansão. Como fica fora do eixo central, em um bairro em crescimento, foi preciso viabilizar a estrutura desta região, até a implantação de uma rede elétrica exclusiva para o shopping, com 16 km de cabeamento. 

O Lago Center Shopping foi construído aproveitando o nivelamento natural do terreno, o que permitiu a estruturação da Praça de Alimentação em um piso inferior ao mall, porém no mesmo nível do Bosque do Lago, área de lazer que faz parte do shopping, e do Lago Azul, cartão postal de Araguaína. A arquitetura também traz linhas curvas que reproduzem as ondas das águas do lago.

“O empreendimento ainda tem fechamento em isopainel, fachada em painel concept estilo mosaico, revestimentos em granito, forro em vinílico e gesso acartonado, corredores amplos e acústica muito bem projetada. Um dos pontos mais atrativos é o boulevard externo, totalmente integrado à natureza, espaço de lazer, convivência e prática de atividades físicas”, detalha o sócio-diretor da ABL Prime.

Novos planos de expansão estão já previstos, podendo ser executados em três fases.

O Catuaí Shopping Cascavel também traz integração entre o design moderno e o respeito ao estilo de vida local. “O projeto foi cuidadosamente planejado para oferecer espaços de convivência acolhedores e conectados à natureza, refletindo o que há de mais autêntico na cultura e no cotidiano da nossa comunidade. Internamente, conta com praças urbanas, iluminadas por luz natural e emolduradas por um paisagismo”, detalha Cláudia. Com 83 mil m² de área construída e mais de 42 mil m² de ABL, também já nasceu de olho em futuras expansões. 

O Shopping Pinheiros é vertical e possui oito pavimentos e um terraço com uma linda vista panorâmica da cidade de Araucária. Possui ainda diversos pontos de descanso e janelas de vidro que permitem a entrada de luz natural. O ativo ainda traz obras de entalhe em madeira com pontos históricos de Araucária nos patamares das escadas. “Com 10.400 ㎡ de ABL, já temos alguns planos de expansão para os próximos anos”, afirma Belniaki.

O Shopping Central Park tem 172 operações, sendo 22 quiosques, cinco salas de cinema e seis âncoras, distribuídas em mais de 22 mil ㎡de ABL. Conta ainda uma arena beach tennis, pista de caminhada, academia e até pista de mini golfe. Para as crianças, o espaço kids é um ambiente seguro e divertido.

No caso do Copa Open, há toda a expertise de um legado empresarial da família, iniciado há mais de seis décadas na cidade de Curitiba. “As instalações utilizam a estrutura de uma antiga fábrica de compensados de madeira e formam um mall compacto, arejado e iluminado naturalmente em estilo arquitetônico industrial com arcos e pé-direito alto. Construído por volta de 1955, a identidade histórica do prédio foi preservada. Sobre a planta original, criamos duas áreas a céu aberto, a Praça Edith e o Bosque Gerhard — cujos nomes homenageiam os fundadores do Grupo Macopa”, conta Ens. Há ainda uma praça com uma fonte cercada de mobiliário e jabuticabeiras, para que as pessoas possam descansar e contemplar. Na área aberta do mall, fica o Bosque Gerhard com uma área de mata nativa preservada. Anexo a ele, foi planejado um playground especialmente criado para receber crianças e também pets. 

O Brooklyn Alamedas também segue o conceito de open mall com alamedas e jardins e manteve uma construção histórica da antiga fábrica na praça de alimentação.

“É um setor fechado e refrigerado, em parceria com a prefeitura, garantimos que a estrutura do telhado permanecesse intacta, relembrando aos boituvenses sobre a maior empresa da cidade que garantiu os empregos de muitos dos moradores hoje com idade avançada”, conta Ferraz. 

O Santa Maria Outlet também é open mall, inédito na região de Ribeirão Preto. Devido ao calor típico local, conta com telhas térmicas em sua estrutura, o que mantém a temperatura sempre agradável. ​​Assim como os demais ativos da General Shopping Centers & Outlets, o Outlet Premium Imigrante, traz o conceito de open mall e o projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Lopes Dias Arquitetura. Foi projetado em dez blocos destinados às lojas e um exclusivo à praça de alimentação. Possui ainda um deck park de cinco pisos. O pet park, inaugurado em outubro, teve um olhar para a sustentabilidade. Foi construído com madeira ecológica e foram utilizados 3.500 kg de resíduos de plástico reciclável. 

