SET/OUT 2023 – Edição 249 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programa Constelar entrevista Cecilia Ligiéro Magno, superintendente do Botafogo Praia Shopping

3 de outubro de 2023 | por Fotos Divulgação
  1. O que o fez se tornar um participante do Programa de Relacionamento Constelar?

O Botafogo Praia Shopping é parceiro da Abrasce há muitos anos. Estamos presentes em todas as pesquisas, eventos e encontros e essa troca de experiências e conhecimento é um benefício que torna esta parceria ainda mais relevante para nós. Essa é uma oportunidade de nos mantermos sempre antenados com o setor e tendências de mercado, o que nos permitiu vencer dois Prêmios Abrasce em 2021 e 2023. Agora queremos mais e estamos cada vez mais atentos para atender as expectativas dos clientes e do nosso negócio.

  1. Como o Programa Constelar tem contribuído com seus benefícios para o seu empreendimento?

A proximidade com a Abrasce é motivo de muito orgulho para o Botafogo Praia Shopping, por nos permitir ficar por dentro de todas as novidades e tendências do mercado sempre em primeira mão através dos conteúdos, eventos e feiras do setor.

  1. Conte um pouco sobre você! Como foi a sua trajetória no setor de Shopping Centers?

Sou jornalista de formação, com pós-graduação em Marketing e Gestão pela FGV e concluí recentemente um executive MBA na Fundação Dom Cabral. Comecei a trabalhar neste mercado em 2005, quando assumi a área de marketing do Shopping Grande Rio, administrado pela Aliansce na época, onde trabalhei por 4 anos. Em 2009 recebi um convite para assumir a gerência comercial dos Shoppings Rio Design (Barra e Leblon), administrados pela Ancar Ivanhoe. Estou aqui desde então e me tornei superintendente em 2013, e tenho muito orgulho de contar que fui promovida assim que voltei da licença maternidade das minhas gêmeas.

  1. Como está sendo o ano de 2023? Quais expectativas para 2024?

Para o Botafogo Praia Shopping o ano de 2023 está sendo espetacular, pois estamos concretizando o projeto de reposicionamento do empreendimento e os resultados estão demonstrando o quanto nossa estratégia foi acertada. Em 2022 assinamos 39 novos contratos, com operações fortes reforçando os pilares de varejo, gastronomia e bem-estar. E este ano não está sendo diferente, já inauguramos 19 lojas muito pedidas pelos clientes como Farm, Animale, Lizie, Garage, Outback, Mamma Jamma, Hatch, Jimmy Ogro, Werner Coiffeur, e ainda vem por aí uma Centauro 5.0, Buddha Spa e dois restaurantes, Oliva e Sardinha. Além disso, no final de 2022 inauguramos o Terraço Botafogo, um projeto que muito nos orgulha, pois, além de ter vencido 2 prêmios Abrasce, tem sido um sucesso de público e vendas desde sua inauguração. O Terraço conta com um bar do Brewteco na cobertura do shopping, patrocinado pela Heineken, com uma vista incrível para o Pão de Açúcar, se tornando um importante ponto de encontro da cidade.

Para concluir esta transformação do Botafogo Praia Shopping, em outubro deste ano, estamos finalizando as obras de abertura da fachada que, a partir de agora, terá um pano de vidro que permitirá que todos os andares possam contemplar a vista fascinante para a Baía de Guanabara e garantir aos visitantes o shopping center com a vista mais linda do Rio de Janeiro. Estamos vivendo um case único de transformação de um shopping: um mall que antes era fechado e inelástico, expande e se conecta com um patrimônio da humanidade, elevando a experiência dos consumidores e lojistas para um outro patamar.

O que esperamos para 2024? Queremos ganhar o Prêmio Abrasce pelo projeto da fachada. Acredito que será um ano de consolidação do posicionamento do Botafogo Praia como o principal hub de serviços, lojas, lazer e gastronomia da região com um atrativo único que é a vista para o Pão de Açúcar. 

  1. O que tem feito para estar alinhado aos constantes desafios e mudanças de um setor dinâmico, com consumidores que não abrem mão de um atendimento presencial de excelência?

