NOV/DEZ 2022 - Edição 244 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Patio Bullrich, a autêntica experiência de luxo em Buenos Aires

8 de dezembro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos Divulgação
Localizado em um prédio histórico, o shopping oferece um mix com marcas exclusivas, recebe muitos turistas e segue com as vendas em alta no decorrer de 2022

A Argentina tem ganhado ainda mais protagonismo quando o brasileiro decide o destino de férias. A valorização do dólar e do euro frente à desvalorização do peso tem ocasionado uma alta procura por diversas cidades e regiões do país, chegando a bater recordes de turistas brasileiros. Entre tantas opções, Buenos Aires continua sendo um dos locais mais procurados. Por isso, vamos te levar a conhecer o Patio Bullrich, um shopping de luxo e um dos mais importantes da capital.

“É o único centro comercial que abriga as principais marcas internacionais com presença em nosso país. Temos com exclusividade marcas como Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Ermenegildo Zegna, Hugo Boss e Max Mara. Além disso, Patio é um grande receptor de turistas, que o escolhem não só pelo mix, mas também por sua proximidade com os hotéis mais emblemáticos de Buenos Aires”, afirma Mariana Gonzalez, center manager dos shoppings premium Patio Bullrich e Alcorta Shopping.

Com 86 operações e 10 quiosques, a principal âncora é a Zara, que conta com uma coleção com curadoria para responder à demanda dos consumidores. A boutique do designer Javier Saiach, natural de Corrientes, inaugurada recentemente, tem atraído figuras públicas e celebridades. “Com arquitetura de influência francesa, esta é uma concept store em que é possível adquirir os vestidos mais exclusivos de Buenos Aires e comprar artigos de mesa importados, linha de lingerie e alguns itens para casa e decoração”, detalha.

No entretenimento, o Patio possui quatro salas de cinema operadas pela rede Atlas. Para quem faz parte do programa de fidelidade Play Patio, também participa de outras atividades, workshops e eventos dos mais diversos temas. “Implementado há anos, oferece aos nossos clientes mais recorrentes a possibilidade de acesso a descontos mensais em certas marcas e a eventos privados de pré-lançamento, desfiles de moda entre outros”, conta. 

O empreendimento ainda tem um programa destinado aos turistas com alguns benefícios, como transfer gratuito, gifts por compras e brinde de boas-vindas, por exemplo. Quando estiver por lá, lembre-se de aproveitar esses mimos.

Emblemático

Inaugurado em 1988, o centro de compras é moderno e está instalado em um edifício histórico de arquitetura neoclássica, projetado pelo arquiteto inglês Waldorp, onde funcionava uma casa de leilões. Por isso, existe um cuidado de não intervir fachada histórica, nem na Calle Posadas, onde fica a entrada principal. Todas as melhorias e revitalizações são feitas apenas no interior.  São 11.432 m2 de ABL em uma área construída de 28.844 m2.

Entre os fatos memoráveis desde a abertura do Patio Bullrich, Mariana relembra o dia em que o relógio de 1919, um ícone do prédio, voltou a funcionar. “Pudemos ‘levar o shopping para as ruas’, convocando e envolvendo os vizinhos e a comunidade de todo o bairro da Recoleta.” 

A festa de 15 anos de funcionamento do shopping também foi outro momento inesquecível. O evento reuniu 2.500 convidados e foram quatro horas ininterruptas de shows como opera pop, acrobatas e bailarinas do Teatro Colón.

O shopping também passou por uma expansão nos últimos anos, após a aquisição de um edifício próximo, na Calle Libertad, que fica perpendicular à Posadas e Libertador. “Com isso, foi possível instalar um salão de beleza e cabelereiro, icônico na cidade, o Cerini”, diz. 

A praça de alimentação convencional também deu espaço para o Gourmand Hall, um food hall com gastronomia sofisticada. Entre as propostas, destaca-se o Oyester Bar. “O Gourmand é complementado por um mercado francês chamado Bon Marche. Ambos se tornaram locais de grande atração para o público do Pátio”, relata. 

Segundo Mariana, hoje, o fluxo é de cerca de 3,8 milhões de clientes por ano, 10% abaixo dos índices pré-pandêmicos. O Patio recebe também estrangeiros de diversos países, com predominância de brasileiros, europeus, americanos e canadenses. “O movimento do turismo varia de acordo com a época do ano, mas está aumentando rapidamente após a pandemia”, diz.

As vendas têm apresentado um bom desempenho em 2022. “Apesar das dificuldades de nosso país em termos de importação, as vendas estão crescendo exponencialmente por duas razões principais: primeiramente, porque o contexto argentino e a diferença de câmbio dificultam a viagem de nossos clientes ao exterior com a mesma frequência que antes, o que leva a um maior consumo local, e segundo, porque recebemos um grande número de turistas para os quais somos acessíveis em dólares em relação aos preços.”

Há ainda uma mudança de comportamento do consumidor assim como em outras localidades do mundo nos padrões de compras e consumo pós-pandemia. Conforme Mariana, o mais relevante é o aumento da taxa de conversão. “Deduzimos que as pessoas estão realmente indo ao shopping para satisfazer uma necessidade real de compras e não tanto para uma ‘pausa para café’.”

Para o Natal, a expectativa é muito boa tanto em vendas quanto em ativações. “Nossos clientes estão muito entusiasmados em voltar a se reunir. Além dos clássicos descontos de Natal, oferecemos também experiências, como música ao vivo e salão VIP para desfrutar de bebidas e coquetéis durante as compras de Natal.” Durante o período, ocorre ainda a campanha “Um mundo de gente”, em que parte da renda das vendas de Natal é doada a instituições e residências universitárias por meio uma fundação sem fins lucrativos.

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