O grande reencontro do setor de shopping centers
De 22 a 24 de junho, acontecem, simultaneamente, o 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, a Exposhopping e o Prêmio Abrasce 2022, no Expo Center Norte, na capital paulista
Serão três dias de imersão com muitas novidades, conteúdo e network. E este ano traz mais novidades: o 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, a Exposhopping e o Prêmio Abrasce 2022 vão acontecer de maneira integrada e concomitante à Franchising Expo e à ABF Week, após uma parceria inédita entre a Abrasce e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Os eventos são um momento muito aguardado pelos players do mercado e a Abrasce trabalha intensamente para que esses três dias sejam um marco para todos os presentes – expositores, palestrantes e visitantes. Desde o início da pandemia, a entidade orquestrou a retomada para que os shoppings recebessem clientes e colaboradores com segurança e o mesmo se aplica agora, já que todas as regulamentações e decretos locais com protocolos sanitários rigorosos serão seguidos durante os eventos.
Segundo Glauco Humai, presidente da Abrasce, a parceria com a ABF trará uma sinergia entre os setores.
“A interação entre as feiras vai gerar novas oportunidades, fortalecendo os dois segmentos e acelerando os negócios. Quem investe no franchising poderá entender os inúmeros benefícios que os shoppings oferecem na hora de decidir pelo ponto de venda. Por outro lado, os players do setor de shoppings poderão ampliar o mix dos malls com novas operações”, afirma Glauco Humai.
Evolução constante
Será ainda uma ocasião para colocar em prática estratégias essenciais para retomar o crescimento. “Os shopping centers mostraram resiliência, criatividade e uma enorme capacidade de inovação durante a maior crise da história do setor. O 17º Congresso Internacional de Shopping Centers vem evidenciar justamente a transformação e a evolução vividas neste período tão desafiador, que servem, inclusive, de inspiração para outros setores. Estamos extremamente felizes com o retorno presencial do Congresso e para viver essa experiência no mundo físico, teremos grandes debates e contaremos com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional. Haverá muitas análises, tendências e inovações deste período, sem deixar de olhar também para o futuro”, diz Humai.
De acordo com Gabriella Oliveira, gerente de Planejamento e Operações da Abrasce, o primeiro dia do 17º Congresso Internacional de Shopping Centers será marcado por painéis sobre as tendências do Brasil e do mundo, a evolução das mídias sociais e do novo marketing como estratégias de negócios e os bastidores dos megaeventos com grandes cases.
“O segundo dia será dedicado para uma análise do comportamento humano e de temas relevantes, como diversidade e pluralidade, por exemplo, além da apresentação do keynote speaker.
No encerramento, teremos o nosso tradicional painel sobre política e economia. Jornalistas renomados farão uma análise do cenário do Brasil diante das eleições de 2022”, conta Gabriella.
As palestras acontecerão de 22 a 24 de junho, das 9h00 às 13h30. A programação completa do 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, já com os nomes de todos os palestrantes, será divulgada pelos canais oficiais da entidade e pelo site congresso.abrasce.com.br, onde os ingressos também já estão disponíveis para compra. O público estimado é de 600 pessoas, então, é recomendado que já garanta sua participação.
Exposhopping
A feira terá entrada gratuita e já possível fazer um pré-cadastro pelo site do 17º Congresso. A inscrição antecipada permite a impressão da credencial de forma rápida e prática pelos totens de autoatendimento do evento. Das 12h00 às 21h00, o público poderá visitar mais de 100 estandes de grupos empreendedores, shoppings individuais e fornecedores de produtos e serviços.
“Nosso mercado está com uma grande expectativa para esta experiência presencial.
Além trazer as novidades dos expositores e oferecer um panorama de como o setor se transformou e evoluiu nos últimos dois anos, a feira fomentará negócios e proporcionará muito network. A estimativa é receber 12 mil visitantes nos três dias da feira”, relata Kely Vasconcellos, gerente de Novos Negócios e Parcerias da Abrasce.
A Exposhopping 2022 reserva ainda uma área de 700 m2 destinada à inovação, o que engloba arquitetura e infraestrutura física dos shoppings, práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), startups e muito mais. “Nesse grande espaço, o público poderá vivenciar diversas experiências como se estivesse dentro de um shopping center”, revela Kely.
Até a primeira quinzena de janeiro, mais de 50% dos estandes já tinham sido negociados, inclusive, com confirmação de 20 grupos empreendedores.
“A comercialização vai até abril, mas sujeita à disponibilidade. Com a retomada dos eventos presenciais, a demanda está alta e é importante que todos se antecipem”, enfatiza Kely.
A Universidade Abrasce também terá um espaço especial na Exposhopping e contará com um pequeno auditório, onde serão ministradas palestras com até 30 minutos de duração. “Diferentemente da plenária principal do Congresso, em que temos cases inspiradores, o objetivo é que o espaço da Universidade Abrasce traga conteúdos mais táticos, práticos e operacionais, apresentando tendências e dando insights”, detalha Gabriella. No grande espaço de inovação, a Abrasce também prevê oferecer conteúdo sobre temas específicos. Tudo pensado para uma imersão que mescla conhecimento, estratégia e negócios.
Para o público vivenciar tudo isso com ainda mais conforto, a entidade levará a experiência dos festivais gastronômicos para o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. Chefs renomados vão trazer pratos da alta gastronomia em menu degustação com preços acessíveis.
A maior premiação do setor
Após uma edição virtual no ano passado, o Prêmio Abrasce 2022 volta ao formato presencial. A cerimônia acontecerá em 22 de junho a partir das 19h30 com a presença dos finalistas e convidados.
“É uma edição que pede uma noite especial pelo encontro entre o setor e pelo reconhecimento de cases, que inspiram uns aos outros, não só para quem está subindo ao palco, mas todos os finalistas. Estamos realmente com o coração pulsando e os olhos brilhando por esse momento, que marca a oportunidade de estarmos fisicamente reconhecendo aqueles que fazem a diferença”, destaca Gabriella.
As inscrições abrem em breve, junto com o anúncio das categorias e das regras para a edição 2022. “No ano passado, apenas quatro categorias – algumas que já existiam e outras novas. Para essa edição, serão mais opções para inscrição dos cases e novidades bem bacanas. Estamos direcionando esforços para fazer com que o Prêmio Abrasce 2022 seja ainda mais surpreendente”, finaliza a gerente de Planejamento e Operações.