Eventos nos estacionamentos de shoppings se multiplicam e ajudam a ampliar fluxo e vendas
Mais que pontos de parada de veículos, as garagens se tornam palco para uma infinidade de ações
De espaço para receber carros a point ideal para grandes eventos, os estacionamentos de shoppings ganharam em visibilidade e importância ao longo dos últimos anos, entretendo os frequentadores e contribuindo com o aumento no fluxo de visitas e vendas. “Acompanhando a estratégia de ter o consumidor como ponto de partida. Entendemos que ele busca muito mais do que um centro de compras: um local agradável, com bons serviços, para ver os amigos, comer e se divertir. As áreas dos estacionamentos são ótimos locais para explorarmos essa experiência, como eventos de entretenimento e gastronomia. Desde a criação da companhia, os estacionamentos vêm sendo usados para essas ações, sendo que a partir de 2017 intensificamos essa estratégia”, relata Fabio Amorim, diretor de Mkt&Midia da brMalls.
De encontros esportivos, festivais de cerveja, corridas com pets a feira de orgânicos, a verdade é que as atividades nos estacionamentos têm movimentado os shoppings e são uma tendência que veio para ficar. Conheça ações interessantes que confirmam esse cenário.
Na cesta!
Localizado na capital paulista, o Shopping Eldorado realiza eventos na área de garagem desde 2012. A primeira grande ação foi a exposição The Elvis Experience, com mais de 500 itens que contavam a história do Rei do Rock, Elvis Presley, e que recebeu cerca de140 mil pessoas ao longo de quatro meses. Muitos outros eventos se seguiram atraindo multidões. O que teve mais destaque recentemente foi a NBA House 2019. Promovida entre maio e junho, proporcionou mais de 20 atrações, como exibição de jogos em um telão de 32 m², restaurante, games em realidade virtual, exposição de camisas e tênis de lendas do basquete e loja com produtos exclusivos. Resultado: mais de 30 mil pessoas compareceram durante os 12 dias de evento, um recorde de público.
“O empreendimento que mais oferecer exclusividade certamente terá um bom resultado em fluxo de visitas e, automaticamente, em vendas. A compra acaba sendo uma consequência, reflexo de uma ótima experiência vivida no empreendimento”, enfatiza Sergio Nagai, superintendente do Shopping Eldorado.
Nas alturas
Acostumado a realizar eventos em estacionamentos desde 2012, o Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), impressionou o público recentemente com a maior roda-gigante itinerante do país. “A presença do equipamento foi prorrogada em razão do sucesso junto ao público. Fabricada na Itália e com 36 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares, a roda-gigante oferecia 24 gôndolas. A repercussão foi muito grande, contribuindo positivamente para a visibilidade do shopping. Durante a sua permanência, foi registrada a visita de 32 mil clientes”, conta Fernanda Alvarez, gerente de marketing do empreendimento.
Atualmente, o Grand Plaza Shopping abriga o espetáculo Abracadabra, do Reder Circus, que deve agitar o espaço até novembro. “A principal vantagem do estacionamento é oferecer ao público atrações diferenciadas que nem sempre seriam disponibilizadas na área interna devido a limitações logísticas. A flexibilidade que ele propicia permite complementar, de forma pontual e estratégica, nossa programação de eventos dedicada especialmente ao lazer, ao esporte, à qualidade de vida e ao relacionamento com a comunidade.”
Alta velocidade
A paixão pelo automobilismo está movimentando o Shopping Jaraguá, localizado em Araraquara (SP). Após a realização de grandes shows e da recepção do Circo dos Sonhos, o empreendimento decidiu utilizar a área para montar uma pista de kart.
“Os eventos realizados em nosso estacionamento são selecionados por serem diferenciados. Dessa forma, conseguimos aumentar as visitas e, consequentemente, as vendas. A cidade e a região receberam muito bem a pista de kart, que proporciona aos pais apaixonados a possibilidade de se aventurarem com os filhos. Já recebemos cerca de 4 mil clientes e esperamos receber ainda mais”, declara Fernanda Cardoso, supervisora de marketing do Shopping Jaraguá.
Magia no ar
“A vantagem de promover eventos nas áreas de garagem é que temos segurança, além de toda disponibilidade de serviços, sanitários e praça de alimentação, o que garante um agregador de valor”, pensa Bruno Dias, coordenador de marketing do Itaquá Garden Shopping, em Itaquaquecetuba (SP).
