SET/OUT 2024 - Edição 255 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

A revolução trazida pelos painéis de LED

10 de outubro de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Entre muitos benefícios, eles são uma ferramenta poderosa para aumentar a receita dos negócios

Painéis de LED já são uma realidade no varejo e nos shopping centers e têm provocado uma verdadeira transformação digital na comunicação e publicidade, passando a fazer parte das estratégias de diversos players. Nos pontos de vendas, traz como benefícios o maior apelo visual, conexão, experiências e envolvimento do cliente e possibilita estabelecer parcerias e melhores condições de negociação com marcas e fornecedores. Com eles, é possível alterar as mensagens de forma rápida e eficiente, facilitando as campanhas sazonais e promocionais. 

A Leyard Planar detém 14,9% do market share global na fabricação de painéis de LED. No Brasil, oferece capacidade de fabricação, consultoria de projeto, pós-venda e suporte técnico. “Esse diferencial nos permite atender de forma mais eficiente às necessidades do mercado brasileiro e de toda a América Latina, consolidando nossa liderança e proximidade com os parceiros que desejam fornecer painéis de LED em seus projetos”, relata André Ingnez, business development manager da Leyard Planar.

Projeto da Leyard para a Nike

A THE LED, uma das empresas líderes deste segmento, tem os setores supermercadista, de shopping centers, mídia OOH, aeroportuário e de produção audiovisual como os de maior demanda atualmente.  Mais de 150 shopping centers em todo o país contam com a tecnologia da companhia, detendo 90% de participação neste cluster. Com 14 anos de atuação no mercado brasileiro, já soma mais de 10 mil projetos realizados, o que corresponda a mais de 80 mil ㎡ de painéis de LED instalados.

Segundo Richard Albanesi, CEO da THE LED, o setor de shopping centers foi o primeiro a reconhecer a importância da digitalização dos espaços publicitários como fonte de receita.

“Em alguns casos, chega a responder por até 20% do faturamento. Mais recentemente, o varejo vem crescendo fortemente, principalmente pelo investimento para utilização em estratégias de retail media e o poder de conexão e integração das mais diversas tecnologias proporcionadas pelos painéis de LED.”

De acordo com Thiago Bello Durazzo, diretor comercial da Global LED Experience, esse mercado ainda é jovem e está em amplo crescimento, despertando o interesse de muitos empresários, o que o torna bastante pulverizado. “Os segmentos de shopping centers e varejo vêm se aproximando cada vez mais desse produto que hoje é uma realidade acessível com valores mais competitivos”, diz.

A Leyard também observou um crescimento substancial na demanda por painéis de LED por esses segmentos. “Essa tendência reflete a busca das marcas por tecnologias que proporcionem maior engajamento com os consumidores e uma experiência de compra diferenciada. Eles têm se mostrado essenciais para campanhas de retail media, oferecendo versatilidade e impacto visual que outras mídias não conseguem igualar. Além disso, o cenário econômico recente, com a queda nas taxas de juros, facilitou o acesso ao crédito, permitindo que mais empresas investissem em modernização e inovação”, pontua Ingnez.

De acordo com Albanesi, o fato de serem a plataforma ideal para retail media proporciona maior valor e experiência na jornada de compras, integração dos diversos canais de venda e ferramentas tecnológicas, geração de dados e personalização de conteúdos mediante diferentes perfis de consumo. Diante disso, a THE LED agora conta com área de negócios direcionada para as ações de retail media, que oferece soluções completas para o planejamento e gestão para a implantação da estratégia.

Como o retail media precisa ser extremamente dinâmico, essa solução dá esse apoio.

“Se antes era necessário investir e mobilizar grandes operações a cada atualização de campanha, hoje, a tecnologia permite que uma grande empresa divulgue seu conteúdo de forma remota e instantânea”, pontua Durazzo. E por entregarem movimento e brilho, são facilmente percebidos onde quer que eles estejam. “É exatamente isso que as marcas buscam! Em um mercado cada vez mais competitivo, ser notado certamente faz a diferença para a empresa”, destaca o diretor comercial.

