NOV/DEZ 2022 - Edição 244 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

A agenda 2023 para os shoppings

9 de dezembro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos Divulgação
Um panorama da programação de eventos e cursos da Abrasce para o próximo ano. Anote e programe-se para participar do calendário

Após um ano de retomada dos eventos presenciais com recorde de público, a Abrasce já organizou a programação de 2023 com uma agenda ainda mais intensa para superar a expectativa dos participantes, expositores e patrocinadores. 

O primeiro destino será Nova York, nos Estados Unidos, onde acontece a edição anual da National Retail Federation (NRF), de 14 a 17 de janeiro. A Abrasce já está preparando o 5º Coquetel Retail Group para receber as delegações brasileiras da FFX, BTR-Varese e Varejo180. Estima-se a presença de 300 pessoas na noite de 16 de janeiro, no 230 Fifth, um luxuoso bar num rooftop de tirar o fôlego. O objetivo é promover muito networking e, claro, confraternizar. Há ainda tempo para quem deseja patrocinar o evento fechado para convidados. 

Os encontros com os associados também ganham um ritmo mais acelerado em 2023 comparando-se ao período pré-pandemia. A previsão é a de realizar 29 encontros, contemplando os 26 estados mais o Distrito Federal e dividindo o estado de São Paulo em capital, litoral e interior. Em 2022, a retomada se deu de forma gradual no segundo semestre com cinco encontros realizados, um em cada região do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No início do ano, também serão definidos os coordenadores estaduais pela Abrasce, que ficarão no cargo por dois anos.

Com esses encontros, a Abrasce demonstra sua proximidade com os 419 shoppings associados, fortalece o relacionamento e promove a conexão entre eles. “Quando a associação exerce esse papel, criamos esse vínculo entre as pessoas físicas, que estão em empreendimentos diferentes, mas vivem situações muito parecidas. Além dessa troca, levamos conteúdo, o que gera a oportunidade de terem uma visão do que está acontecendo no mercado”, diz Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce. Cada encontro é personalizado levando em consideração a composição do grupo e a região do país tendo, inclusive, discussões de temas jurídicos locais e nacionais de interesse comum, por exemplo.

Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce

No primeiro semestre, o tradicional Curso de Gestão de Shopping Centers também volta a acontecer em dois níveis, um para iniciantes e outro para quem já detém um conhecimento amplo do setor. A duração prevista é de uma semana e as vagas são limitadas. Em breve, a entidade confirmará da data que, a princípio deve ocorrer em abril, e trará a grade completa com todos os assuntos a serem tratados e com os nomes do corpo docente. Então, acompanhe porque as inscrições devem ser abertas já nos primeiros meses do ano.

De acordo com Gabriella Oliveira, gerente de Planejamento e Operações da Abrasce, o corpo docente, formado por especialistas do setor, tem o objetivo de fomentar diversos debates e promover muita troca de conteúdo e informação. “O curso está sendo atualizado e trará assuntos que são demandados pelo setor como operação, estratégias de marketing, por exemplo, mas também as principais tendências da atualidade, como inovação, ESG (Environmental, Social and Governance) e digitalização”, afirma.

Gabriella Oliveira, gerente de Planejamento e Operações da Abrasce

Entre 27 e 28 de abril, acontecerá o primeiro Congresso da CLICC (Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales) em Cartagena, na Colômbia. O encontro trará reflexões sobre os desafios e as oportunidades da indústria na América Latina. Por ser uma das integrantes, a Abrasce estará presente nesse marco inédito, inclusive, enviando representantes para compor o time de painelistas. A agenda da CLICC, fundada em 2022, também se intensificará no decorrer de 2023 e já prevê a Experiência Disney, em Orlando, nos Estados Unidos. Mais informações serão divulgadas nos canais oficiais da Abrasce também. 