Shows com artistas populares, marcha religiosa e encontros com pets e carros atraíram o público em massa nos últimos meses. No entanto, a ação que teve o maior impacto entre os visitantes, recebendo aproximadamente 1.500 pessoas por dia, foi o Circo dos Sonhos. “Em seu período de atividade tivemos um aumento de 25% de fluxo de pessoas. O público, principalmente da nossa região, é carente em cultura e entretenimento. Por isso, os eventos de médio e grande porte garantem um grande diferencial para fazer com que os clientes retornem e, consequentemente, adquiram o hábito de compras e alimentação dentro do empreendimento”, acrescenta Dias.
Cervejas e muito mais
O estacionamento do Uberlândia Shopping, no interior de Minas Gerais, já foi palco de shows, encontros de carros antigos, circuitos de corrida e arraial. Entre tantas atrações relevantes, o Udi Beer Festival chamou a atenção de maneira especial. Cerca de 15 mil apreciadores de cerveja compareceram à arena montada, que contou com a participação de 20 cervejarias e mais de cem rótulos tradicionais e artesanais como Abadiana, Pelizer e Heineken. O local também recebeu 16 estandes gastronômicos e apresentações de bandas de rock. A ação reforçou a vocação de polo cervejeiro de Uberlândia. O êxito foi tão grande que o evento ganhou uma segunda edição em agosto.
“O Uberlândia Shopping busca promover e apoiar eventos culturais, esportivos e gastronômicos, voltados à saúde e bem-estar. Todos agregam valor à marca, aumentam o tráfego de frequentadores, fazendo com que o cliente venha mais vezes e incremente os resultados do desempenho de vendas”, afirma o superintendente Fredson Dourado, lembrando que em outubro os visitantes poderão curtir mais cerveja com a realização da Oktoberfest.
Compras saudáveis
Com um estacionamento extenso e privilegiado, o Shopping VillaLobos, na capital paulista, decidiu proporcionar uma atividade agradável voltada para toda a família. Assim, desde 2014, promove a Feira de Orgânicos, que acontece todos os sábados, das 8h às 13h. As bancas ofertam diversas opções de alimentos, entre frutas, legumes, verduras, pães, grãos, castanhas, leite, ovos e iogurtes, queijos e geleias. O evento é um sucesso.
“Ela tem um público fiel que valoriza a qualidade dos alimentos que consomem, além de priorizar produtos frescos e com valor nutricional. Esses visitantes também estão dispostos a frequentar o shopping e usufruir dos outros serviços que oferecemos, como o interessante mix de lojas, opções deliciosas de gastronomia e variada programação de entretenimento”, frisa Joyce Piloto, gerente de marketing do Shopping VillaLobos.
Corridas e pets
Com área extensa e paisagem invejável, cercada pela Mata Atlântica, o Litoral Plaza Shopping, na Praia Grande (SP), utiliza o estacionamento para eventos desde sua inauguração. A principal ação é a Corrida 6K Litoral, que chegou a sua terceira edição em 2019 e ganhou um adendo muito especial: a Corrida Cão Veloz. Com cerca de 550 participantes, somados os dois formatos, as atividades já tornaram-se parte do calendário de eventos do empreendimento.
“Apostar em eventos esportivos e incentivar hábitos saudáveis é mais uma jogada do shopping com o intuito de proporcionar momentos especiais e estreitar o relacionamento com nossos frequentadores. Mais do que local de compras, entendemos que o segmento, hoje, precisa se posicionar como ponto de encontro e de experiências únicas, conectado às necessidades e aspirações do público com criatividade e inovação”, resume Jannine Bastos, gerente de marketing do mall.
“Os eventos geram importante impacto de visibilidade, refletindo no aumento de atratividade e consequente aumento de fluxo e de oportunidades de novos negócios para os lojistas”, diz Cindy Beni, gerente de marketing do Shopping D
Atenção na logística
Para a execução dos eventos, é necessário um planejamento prévio, para não comprometer a qualidade do atendimento aos usuários e, ao mesmo tempo, para assegurar o perfeito desenvolvimento da atração ali alocada. Deve-se considerar aspectos como acessibilidade, conforto, conveniência e segurança. Desse modo, há uma adaptação em toda a sinalização de entrada e saída de veículos. Dependendo da ação, são demandadas ainda licenças prévias, além de reforço nas equipes de segurança e limpeza.