Eles permitem a exibição de conteúdo em alta resolução, que pode ser personalizado e atualizado em tempo real, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar mensagens de acordo com as oportunidades sazonais e de mercado. “Essa capacidade de atualização rápida e precisa é essencial em um ambiente de varejo altamente competitivo, onde a relevância e a capacidade de atrair a atenção dos consumidores são determinantes para o sucesso”, reforça o executivo da Leyard Planar.

Cases de retail media

A THE LED desenvolveu um projeto para o Grupo Pão de Açúcar em pontos de venda, que visa trazer tecnologia e conectividade para ações publicitárias nas lojas. “Com a ação, o grupo estima um crescimento de 60% em receitas publicitárias, apostando na digitalização como um dos principais fatores que contribuirão para esse resultado. Para tanto, desenvolvemos esse trabalho, que inclui todo o hardware e conta com painéis de alta resolução e definição de cores e macro ângulo de visão em diversos formatos, para ponta de gôndola, colunas e front de caixa, entre outros”, explica Albanesi.  

painéis de led
Projeto da THE LED para a rede Pão de Açúcar

Na rede de supermercados Giassi, a Leyard posicionou as telas em áreas de grande fluxo, para maximizar a visibilidade das campanhas publicitárias e mensagens informativas e fez também um projeto similar na rede de supermercados Paulistão, em que foram utilizados para promover produtos e ofertas assim como criar uma ambientação visual alinhada com a identidade da marca. Nesse caso, modernizou o ambiente, proporcionando uma experiência visualmente atraente para os clientes, o que, por sua vez, contribuiu para aumento nas vendas.

Outro projeto relevante da Leyard é o da Drogasil, em que os painéis de LED foram instalados para exibir uma variedade de marcas nas vitrines.

“A capacidade de atualizar o conteúdo instantaneamente permitiu à rede de farmácias reagir rapidamente às demandas do mercado e promover produtos de acordo com as necessidades das campanhas das marcas, com promoções específicas de produtos farmacêuticos”, conta Ingnez. Já na rede Leroy Merlin, onde instalou testeiras de LED, utilizadas para anunciar marcas parceiras diretamente no ponto de venda. “Conseguimos transformar ambientes de varejo que precisam utilizar retail media, ajudando as marcas a criar experiências de compra mais envolventes e a alcançar resultados tangíveis por meio de estratégias eficazes”, afirma o executivo da companhia.

Como pesquisadora e desenvolvedora de soluções, a Leyard não só no Brasil, mas também no mundo todo, colabora com grandes marcas, como Gucci, Balenciaga, Yves Saint Laurent e Nike, e em lojas-conceito no Brasil, como Puma, Riachuelo, Kit Kat, O Boticário, Marvel, além de diversas concessionárias como BYD, Rolls Royce, entre outras. 

Negócios em alta 

A THE LED entregou 1,2 mil projetos para diferentes setores econômicos, registrando um crescimento de 150% no volume de negócios e de 50% no faturamento em 2023 em relação ao ano anterior.

“Para 2024, após a emissão da sua segunda debênture, no valor de R$ 25 milhões, e a criação de uma nova área de atuação focada nos negócios relacionados às ações de retail media, projetamos um crescimento de 70% para esse ano”, conta Albanesi.

A empresa também reitera o plano de investir R$ 100 milhões para superar os R$ 80 milhões de 2023.

Os resultados do primeiro semestre também foram bastante positivos para a Leyard, que teve ainda a inauguração do novo showroom na cidade de São Paulo, proporcionando aos clientes uma confiança ainda maior nas soluções oferecidas após a expansão. “E as expectativas para o próximo semestre são bastante otimistas. Estamos focados em acelerar nosso compromisso de continuar dando acesso ao mercado brasileiro às recentes tecnologias de painéis de LED do cenário global”, diz Ingnez. 

A Leyard atende a uma ampla gama de parceiros integradores em diversos segmentos, incluindo varejo, shopping centers, eventos e entretenimento, publicidade externa, corporações, residencial e broadcasting. Entre eles, o de entretenimento se destaca, refletindo a forte demanda por soluções visuais inovadoras e de alta qualidade.

