Durante todo o ano, mas, especialmente no período de festas, o setor se movimenta para arrecadação de alimentos não perecíveis e doações em dinheiro seja para instituições parcerias ou para programas próprios de ação social
Durante todo o ano, mas, especialmente no período de festas, o setor se movimenta para arrecadação de alimentos não perecíveis e doações em dinheiro seja para instituições parcerias ou para programas próprios de ação social.
A pesquisa 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil indica que 58,7% da população convive com a insegurança alimentar em algum grau. Para contribuir no combate à fome, a sociedade, as empresas e o poder público organizam ações sociais que atendem essa parcela da população. Sempre comprometidos com as dores sociais em nível nacional e no seu entorno, os shopping centers também se engajam em diversas campanhas, além de criarem suas próprias ações. A seguir, vamos conhecer algumas delas.
Engajamento genuíno
A Ancar Ivanhoe, uma das maiores companhias do setor, possui um compromisso muito forte com as comunidades onde está inserida. Anualmente, realiza o Natal Sem Fome, em parceria com a Ação Cidadania. Em sua sexta edição, a campanha teve início em 5 de novembro e os consumidores que passarem por qualquer um dos empreendimentos da rede podem contribuir e participar do movimento de arrecadação de alimentos não perecíveis e de doação em dinheiro. “Nossa estratégia é aproveitar este momento de solidariedade do Natal para sensibilizar e engajar clientes, lojistas e parceiros nesta causa. E temos o maior orgulho de termos sido os responsáveis por 7% das doações totais da edição de 2021. Para 2022, estamos uma meta maior e esperamos arrecadar mais de 177 toneladas de alimentos”, ressalta Caroline Pereira, líder de marketing da Ancar Ivanhoe.
Nos últimos três anos, apenas com a mobilização do Natal Sem Fome, a Ancar Ivanhoe arrecadou mais de 450 toneladas de alimentos.
“Acreditamos no poder que cada shopping tem de ser um instrumento de desenvolvimento social e assumimos, desde a nossa fundação, o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades que recebem nossos empreendimentos. E esse olhar para todo o ecossistema é uma prática que faz parte da nossa essência, são valores que vieram da família Carvalho e são perpetuados diariamente em nossos shoppings”, diz.
Na hora de definir a instituição, a Ancar sempre é criteriosa. “A escolha é feita com muito cuidado, envolvendo as áreas de Compliance e ESG da companhia para garantir a transparência e isonomia dos nossos processos. Buscamos parceiros que possuam processos transparentes e com diretrizes sociais alinhadas à estratégia da empresa.”
Trabalho consolidado
Há décadas que o Grupo JCPM tem um compromisso social com as comunidades do entorno onde os sete shoppings estão inseridos. A trajetória é realmente inspiradora e transformadora. As iniciativas do Instituto JCMP de Compromisso Social têm mudado a vida de milhares de jovens em quatro estados – Pernambuco, Ceará, Bahia e Sergipe -, ao desenvolver o potencial intelectual e profissional de cada um dos integrantes dos programas.
Na pandemia, a companhia contribuiu ainda para atender à demanda mais emergencial do momento que era a distribuição de alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Durante o período mais complexo da crise, fizemos uma mudança de planejamento do nosso trabalho no Instituto JCPM, cuja matriz é atuar em educação e nos voltamos para apoio ao combate à fome. Doamos entre os dois anos, 2020 e 2021, 50,3 mil cestas básicas em quatro cidades onde atuamos”, comenta Lucia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM.
Todos Por Um
A Gazit Brasil, unidade de negócios da multinacional israelense que atua na administração, na construção e no desenvolvimento de shoppings centers em 14 países, preza pelas boas práticas de governança corporativa e está sempre atenta aos valores ambientais, sociais e às necessidades das comunidades em que atua. No Brasil, a companhia responde pela operação de seis ativos – Morumbi Town, Light, Top Center, Mais, Internacional Guarulhos e Prado Boulevard –, além de ser acionista nos shoppings Cidade Jardim e Eldorado. A companhia faz ações contínuas de arrecadação de alimentos não perecíveis atreladas a companhas de solidariedade e promocionais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal.
Em 2022, a Gazit Brasil já arrecadou mais de 6 toneladas de alimentos que foram doadas para parceiros como a Fundação Abrinq e o Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, entre outros. A expectativa é chegar a 10 toneladas até o final do ano. A companhia também atua localmente com ONGs do entorno do shopping de acordo com o perfil e necessidade no momento de cada uma.
“O investimento em ações sociais e ambientais é uma constante. Temos, inclusive, um selo, o ‘Todos Por Um’, que conecta as iniciativas dos shoppings do grupo. Apoiamos uma série de projetos e instituições que fazem trabalhos com impacto e estimulamos nossos parceiros, fornecedores e clientes a participarem e acompanharem os resultados. Acreditamos que pequenos movimentos geram grandes resultados coletivamente. Mais do que isso, prezamos pelo papel social dos shoppings nos municípios em que estão inseridos”, diz Luiz Milanello, superintendente de Negócios da Gazit Brasil.
Multiplicando o Bem
O Mesa Sesc Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício e conta com mais de 3 mil parceiros em todo o país. Em setembro, a Multiplan foi uma das homenageadas no encontro de parceiros do projeto Mesa Brasil SESC RJ. Apenas os shoppings Multiplan do Rio de Janeiro – BarraShopping, NewYorkCityCenter, VillageMall, ParkShoppingCampoGrande e ParkJacarepaguá – arrecadaram mais de 40 toneladas de alimentos não perecíveis para o programa a partir das ações coordenadas desde 2019.
Além disso, no ano passado, os empreendimentos Multiplan promoveram o Natal Solidário, que, entre as diversas iniciativas, contou com arrecadação de alimentos. No total, foram cinco toneladas destinadas a nove instituições. Ainda no Natal de 2021, foram arrecadados R$ 100 mil por meio da ação de cadastro de notas fiscais da promoção natalina do MorumbiShopping, ShoppingVilaOlímpia, ShoppingAnáliaFranco, ParkShoppingSãoCaetano e JundiaíShopping. O valor foi destinado para a ONG G-10 Favelas e os Fundos Sociais de Solidariedade de São Caetano do Sul e de Jundiaí.