Outros eventos que não puderam ocorrer nos últimos anos por conta da pandemia também voltarão em 2023 com uma alta expectativa de público. Um deles é o Enasuper – Encontro Nacional de Superintendentes –, que reúne profissionais de shoppings associados em busca de inovação, conteúdo e experiência. Acontecerá entre 27 e 28 de junho no Golden Hall, em São Paulo. “A expectativa de público é de 600 pessoas, grupo, em sua maioria, formado pelos superintendentes dos mais de 400 shoppings associados, além de expositores e patrocinadores”, diz Kely Vasconcellos, gerente de Novos Negócios e Parcerias da Abrasce. Além de palestras, o Enasuper sempre promove uma série de experiências e muito networking. 

Na noite de 26 de junho, haverá o Prêmio Abrasce 2023 e as inscrições deverão começar ainda no primeiro trimestre. Como todos os anos, as categorias são revistadas, mas não estão previstas grandes mudanças em relação a 2022. Então, os associados já podem estudar os cases mais interessantes para participar da próxima edição do intitulado Oscar do setor.

Para o segundo semestre, o tão aguardado Seminário de Segurança e Operações já têm data e local. O evento bianual acontecerá no WTC, na capital paulista, nos dias 4 e 5 de outubro e também está prevista a realização de um Simulado. Os Comitês de Segurança e de Operações da Abrasce ajudam a compor a grade do evento com assuntos relevantes e atuais. “A Abrasce tem esse papel de fazer a interface entre os diversos grupos empreendedores e os shoppings individuais para fomentar discussões e pontos que envolvam a operação e a segurança de nossos equipamentos”, diz Gabriella.

Kely Vasconcellos, gerente de Novos Negócios e Parcerias da Abrasce

Após o sucesso do Encontro com o Comitê de Outlets em 2022, a associação pretende repetir esse momento no ano que vem. Na primeira edição, o grupo se reuniu na sede da Abrasce, onde houve muita troca de conteúdo, e depois, seguiu para um almoço no Pobre Juan, no Catarina Outlet Premium, onde foi realizada uma visita técnica às obras de expansão. No retorno à capital, o networking continuou em um happy hour no Fahrenheit, no JK Iguatemi. 

O Curso de Aspectos Jurídicos e o Seminário Jurídico também estão programados para ocorrer no segundo semestre. Como possui alta demanda, a Abrasce tem o desafio de superar o sucesso de 2022. 

Kely reforça que o interesse dos expositores, participantes e patrocinadores deve se repetir. “Esse ano foi muito gratificante porque tivemos retomada dos eventos presenciais. O público estava ávido pelo networking e olho no olho. Com isso, tivemos uma adesão muito grande quase sem abstenção, com lotação máxima. E agora todos já podem se programar porque 2023 terá muitos eventos”, fala.

Os reencontros do setor em 2022 foram marcados por muita alegria, celebrando a evolução do mercado e com uma troca riquíssima de conteúdo. E baseando-se na alta adesão e feedback dos associados, a Abrasce tem a missão de superar o número de participantes e continuar criando momentos marcantes, sempre com olhar para os três pilares de atuação: defesa do setor, inteligência de mercado e provedor de soluções. “Quem vivencia essas experiências e ainda não é associado consegue tangibilizar o papel da Abrasce e isso também, consequentemente, gera mais filiações”, destaca Mônica. 

Gabriella relata que a Abrasce seguirá mostrando como o setor evoluiu com a pandemia. “A demanda reprimida de eventos que voltarão a acontecer em 2023 traz uma expectativa positiva tanto relacionada ao público quanto aos temas que precisam ser discutidos e compartilhados. Temos moldado tudo com muito capricho para cada vez mais inovar, já que isso está presente nosso DNA. Desde o coquetel em Nova York até o evento que fechará o ano, vamos surpreender os nossos associados, trazer uma reciclagem e um networking interessante e fomentar discussões e boas práticas”, explica.

Quem se interessar em expor ou patrocinar qualquer um dos eventos deve se organizar. “As vagas são limitadas, então, é preciso se antecipar. São várias possibilidades de cotas de patrocínio. Por isso, reserve seu budget e converse com a equipe de Novos Negócios e Parcerias”, recomenda Kely.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: