PALAVRA_DO PRESIDENTE

Visão à frente do
nosso tempo

“Essa é a nossa última edição de 2022. Já é com nostalgia que olhamos para este ano que foi surpreendente para nosso setor. Tivemos a volta dos nossos eventos presenciais com recorde de público em todos eles, também nos reencontramos em nossa tradicional agenda com os associados, inovamos com encontros inéditos, como os recentes de Outlets e o 1º Encontro de Membros do Constelar. Lançamos publicações e estudos, como o Boletim de Tendências e Oportunidades e o Plano de Mix, e fizemos dezenas de estudos de mercado para as principais datas do ano.”

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lojas-conceito
Muito além da venda

Marcas somam experiências nas operações de shopping, colocam o cliente no centro e ampliam fidelização e conversão

Se existe uma certeza para o varejo é a de que o mercado se reinventa constantemente. Isso acontece porque o comportamento do consumidor muda e segue essa evolução – e ainda surpreende quem visita as lojas, colocando o cliente no centro do negócio. De olho neste movimento, algumas marcas têm apostado em lojas-conceito que já inserem, inclusive, outros serviços nesse ambiente. De espaços para jogos e cafés e até áreas dedicadas a intervenções artísticas. Tudo para transformar a jornada numa experiência imersiva na cultura e no DNA das marcas. Confira o que algumas brands têm feito para surpreender o consumidor.

CAPA_LIFE CENTERS

A força do conceito life center

Compras, serviços, hotelaria, saúde, lazer, corporativo. Os empreendimentos ampliam sua esfera de atuação e se transformam em verdadeiros complexos multiúso

O conceito life center ganha força no mercado de shopping centers e já vem sendo aplicado em greenfields que estão sendo planejados, com obras em andamento ou mesmo já em funcionamento. Essa relevância do uso misto atende à evolução crescente do comportamento do consumidor e ao interesse dos investidores e dos desenvolvedores. Os complexos multiúsos reúnem varejo, serviços, saúde, hospedagem, residencial e até lazer integrado à natureza, o que facilita o dia a dia dos visitantes.

São vários aspectos que têm levado a busca por esse investimento por parte do setor de shopping centers, que, há tempos observa estrategicamente o setor imobiliário. Segundo Fabio Aurichio, diretor da Acia Arquitetos e sócio do estúdio espanhol L35 Arquitetos no Brasil, os terrenos urbanos estão sendo requalificados com o objetivo de ampliar o potencial construtivo e os shoppings, quando bem localizados, começam a fazer estudos de viabilidade para entender isso.

“Existe uma dinâmica urbanística que leva esses endereços comerciais a se tornarem polos de centralidade urbana e, com isso, há a tendência de se fazer outros usos, cabendo tudo: serviços, moradia, escritórios”, explica.

Fabio Aurichio, diretor da Acia Arquitetos e sócio do estúdio espanhol L35 Arquitetos no Brasil

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Glauco Humai faz um panorama do setor e antecipa novidades 2023

Sob a revelação de que o shopping brasileiro virou referência global, o presidente da abrasce destaca a evolução do mercado e fala sobre como os empreendimentos hoje vão muito além do conceito de centro de compras

“Eventos e experiências agora são parte do mix dos shoppings brasileiros, que, cada vez mais, têm se firmado como referência para o setor no mundo”. A afirmação é de Glauco Humai, presidente da Abrasce, que também destaca o lançamento do novo Plano de Mix 2022/2023, uma nova publicação atualizada com o cenário pós-pandêmico. Não ao acaso, o estudo mostra que depois de tanto tempo de isolamento, o público quer experienciar os espaços sociais com encontros e experiências inovadoras. Em entrevista exclusiva para a Revista Shopping Centers, Humai fala sobre estes pontos, avalia o ano de 2022, destaca o papel democrático dos empreendimentos e dá perspectivas otimistas para 2023.

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A agenda 2023 para os shoppings

Um panorama da programação de eventos e cursos da Abrasce para o próximo ano. Anote e programe-se para participar do calendário

Após um ano de retomada dos eventos presenciais com recorde de público, a Abrasce já organizou a programação de 2023 com uma agenda ainda mais intensa para superar a expectativa dos participantes, expositores e patrocinadores. O primeiro destino será Nova York, nos Estados Unidos, onde acontece a edição anual da National Retail Federation (NRF), de 14 a 17 de janeiro. A Abrasce já está preparando o 5º Coquetel Retail Group para receber as delegações brasileiras da FFX, BTR-Varese e Varejo180. Estima-se a presença de 300 convidados na noite de 16 de janeiro, no 230 Fifth, um luxuoso bar num rooftop de tirar o fôlego. O objetivo é promover muito networking e, claro, confraternizar. Há ainda tempo para quem deseja patrocinar o evento, que é fechado para convidados.

Os encontros com os associados também ganham um ritmo mais acelerado em 2023, comparando-se ao período pré-pandemia. A previsão é a de realizar 29 encontros, contemplando os 26 estados mais o Distrito Federal e dividindo o estado de São Paulo em capital, litoral e interior. Em 2022, a retomada se deu de forma gradual no segundo semestre com cinco encontros realizados, um em cada região do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No início do ano, também serão definidos os coordenadores estaduais pela Abrasce, que ficarão no cargo por dois anos.

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Grupo AMMalls investe em greenfields

com a perspectiva de entregar 200 mil m2 de ABL nos próximos cinco anos. O CEO da companhia, Antonio Mamede, fala sobre novos projetos e sua trajetória no setor de shoppings

Com 27 anos de existência, o Grupo AMMalls, comandado por Antonio Mamede, fundador e CEO, atua no planejamento, desenvolvimento, administração comercialização de shopping centers. Com a vasta experiência acumulada, o executivo mantém um relacionamento estreito com vários empreendedores, players do varejo e prestadores de serviço. O fato de ter atuado ativamente como executivo em empresas administradoras e empreendedoras de shoppings, fez com que Mamede tivesse um amplo conhecimento do negócio em diferentes regiões do país, o que contribui para que o Grupo AMMalls tenha um olhar amplo e diferenciado.

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