Melhorias

A chegada de um ativo também traz melhorias e desenvolvimento para a região. No Lago Center Shopping, foram feitos vários investimentos. Segundo Fonseca, custearam a execução de redes de drenagem de águas pluviais, executando as obras viárias do entorno, como pavimentação em CBUQ e calçadas em concreto, além de melhorar a sinalização viária vertical e horizontal. “Foram executadas ainda faixas elevadas para garantir maior segurança aos pedestres. Em parceria com a agência de trânsito do município, foi instalado um novo ponto de ônibus. Em parceria com a prefeitura, assumimos as obras de melhoria de iluminação da Prainha do Lago Azul e instalamos lixeiras no local”, complementa o sócio-diretor da ABL Prime.

No Plaza Rio das Ostras, a avenida de acesso ao shopping foi duplicada e as ruas do entorno foram construídas, para garantir a fluidez do trânsito na região. “Com apoio da Prefeitura, foram implementadas novas linhas de ônibus e vans para atender o shopping com transporte público adequado.” O Shopping Pinheiros realizou melhorias nas calçadas e na inclusão de acessos para pessoas com deficiência. “Também aprimoramos as sinalizações das ruas ao redor e a iluminação nas proximidades”, conta o co-diretor executivo. 

O Catuaí Shopping Cascavel também transforma a rotina da cidade, gerando novas demandas em termos de infraestrutura e acesso. Segundo Cláudia, foram realizadas melhorias viárias nas vias do entorno.

“As mudanças incluíram a criação de novas rotas de entrada e saída, e melhorias na sinalização, tudo para garantir que os visitantes possam chegar e sair do shopping com conforto e segurança, minimizando qualquer impacto no tráfego local.”

No Outlet Premium Imigrantes, houve um investimento público em infraestrutura no entorno do outlet de R$ 500 mil, com a duplicação da estrada do Alvarenga e em obras em alguns bairros, o que gera uma valorização imobiliária do entorno. No Shopping Brooklyn Alamedas, foram realizadas obras de drenagem de águas pluviais nas ruas adjacentes, recapeamento das vias de acesso e o alargamento da calçada da rua principal. “Essas melhorias não apenas beneficiam os visitantes do shopping, mas também trazem uma significativa valorização para a região onde o empreendimento está instalado, promovendo o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida local”, diz o gerente geral.

Diferentemente dos demais, o Copa Open Mall já contava com a infraestrutura do entorno. “Como estamos aqui há seis décadas por conta da indústria, vimos a região se transformar e aproveitamos nossa infraestrutura e o fácil acesso que temos, para oferecer às pessoas um novo local, um destino assertivo e agradável, para suas compras para casa e lazer”, diz Vanessa.

Empregos

A chegada de novos empreendimentos deste porte traz renda e emprego para a região. No Plaza Rio das Ostras, foram gerados, pelo menos, 3 mil postos de trabalho diretos ou indiretos. Segundo o Estiguer, esse número pode ser ainda mais elevado ao considerar o movimento que vem acontecendo no entorno do empreendimento, com o surgimento do bairro Harmonia e todos os novos comércios e obras que vêm se instalando na região. Considerando desde o período das obras até o pleno funcionamento, o Catuaí Shopping Cascavel abriu mais de 8 mil vagas de trabalho, sendo 2 mil diretas e 6 mil indiretas. Na atual fase de operação, o Lago Center Shopping espera atingir até 1.200 vagas diretas e 3.600 indiretas.

O Shopping Pinheiros já gerou cerca de 450 empregos nos últimos meses. Quando estiver em pleno funcionamento, serão 2 mil empregos gerados no Copa Open Mall. “Para contratação da primeira equipe de colaboradores para as lojas já inauguradas, realizamos um Mutirão do Emprego em parceria com a Secretaria do Trabalho do Paraná”, conta a gerente comercial do Copa Open Mall. O Shopping Brooklyn Alamedas tem se consolidado como um dos principais motores econômicos de Boituva, gerando mais de 500 empregos diretos e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade.

“O shopping tem criado uma ampla gama de oportunidades de trabalho, inclusive, em setores complementares, como transporte, logística, publicidade, manutenção e serviços terceirizados, o que, consequentemente, favorece o comércio local e o crescimento de pequenas e médias empresas em Boituva”, aponta Ferraz.

O Santa Maria Outlet também chegou para fomentar os empregos: são cerca de mil, principalmente de atendentes, vendedores, estoquistas, gerentes de lojas e na área de alimentação. No Outlet Premium Imigrantes, foram abertas 1.500 vagas.  Enfim, o shopping é um ativo que traz novos investimentos, empregos, melhorias no entorno e mais impostos para os cofres públicos.

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