"Em setembro, a Abrasce completará 45 anos de história. Desde nossa fundação, trabalhamos pelo desenvolvimento e, mais que isso, pelo fortalecimento dos shopping centers em todo o Brasil."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE
CONHEÇA ALGUNS EMPREENDIMENTOS
QUE INVESTEM EM ENERGIA SOLAR
FOTOVOLTAICA
O uso de energia solar fotovoltaica vem crescendo no Brasil a cada ano e já trouxe mais de R$ 38,2 bilhões em novos investimentos privados. Desde 2012, são de 7,4 GW de potência operacional gerados. Minas Gerais é o estado que concentra a maior produção, segundo dados divulgados em janeiro pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Com a maioria do portfólio no Paraná e em Santa Catarina, o Grupo Tacla mostra o quanto é vantajoso investir em energia solar fotovoltaica. A primeira implantação de uma usina solar foi no Porto Belo Outlet Premium em 2017, atendendo 100% do consumo comum do empreendimento.
Resiliência é uma palavra que sempre definiu o setor de shopping centers brasileiro ao longo de mais de 50 anos de história e desde o início da crise sanitária passou a ser ainda mais indubitável no dia a dia dos equipamentos de todo o país. O setor se adaptou rapidamente e conseguiu se organizar de uma forma muito coordenada para a retomada.
Para trazer um panorama do ano passado, a Abrasce divulgou recentemente o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2019-2020, que já está disponível aos associados no site da entidade.
"É importante frisar que nenhum shopping center foi fechado em 2020. Além disso, essas sete inaugurações durante uma pandemia demonstram a força do setor e o quanto é confiável para investimentos"
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE DA ABRASCE
Com 25 anos no setor, a Terral Shopping Centers possui mais da metade de seu portfólio em cidades do interior de médio porte. Sua estratégia sempre foi projetar empreendimentos inteligentes com custos reduzidos e soluções inovadoras. Com a pandemia, acelerou a transformação digital e lançará um marketplace em parceria com Lumine ainda no primeiro trimestre.
Além disso, tem duas expansões previstas para 2021, continua com planos de revitalização e modernização dos empreendimentos e também tem aprovado o projeto de um greenfield.
O estado de São Paulo ganhou dois novos outlets em 2020, um em Guarulhos e outro na cidade de Mogi das Cruzes. Desde a abertura do primeiro outlet do Brasil em 2009, o segmento segue em expansão. Atualmente, são 15 empreendimentos no país. Os descontos acima de 70% são o grande atrativo.
O Smart Outlets, inaugurado em setembro do ano passado, trouxe também um conceito diferenciado. “Além de ser um centro de compras, é um complexo de entretenimento, oferecendo uma experiência 360 ao cliente, baseada em estudos feitos em outros mercados”, diz a superintendente Estefania Barbosa.
ESTEFANIA BARBOSA
SUPERINTENDENTE DO SMART OUTLETS
No início eram apenas as farmácias. Já nos últimos anos, laboratórios e clínicas médicas e odontológicas passaram a agregar o mix dos shoppings com mais intensidade. Muitos clientes escolhem se consultar e realizar exames nesses locais pela conveniência, o que acaba trazendo mais fluxo para o mall e ainda fidelizando os consumidores. Com dizia o velho ditado, saúde em primeiro lugar! E essas operações também vão ganhando o espaço de âncoras em muitos shoppings no Brasil.
Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.