Protocolo da Abrasce garante Natal mágico com saúde e segurança
Medidas indicadas pela entidade para a data mais importante do varejo visam proteger a população
Jogo sem torcida, cine drive-in, aniversário sem a presença de convidados, restaurante sem a família reunida no almoço de domingo, festa de réveillon cancelada… 2020 é diferente e desafiador. Pensando no Natal mais seguro, a data mais importante do varejo também exigiu mudanças e adaptações de shoppings de todo o país diante da crise sanitária para preservar a saúde de todos.
Até o ano passado, as decorações natalinas contavam cada vez mais com espaços cheios de experiências física, sensorial e tecnológica. Não havia limites para explorar a experiência, o toque e a interatividade. Mas tudo isso foi revisto diante da crise sanitária e as equipes de criação precisaram inovar para não causar aglomeração e manter o distanciamento social.
Atendendo a demanda de seus associados, a Abrasce criou um protocolo especialmente para o Natal em shopping centers. “Entendemos que, mesmo que tenhamos uma vacina, vamos ter um final e início de ano bem delicados. Por outro lado, há uma grande expectativa do varejo em recuperar parte das perdas de 2020. Com isso, elaboramos esse protocolo de Natal com a interlocução dos grupos empreendedores e da consultoria do Sírio-Libanês”, relata Mônica Vianna, gerente de relacionamento e insights da Abrasce.
A gerente ressalta que, assim como nos demais protocolos da Abrasce, esse também deve respeitar os decretos estaduais e municipais. “O protocolo nacional da entidade já estabelece diversas medidas que ainda precisam ser seguidas com vigor. É necessário que os shoppings também tomem os devidos cuidados com seus fornecedores. Uso de máscara, higienização das mãos e muita comunicação continuam sendo essenciais.”
Um resumo das orientações
Decoração e atrações
Recomenda-se que seja muito mais contemplativa do que interativa, respeitando os protocolos de higienização e segurança.
Caso haja a necessidade do toque, o material decorativo ou da atração deve ser de fácil higienização e limpeza.
Em brinquedos em que não há contato direto, como trenzinho, carrossel e roda-gigante, desde que liberados conforme decretos locais, o distanciamento social deve ser mantido.
Não é indicado o uso de brinquedões, escorregadores, piscinas de bolinha, atividades de realidade virtual com o uso de óculos. Tudo que exija contato direto deve ser evitado.
Corais, espetáculos, apresentações de dança e shows podem gerar aglomeração. Então, devem acontecer apenas de forma virtual.
Selfies
O registro fotográfico muito comum nos malls de todo o país neste período deve ser pelo celular do próprio cliente e o retrato deve ser tirado por ele ou por quem estiver acompanhando-o.
Chegada do Papai Noel
A Abrasce não recomenda ainda as tradicionais aberturas de Natal para garantir a segurança e evitar um fluxo intenso de visitantes. Caso seja realizado, o distanciamento social deve ser respeitado.
Papai Noel
O bom velhinho faz parte do grupo de risco e substituí-lo por um ator mais jovem também não é indicado, já que ninguém está livre de ser infectado pelo novo coronavírus. A figura do Papai Noel deve aparecer de forma lúdica, criativa e virtual.
Campanhas promocionais
Houve uma aceleração de plataformas digitais em shoppings de todo o país. Com isso, o cadastro em campanhas promocionais pode ser feito de forma on-line em sites e aplicativos sem a necessidade do cliente pegar filas. Nos balcões de atendimento presente nos malls, é necessário prever o distanciamento social.
Confira o protocolo de Natal aqui.
Presente de Natal
O Natal é uma data muito aguardada não apenas pelo comércio, mas pelos brasileiros de forma geral. Mônica destaca que o Protocolo de Natal Seguro é uma ferramenta para proteger e garantir a segurança daqueles que procuram os shoppings nesta época do ano, seja para suas compras ou para uma experiência com a família.
“Esta é uma época esperada o ano todo, principalmente pelas crianças. Não queremos, de forma alguma, restringir a alegria e a magia da data. Os empreendimentos do país sempre surpreendem com sua criatividade para encantar o público e esse ano, mesmo com restrições, não será diferente”, finaliza.
Para a gerente de relacionamento, os shoppings brasileiros estão preparados para receber o público com segurança e sem perder o espírito natalino.