JAN/FEV 2021 - Edição 233 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Abrasce lança e-book sobre Direito Digital para o setor de shoppings

15 de fevereiro de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Feito em parceria com o escritório L.O. Baptista Advogados, a publicação já está disponível para os associados no site da entidade

A Abrasce acompanha de perto a evolução da omnicanalidade que os shoppings e o varejo vêm passando nos últimos anos. Em 2020, houve uma aceleração das plataformas digitais e das vendas on-line. Alguns grupos estavam mais adiantados, mas todos tiveram que criar soluções em um curto espaço de tempo já que a pandemia forçou os consumidores a encontrarem caminhos alternativos de consumo. Diante disso, a entidade em parceria com o escritório L.O. Baptista Advogados lançou o Guia Abrasce 2021 – Direito Digital e Shopping Centers para que os associados tenham noções mais corretas sobre esse assunto.

Guia Abrasce 2021 Direito Digital e Shopping centers
Para definir todos os pontos que seriam abordados no e-book, foram feitas várias reuniões virtuais com o escritório L. O Baptista Advogados, o presidente Glauco Humai e o departamento jurídico da Abrasce

Projeto concretizado

Gisele Pimentel Abrasce fala sobre Direito Digital - Revista Shopping Centers
Gisele Pimentel, gerente jurídica e de compliance da Abrasce

De acordo com a gerente jurídica e de compliance da Abrasce, Gisele Pimentel, a entidade já vinha estudando fazer algo nesse formato, devido às mudanças do mercado consumidor.

“O ritmo dessas transformações foi acelerado pela crise sanitária. Além disso, com as restrições impostas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais, as vendas on-line deram um salto no mercado brasileiro. Os consumidores viram no comércio eletrônico um grande aliado diante do distanciamento social. Nesse momento, as dúvidas começaram a surgir. Então, decidimos elaborar esse material para orientar a atuação de nossos associados. Os principais questionamentos de gestores de shopping centers nortearam a elaboração do e-book, que aborda os principais aspectos jurídicos relativos às plataformas digitais”, explica Gisele.

Esther Jerussalmy Cunha, sócia da área de Inovação e Tecnologia do L. O Baptista Advogados, destaca que essa mudança de hábito aconteceu mesmo com quem tinha certa resistência em comprar em meios on-line e ressalta que os shoppings centers já vinham no caminho das tecnologias digitais e essa transformação só foi acelerada. “Por congregar shoppings de todo o Brasil e estar em uma posição de vanguarda, nada mais natural do que a Abrasce propiciar os conceitos ligados a tudo o que se relaciona com comércio digital. No material, são abordados desde as ferramentas e meios de pagamento até aspectos sobre tributação e Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma Esther.

Parceria

Esther Jerussalmy Cunha L.O. Batista Advogados - Revista Shopping Centers
Esther Jerussalmy Cunha, sócia da área de Inovação e Tecnologia do L. O. Baptista Advogados

Após promover um webinar no primeiro semestre de 2020 sobre a LGPD, a Abrasce em conjunto com o escritório L. O. Baptista Advogados percebeu que havia uma demanda além da privacidade de dados. “Desde o webinar, tenho acompanhado outras entregas na área de Inovação e Tecnologia do escritório. Era um desejo nosso trazer essa excelência técnica e visão estratégica para os nossos associados”, relembra Gisele.

Com linguagem simples e objetiva, o e-book sobre Direito Digital facilita o entendimento de qualquer colaborador que atue no setor de shopping centers. “Buscamos aproximar os leitores e, para que possam se familiarizar, inclusive, com termos utilizados na indústria do comércio digital e se sintam participando desse processo de inovação e com as tecnologias digitais”, diz Esther.

“É um guia rápido para que os shoppings possam fazer o gerenciamento digital de suas atividades comerciais, relacionando-se com o público e os parceiros. Tudo isso em conformidade com as leis e os regulamentos relevantes do marco legal digital”, complementa a gerente jurídica.

Os shoppings individuais também devem se beneficiar da publicação já que poderão conhecer melhor sobre o assunto. Esther acredita que o Guia possibilita uma decisão mais informada se querem ou não fazer esse movimento, pois as realidades de cada região são bem diferentes.

“Muitos associados da Abrasce são shoppings individuais e, muitas vezes, não possuem um time focado para tratar de cada tema. Com certeza, a publicação será um grande aliado nessa transformação”, concorda Gisele.

Onde encontrar

O Guia Abrasce 2021 – Direito Digital e Shopping Centers está disponível gratuitamente para os associados. Para ter acesso, basta entrar na área restrita do site da Abrasce, acessar seu login e fazer o download.

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