MAI/JUN 2023 - Edição 247 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar lança campanha de entrevista com os membros participantes

7 de junho de 2023 | por Bruna Minelvino / Fotos: Divulgação
O Constelar trará ao longo do ano, histórias da trajetória de cada estrela da constelação

A Abrasce lançou o Constelar em 2022, um programa de relacionamento exclusivo que visa aproximar e engajar cada vez mais o contato dos shoppings associados e concede benefícios exclusivos como forma de reconhecimento aos empreendimentos mais envolvidos com as atividades da Abrasce.

O Programa foi batizado com o nome Constelar numa alusão às estrelas que formam uma constelação. Neste caso, as estrelas são os shoppings associados, que, juntos, formam o setor. A ideia é reconhecer e dar ainda mais destaque aos associados, as estrelas principais.

Para estreitar ainda mais o relacionamento e conhecer um pouco da história de cada membro do programa, o Constelar vai entrevistar os participantes cadastrados e mostrar aqui na revista as curiosidades relatadas. 

Veja agora a entrevista com o Leonardo Valente Monaci, superintendente do Shopping Campo Limpo. 

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Leonardo Valente Monaci, superintendente do Shopping Campo Limpo
1) O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?

Participar do programa de Relacionamento Constelar nos traz muitos benefícios, reconhecimento e fortalecimento para a marca. Além disso, existem eventos exclusivos para os membros dos shoppings participantes do programa que são sempre muito bem-organizados e com ótima curadoria das palestras e painéis. Essas vantagens podem ser muito valiosas para nós enquanto associados.

2) Como o programa Constelar tem contribuído com os seus benefícios para o seu empreendimento? 

Além dos benefícios citados acima, acho que o Programa Constelar, através dos seus encontros traz um ótimo networking com os representantes dos demais shoppings participantes.

3) Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers? 

Sou formado em Economia pela PUC-SP e cursei uma MBA em Negócios do Varejo pela FIA. Iniciei minha trajetória profissional como trainee na Sonae Sierra Brasil, atuando no Shopping Plaza Sul em 2012. Como trainee, passei por diversas áreas e departamentos, adquirindo conhecimento e experiência no funcionamento do shopping e do mercado varejista.

Após concluir o programa de trainee, passei a atuar como superintendente adjunto no próprio Plaza Sul, assumindo uma posição de liderança e responsabilidade na administração do empreendimento. Nessa função, me envolvi com projetos de planejamento estratégico, gestão de equipes, desenvolvimento de ações de marketing e relacionamento com lojistas e clientes.

Em seguida, assumi o cargo de superintendente adjunto em outros dois shoppings da mesma empresa: Shopping Passeio das Águas e Shopping Campo Limpo. Essas experiências permitiram que eu expandisse meus conhecimentos sobre o mercado varejista e adquirisse habilidades de gestão em diferentes contextos. Já em 2019, fui promovido a superintendente do Shopping Campo Limpo.  

4) O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?

Os shoppings trazem uma experiência que vai muito além da compra, muitas vezes, a compra em uma loja vem em conjunto de um passeio que também contempla a experiência em um restaurante, uma ida ao cinema ou com a visita a alguma atração ou evento do empreendimento. O shopping hoje é uma plataforma para trazer experiências memoráveis aos clientes e às suas famílias. Por exemplo, quando reforça o mix de restaurante e lazer, automaticamente, está trazendo opções novas que apenas o atendimento presencial pode oferecer.

5) Quais foram os principais avanços que o shopping realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram os negócios?

A pandemia acelerou a adoção de várias tecnologias e mudanças de comportamento dos consumidores, que afetaram significativamente o setor e a forma de vender, e trouxe um relacionamento mais direto entre lojista e cliente. Hoje, todas as nossas operações possuem um contato direto de WhatsApp disponível em nosso site para que o cliente possa reservar um produto, checar disponibilidade e tirar alguma dúvida de forma imediata, isso tudo, sem sair de casa. Além disso, temos um hub logístico, operado pela Box Delivery, que permite inclusive que a loja faça a venda pelos canais digitais e o cliente receba o produto diretamente em sua casa em poucos minutos.

Esses são apenas alguns dos principais avanços que o shopping realizou durante a pandemia. Essas mudanças não apenas ajudaram o shopping a se adaptar à nova realidade do varejo, mas também proporcionar benefícios significativos aos negócios.

6) Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo o que mais você destacaria?

O setor de shopping centers, assim como todo o varejo, é extremamente dinâmico. Acredito que a maior transformação que tivemos nos últimos tempos é a forma de atendermos o nosso cliente, hoje, precisamos nos comunicar de uma forma rápida, direta, no canal de preferência dele e prestar um atendimento pessoalizado, pois isso fará a diferença. Ele só será um frequentador habitual do empreendimento se se sentir como uma extensão da sua casa.

Nos últimos anos, os shopping centers têm se concentrado em oferecer uma experiência do consumidor mais aprimorada, com a inclusão de áreas de lazer, entretenimento e gastronomia, além de eventos e atividades para toda a família.

7) Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento? 

O Shopping Campo Limpo está passando por uma grande obra de expansão e revitalização, ao longo dos últimos anos, foi feita uma reforma completa na praça de alimentação, banheiros, paisagismo e ambientação interna. Na expansão, prevista para inaugurar em outubro de 2023, receberemos outras grandes marcas importantes para o varejo nacional, como Renner, Soneda Perfumaria e Pernambucanas, sendo mais duas âncoras, duas megalojas e outros 42 pontos de venda satélites, totalizando 181 lojas e 83.138 m² de área construída. Além disso, a loja C&A será ampliada e inauguramos uma sala VIP do cinema, a única da região.

O projeto contempla também a modernização da fachada, além de um novo acesso urbanizado no Piso Campo Limpo. 

8) O que diria ao profissional que está chegando no universo do shopping center?

O universo de shopping é extremamente apaixonante e desafiador, o profissional que está começando deve aproveitar para vivenciar e participar ao máximo de tudo que o shopping pode proporcionar. É importante compreender a cultura e os valores do shopping center onde estará atuando. Isso irá ajudá-lo a se integrar melhor à equipe e entender como as coisas funcionam.

Para desempenhar bem o seu papel, é crucial entender como as operações funcionam. Isso inclui o gerenciamento de lojas, manutenção, segurança, marketing e outras áreas relacionadas.

O mundo dos shoppings está em constante mudança, com novas tendências e desafios surgindo o tempo todo. É necessário estar disposto a aprender e se adaptar às mudanças, para se manter atualizado e atender às necessidades do ramo e dos clientes.

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