NOV/DEZ 2022 - Edição 244 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

No ano comemorativo de 70 anos, Bob’s segue em franca expansão com a abertura de 130 lojas

9 de dezembro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos Divulgação
O plano é chegar a 2 mil pontos de venda em cinco anos. Para isso, a marca tem estratégia focada em cidades com mais 80 mil habitantes

Fundado no bairro de Copacabana em 1952, Bob’s chega aos 70 anos com muitos motivos para comemorar, especialmente depois de dois anos tão desafiadores. A rede de fast-food genuinamente brasileira atua no mercado de franchising há 38 anos e, atualmente, ultrapassou 1 mil pontos de venda no país. Voltou a expandir fortemente, com a meta de atingir a abertura de 130 novas operações em 2022. 

“Esperamos fechar com um faturamento de R$ 1,3 bilhão, sendo que 7% do total correspondem a novos negócios. No ano passado, o faturamento foi de R$ 1,1 bilhão. Está sendo um ano positivo, pois crescemos acima de dois dígitos em 2019. Logicamente, devido ao cenário econômico brasileiro, a guerra na Ucrânia, entre outros fatores, há desafios no pós-pandemia”, diz Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob’s.
Operação com conceito Conecta

Do total de operações, metade está em shopping centers e apenas 150 lojas são próprias. A expansão tem se dado de forma orgânica, 70% dos 130 novos pontos de venda de 2022 estão sendo abertos pelos franqueados que já fazem parte da rede e 30% por novos.

Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob’s
“A nossa média de pontos de vendas por franqueado é de 3,7. Estamos presentes em 250 municípios e agora criamos uma segmentação para 256 cidades com mais de 80 mil habitantes, onde também pretendemos crescer. Estamos na expectativa de qual número virá para 2023, mas nosso objetivo é chegar a 2 mil pontos em cinco anos”, afirma Lima.

Em shoppings, há operações de lojas tradicionais e quiosques de sorvete. Estar presente no mix da maior parte dos empreendimentos, segundo Lima, em termos de imagem, gera um bom faturamento e um bom retorno do investimento, deixando o franqueado satisfeito.

“O empreendimento por si só é um gerador de tráfego. Temos uma agenda extremamente positiva com os shoppings e uma relação próxima com os empreendedores, então, quando um existe um lançamento, nos procuram e, com essa antecipação, conseguimos escolher o melhor ponto e negociar a condição de aluguel”, conta.

Mudanças em curto prazo

“Hoje, a venda on-line tem um papel fundamental em todos os modelos de negócio, representando 23% do nosso faturamento. É um crescimento bem agressivo. Além dos agregadores tradicionais que o mercado trabalha, temos a plataforma própria, o Chama Bob’s, lançado ao longo da pandemia, o qual estamos aprimorando cada vez mais e tem ganhado uma relevância maior”, revela Lima.

Quiosque no Shopping Pátio Roraima

Como ainda existe a demanda de um atendimento com menor fricção, o Bob’s investiu nos lockers contactless, em que o cliente faz o pedido pelo aplicativo de delivery, recebe um código e, ao ser avisado que o pedido está pronto, pode retirá-lo nos armários inteligentes. “Isso é bom para o cliente que está usando o take away, e para as próprias empresas de delivery, pois o entregador ganha velocidade na entrega. Temos, inclusive, esta opção em operações em shopping”, relata. As lojas ainda contam com totens de autoatendimento, que facilita a compra.

O Bob’s também trouxe um novo modelo de loja-conceito com uma pista dupla. A primeira segue o fluxo tradicional de drive-thru e a segunda é exclusiva para retirar o pedido no locker. Esse modelo de loja, o Bob’s Conecta, foi desenvolvido pelo Estúdio Jacarandá.

Durante a pandemia, surgiu ainda mais uma novidade: a linha Bob’s em Casa, composta por produtos clássicos pré-preparados, que estão à venda nos supermercados e são adquiridos com maior frequência para consumo durante os fins de semana. Pesquisas apontam que o molho Big Bob, por exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço nas gôndolas.

O clássico Big Bob

Cardápio

Os campeões de venda são os clássicos como Big Bob e Double Cheeseburguer e a linha de gelados como os deliciosos milk-shakes. “Na participação do Rock in Rio, pudemos ver como esses produtos do Bob’s moram nos corações dos consumidores”, enfatiza. A linha zero beef do Bob’s também tem ganhado relevância entre os consumidores que optam pelo não consumo de carne. A marca foi pioneira no lançamento de alternativas à carne ainda em 2019. São seis opções de sanduíches com versão 100% de origem vegetal. 

Milk Shake de Banana Caramelada 

Para comemorar os 70 anos, a marca foi revisitada e clássicos voltaram ao menu, como os sanduíches Queijo com Banana, Salada Frango, Salada Atum, Bob’s Burguer e Bob’s Burgão.

Para a sobremesa, o Milk Shake Banana Caramelada foi relançado e passou a ser oferecido nas variantes Bob’s Max, Sundae e Big Cascão. “É impressionante ver a reação das pessoas e o burburinho que causou. A repercussão foi altamente positiva”, diz Lima, que também tem seu lanche e bebida preferidos, o Big Bob caprichado no molho acompanhado de um milk-shake mal batido.

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