A Global LED Experience é uma empresa mais nova e está focada em otimizar o conhecimento e relacionamentos adquiridos pelos sócios em experiências anteriores. ” Viemos avançando muito no setor automotivo, seguido pelo varejo, e, seguramente, estamos atentos a novas oportunidades. O primeiro semestre de 2024 foi o melhor da empresa até hoje. Nossa expectativa é de mantermos essa trajetória construindo resultados exponenciais.”

Mais ecológico

Hoje, as empresas e os consumidores buscam soluções que combinem eficiência com responsabilidade ecológica. Nesse contexto, os painéis LED se destacam como uma tecnologia inovadora e sustentável. Segundo Albanesi, oferecem benefícios como baixo consumo de energia – com redução de até 80% do que as tecnologias tradicionais de painéis, como LCD e plasma -, e longa vida útil de até 100 mil horas, que representam 25 vezes mais do que os painéis de LCD, oferecendo menos descarte de materiais e menor necessidade de reposição. São ainda recicláveis pois são compostos por materiais como alumínio, cobre e plástico, isento de substâncias nocivas, não contendo mercúrio ou outros metais pesados. “Oferecem menor produção de calor, gerando cerca de 70% menos calor por metro quadrado do que as tecnologias tradicionais de painéis, contribuindo para a redução da temperatura ambiente, a necessidade de ar condicionado e diminuindo o consumo de energia”, enaltece o CEO da THE Led.

Mais tecnologia

Reconhecida por ser inovadora, pioneira em novas tecnologias e tendências, a THE LED sempre traz novidades ao mercado. “Recentemente, apresentamos no Brasil a inédita tecnologia Ghostframe ROE Visual e lançamos um novo estúdio de virtual production em São Paulo, em parceria com a Casablanca.”

Um dos lançamentos mais recentes da Leyard é o módulo VHD, versátil e adequado para projetos especiais e criativos. “Sua flexibilidade permite a criação de projetos curvos, túneis imersivos, testeiras de formatos diferentes e outras ideias fora do convencional. É um produto que se destaca pela sua capacidade de exibir imagens de altíssima qualidade com um pixel pitch de 2,5 mm”, diz o business development manager. 

A companhia traz ainda a linha MG Curvo, uma solução mais sofisticada e premium, desenvolvida para projetos de alto padrão. Oferece a flexibilidade de criar projetos curvos e diferenciados e tem qualidade de imagem superior, com pixel pitch de até 1,2 mm. 

Segundo Durazzo, é uma tecnologia que vem se renovando com muita agilidade e esse ano é o que as melhores resoluções se popularizaram. “Para o próximo ano, devemos trazer painéis que mesclam imagens com movimentos, aplicando uma dinâmica visual ainda mais extraordinária.”

Levando outras experiências

Atuando no mercado há mais de duas décadas, a C+E – Criadores de Experiências leva entretenimento e decoração natalina para os malls de todo o país e, desde a pandemia, passou a usar painéis de LED, já que teve que adaptar os projetos, especialmente os licenciados. E isso foi no Natal.

“Para que as pessoas pudessem ter uma experiência à distância, criamos janelas cenográficas feitas com painéis de LED, de 2 m altura por 1,5 m de largura, em uma grande árvore e exibimos conteúdos de desenhos da Disney nelas. Ao final, as pessoas aplaudiam”, relembra Sergio Molina, CEO da C+E – Criadores de Experiências.

Diante disso, a equipe percebeu que essa era uma forma de levar mais histórias e ter mais interação, mas sem perder as características do Natal e o LED passou a ser usado em alguns projetos especiais, como no Baile de Natal, em 2022, no Shopping Cidade Jardim. Em breve, esse tema estará em outro shopping neste Natal.

Com essa evolução impressionante dos painéis de LED, a C+E está sempre em busca de produtos novos e importa essa tecnologia diretamente da China, quando necessário. “Entendemos que se isso estiver integrado em uma cenografia e imersão tem mais valor para se destacar.” E há novidades vindo por aí, usando cordão de RGB. Para mim, essa é a revolução do pixel do painel de LED, chegando ao nosso mundo de Natal. 

Bons resultados

A seguir, confira alguns cases de sucesso.