Em primeiro lugar, entendo que para acompanhar a evolução do mercado precisamos nos manter constantemente atualizados sobre as principais tendências. Sou inquieta, não paro de estudar, participo de grupos de discussão sobre diversos temas, faço parte de um grupo de investidores anjo sempre com o objetivo de “colocar o nariz para fora d´água” para ver o que o mercado está falando e procuro aplicar esses novos conceitos no nosso negócio.

Além disso, na Ancar temos uma série de programas de inovação com o objetivo identificar problemas e dores e, utilizando as metodologias ágeis e grupos multidisciplinares, construímos soluções que agregam valor. Estamos constantemente pensando como podemos melhorar e evoluir.

Nossa estratégia tem como foco colocar o cliente no centro do negócio e, para isso, realizamos pesquisas e ouvimos o cliente constantemente. Nossas decisões não são baseadas naquilo que achamos ser melhor para o cliente, mas sim no que o cliente está nos pedindo para fazer.

  1. Quais foram os principais avanços que a companhia realizou de forma acelerada em decorrência da pandemia e que beneficiaram o negócio?

A Ancar está atenta à evolução do ambiente figital e tem investido no desenvolvimento de produtos digitais com o objetivo de facilitar a jornada do consumidor nos permitindo conhecer melhor as suas preferências, sendo cada vez mais assertivos nas soluções que oferecemos. Atualmente temos um aplicativo onde o cliente pode integrar a sua experiência física no empreendimento com a online, facilitando a sua experiência e podendo acessar cupons exclusivos, participar de eventos e promoções e ainda pagar o estacionamento com desconto, tudo isso evitando filas e qualquer barreira física. Além disso, temos a Ana, uma assistente virtual que usa a inteligência artificial para ajudar os clientes a resolver problemas e a tirar dúvidas. A Ana já é responsável por 98% dos atendimentos aos consumidores com alto nível de eficiência em seus atendimentos.

Valorizamos muito a proximidade com os lojistas, por isso, também criamos um app que torna a jornada do lojista muito mais simples. Através do Hub do Lojista eles têm liberdade para disponibilizar cupons para clientes, têm acesso à agenda de eventos para que possam se planejar, além da UAI Lojista (Universidade Ancar Invanhoe), com cursos de formação gratuitos para todas as equipes. Todas essas iniciativas fazem parte da estratégia de tornar o mall um espaço integrado e conectado para que os nossos parceiros e clientes tenham a melhor experiência possível, reduzindo atrito e facilitando a comunicação entre todas as partes

  1. Dentre todas as evoluções que o setor já passou ao longo do tempo o que você mais destacaria?

Acredito que esta transição da jornada figital do consumidor é um momento muito importante e que merece destaque. Sabemos que a experiência no shopping acontece no ambiente físico, por isso os eventos, encontros, espaços de descompressão e lazer estão sendo cada vez mais valorizados e relevantes em nossos shoppings. E o ambiente digital veio para tornar a jornada mais simples e prazerosa, reduzindo os atritos do mundo físico como fila no caixa para pagar estacionamento, tempo de espera para entrar nos restaurantes, além de trazer benefícios como descontos e brindes.

  1. Quais foram os últimos investimentos feitos no empreendimento?

Nos últimos 3 anos fizemos investimentos relevantes para a transformação do Botafogo Praia Shopping, pois precisamos legalizar e preparar a área da cobertura para construção do Terraço, estamos fazendo uma obra enorme para transformação da fachada em um pano de vidro e também investimos na reformulação do mix, reforma dos banheiros, espaços de convivência e iluminação do mall.

  1. Quantos empregos diretos e indiretos são gerados pelo ativo?

Estimamos que o empreendimento gere cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.

  1. O que diria ao profissional que está chegando no universo?

Este é um universo dinâmico e cativante. Eu acho que somos uma indústria muito privilegiada pois nosso objetivo principal é oferecer uma experiência única para milhões de pessoas que circulam pelos nossos empreendimentos. Fazemos parte de momentos especiais e inesquecíveis das pessoas, através de um ecossistema que está em constante movimento e evolução, o que não nos permite parar nem um minuto. Se você tem energia e gosta de gente, está no lugar certo!

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