Programa Constelar entrevista Ivan Mouta, gerente geral do Bauru Shopping
1) O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?
O programa oferece muitos benefícios aos shoppings e aos seus colaboradores. É uma forma de estreitarmos ainda mais o relacionamento com a Abrasce, que tão bem nos representa e trabalha incessantemente para fortalecer e defender o nosso setor.
2) Como o programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento?
Além dos eventos exclusivos, sempre com temas muito oportunos e com organizações impecáveis, temos a possibilidade de estreitarmos o relacionamento entre nós, o que traz enormes benefícios aos shoppings participantes.
3) Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers?
Me formei em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC. Comecei no mercado de shopping centers em 1995, com 19 anos, no Shopping Center Recife, trabalhando na contabilidade e depois fui para a tesouraria, chegando a coordenador administrativo/financeiro. Em 2001 tive a oportunidade de voltar para o Rio e assumir a gerência financeira do West Shopping, em Campo Grande, (MS) onde fiquei até 2006, quando fui promovido a superintendente do Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, (RJ), ativo do mesmo grupo.
Em 2009 recebi a oportunidade de trabalhar no Grupo AD, empresa com expertise de mais de 30 anos no mercado, tanto em desenvolvimento quanto em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Então me mudei para Bauru (SP), para assumir a gerência geral do Bauru Shopping, onde estou até hoje com imensa satisfação.
4) Como analisa 2023? – Quais são as expectativas para o ano que vem?
O ano de 2023 tem sido um ano muito bom para o Bauru Shopping, temos tido um forte e sustentável crescimento nas vendas, nossa taxa de ocupação está bem elevada, tivemos ao longo do ano o incremento em nosso mix com marcas bem relevantes e temos investido bastante na ambiência do shopping, oferecendo mais conforto e facilidade aos nossos clientes.
Para 2024 as expectativas são bem otimistas e promissoras, temos muitas negociações expressivas em andamento e vamos continuar fortalecendo nosso shopping como o melhor da cidade e da região, nos mantendo como referência absoluta em lazer, compras e convivência.
5) O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?
As pessoas são fundamentais em nosso negócio e precisamos compreendê-las ao máximo para ter êxito naquilo que fazemos. A sociedade está em constante mudança e é preciso, por mais difícil que pareça, tratar as pessoas de forma individual, compreendendo e respeitando seus desejos. Isso vale para nossos colaboradores, onde buscamos treiná-los e motivá-los da maneira mais assertiva possível, para nossos lojistas, que precisam de todo nosso apoio para crescerem de forma sustentável e, principalmente, dos nossos consumidores, os quais procuramos ouvir atentamente aos seus anseios e necessidades, buscando sempre facilitar a vida de cada um deles, oferecendo um ambiente em que eles possam se sentir como se estivessem numa extensão de seus lares.
6) Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?
A pandemia nos fez acelerar muitos aspectos tecnológicos, como novos canais de comunicação, vendas e pagamentos, o que nos permite vender mais, chegando a consumidores que, por distância ou perfil, não alcançamos até então. Nos fez, também, investir ainda mais no atendimento, buscando melhorar a cada dia nosso trato com as pessoas.
Todo esse movimento digital nos propicia estreitar ainda mais o relacionamento com nossos clientes, além de nos oferecer novas oportunidades de negócios e conquista de novos consumidores.
Em nossa rede, tivemos a implantação de uma inovadora plataforma de marketplace para locação de lojas, quiosques e espaços de mídia, a AlugueOn, que vem para atender uma demanda crescente por espaços comerciais, oferecendo mais agilidade e tecnologia em todo o processo de locação.
7) Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo, o que mais você destacaria?
A rapidez com que nos adaptamos às mudanças da sociedade e às características das novas gerações. Os shopping centers não se prendem a paradigmas e estão sempre se remodelando, procurando oferecer exatamente o que seus consumidores aspiram, buscando a todo momento tratá-los da forma mais personalizada possível.
Os shoppings evoluíram muito sua forma de comunicação e têm oferecido cada vez mais boas experiências aos seus clientes, como espaços de lazer e convivência, eventos para toda família, restaurantes, campanhas promocionais e vêm executando um forte trabalho com práticas ESG, cada vez mais exigidas por nossos consumidores.
8) Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?
O Bauru Shopping, além de todo o trabalho comercial que tem feito, trazendo grandes marcas para a cidade, tem investido muito em sua ambiência, com reforma da fachada, banheiros, praça de alimentação, revitalização das portarias e construção do Parque Família. Tudo isso numa área fixa de aproximadamente 300 m2, com brinquedos de playground de última geração, em vários módulos, onde as crianças se divertem com toda segurança nos escorregadores, gangorras e diversas outras atrações.
9) Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia?
O Bauru Shopping é um dos maiores geradores de trabalho de toda a região, com mais 3 mil empregos diretos e indiretos.
10) O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?
É um segmento promissor e cativante, mas muito desafiador. Os shopping centers oferecem muitas oportunidades de carreira e são formadores para outros segmentos, pois têm uma enorme abrangência em seu funcionamento, com possibilidade de aprendizagem e convivência em várias áreas de atuação. São ainda uma grande escola, mas é preciso muita dedicação, foco e uma busca constante em autodesenvolvimento, sempre com uma visão ampla, entendendo que os setores não trabalham de forma isolada, mas sim num perfeito sincronismo e harmonia.
Na AD Shopping, por exemplo, inúmeros são os casos de profissionais que receberam oportunidades e cresceram dentro da rede e novas possibilidades surgem a todo momento, só temos que nos dedicar em nossas funções e buscar novos conhecimentos e habilidades.