O Lotte Mall-Suji, em Yongin, na Coreia do Sul, é um marco na história da Leyard no mundo. O elevador do shopping ganhou um gigante painel de LED transparente em uma superfície hiperbolóide de 9 m de largura por 24 m de altura. Impressiona não apenas pela sua escala, mas também pela interatividade que oferece. O conteúdo dinâmico exibido inclui jogos de realidade aumentada e anúncios interativos. Além disso, a integração com dispositivos móveis permite que os visitantes sejam guiados intuitivamente, incentivando o fluxo de compras e a participação de games interativos integrados ao telão.  

Dentre os projetos mais desafiadores já desenvolvidos pela THE LED, está o túnel de LED do Shopping Cidade Jardim, projetado em parceria com JHSF, que conquistou o prêmio máximo – Case do Ano – do Popai 2022. Esse túnel imersivo, considerado o maior de LED instalado em um centro comercial em todo o mundo, demandou 380 m² de painéis em curva e transformou a área que liga o estacionamento à entrada do shopping em uma referência em novas experiências imersivas e sensoriais. 

A Blachere Brasil, especializada em iluminação externa  e uma das empresas da C+E – Criadores de Experiências, teve a missão de criar um projeto para fachada do Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista.

Aém de diversas ações de merchandising, utilizam o painel para levar várias mensagens, como, por exemplo, quando fizeram uma homenagem ao apresentador Silvio Santos. E esse elemento só reforça o lado cultural e moderno da capital. Possui 18 m de altura por 26 m de largura e conta com 28 mil pontos luminosos com tecnologia RGB. Essa era a tecnologia mais moderna na época e tem uma funcionalidade impressionante. O projeto é de 2017, quando o LED já tinha ganhado força em outros países.

A Dufry, em parceria com a Leyard, fez o projeto ‘fachada viva’, no Duty Free, do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em 2010, com o objetivo de melhorar a fachada das lojas duty-free. Para isso, foi instalado um painel de LED Planar de 4mm, posicionado para impactar os passageiros de voos internacionais. O diferencial foi a coleta de dados ao longo de seis meses, permitindo à Dufry personalizar as mensagens exibidas. Isso resultou em um aumento significativo nas vendas dos produtos promovidos, comprovando a eficácia da abordagem. O sucesso foi tão marcante que a Dufry decidiu expandir o conceito para outras lojas em São Paulo, Campinas e Curitiba.

Ambev realizou uma ativação figital no ponto de venda para promover impacto e estabelecer um relacionamento entre as marcas da cervejaria e os consumidores. Inicialmente pensada para durar seis meses, a ação se estendeu por dois anos. Esse é mais um projeto da THE LED.

Em busca de obter maior engajamento, fidelização e aumentar as vendas,  a Friboi instalou painéis de LED em geladeiras da marca em 500 supermercados de todo o país. A digitalização faz parte do programa Friboi+, cujo objetivo é modernizar, capacitar e fidelizar clientes. O objetivo era estabelecer uma comunicação direta e assertiva com os consumidores, criando mais engajamento e vendas. “Os resultados provaram a capacidade de crescimento de receita, com índice médio de 38% em relação aos resultados dos pontos antes dos painéis de LED”, destaca o CEO da THE LED.

Outra ativação de destaque da THE LED foi a desenvolvida para a Johnnie Walker. Uma gigantografia da garrafa de whisky foi instalada em cinco supermercados em Curitiba (PR) e, nela, eram transmitidas informações sobre o produto, receitas de drinks, entre outros conteúdos. O formato personalizado e as possibilidades interativas chamaram a atenção dos consumidores e colaboraram para o maior envolvimento do público e percepção da marca, cuja venda do período cresceu em 100%.

O painel instalado na loja da Drogasil no Shopping Center Norte teve como objetivo atrair clientes e depois, se o produto fosse uma fonte de receita, disponibilizando para locação da mídia no projeto executado pela Global LED Experience. 

No projeto desenvolvido pela Global LED Experience, a loja da PUMA, no MorumbiShopping, buscou associar modernidade, tecnologia, interação e inovação aos seus produtos. 

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