JAV/FEV 2019 - Edição 222 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Luz verde

18 de março de 2019 | por Paula Andrade
Empresas de estacionamento investem em tecnologia e atendimento para oferecer a melhor experiência aos shoppings e clientes
Operação em shopping gerida pela PareBem Estacionamentos

Pelo lado do cliente, parece uma ação muito simples. Basta encontrar a vaga, estacionar e entrar no shopping para fazer compras, se divertir ou resolver pendências. Para as empresas, no entanto, essa operação exige uma grande estrutura logística e esforço das equipes de controle. A fim de garantir comodidade, bom atendimento, rapidez no pagamento, segurança e redução de custos, as companhias investem em tecnologia e capacitação de pessoal. Conheça os serviços e as novidades, além dos planos para 2019, de grandes players do mercado.  

Indigo

Central de monitoramento, ConnecPark 4.0., da Indigo

Presente em 14 países, a Indigo gerencia mais de cem operações em shoppings brasileiros, representando cerca de 140 mil vagas e gerando mais de 3 mil empregos diretos. Com modelo tecnológico moderno, projeta, constrói, financia e opera estacionamentos, visando sempre à otimização de custos.  

“É possível realizar um atendimento 100% remoto por meio da gestão pelo ConnecPark 4.0. Isso permite o controle a distância e automatização de cancelas e de outros equipamentos, além da redução no headcount da operação. A empresa também oferece uma ampla gama de serviços de conveniência, como pagamento facilitado por totens, luzes indicativas para vagas disponíveis e equipe de operação qualificada”, conta Roque Perachi, Chief Development Officer (CDO) da Indigo.

Segundo o especialista, a qualidade de atendimento ao cliente e a gestão de sinistros estão entre as maiores preocupações do setor. Por isso, a Indigo oferece Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) com equipe própria, respondendo as demandas dos consumidores sem que os shoppings precisem destinar tempo e recursos.

“Na gestão de sinistros, a Indigo conta com o sistema Park Alarm, que funciona como uma blacklist de veículos com não conformidades registradas. O registro se dá pela placa do veículo que é verificada pelas câmeras OCR (Optical Character Recognition). Caso conste na lista de negativações, um alarme soará na central do Connecpark 4.0 e o estacionamento será informado. Isso traz mais segurança, permitindo uma atuação preventiva”, explica Perachi.

Para 2019, a empresa projeta a abertura de 20 novas operações em shoppings, atingindo, assim, todos os estados.

PareBem Estacionamentos

A PareBem faz a gestão de 50 mil vagas

“Temos a máxima certeza de que a boa experiência no shopping, muitas vezes, inicia-se no estacionamento. Por isso, buscamos sempre oferecer o máximo para os nossos clientes”, defende Marcelo Nunes, CEO do Grupo PareBem.

A empresa é responsável pela gestão de cerca de 40 empreendimentos no país, que, juntos, somam 50 mil vagas. Para supervisioná-los, conta com uma equipe especializada em shoppings, que desenha projetos alinhados com a realidade do segmento e foca na integração com o complexo comercial e na experiência do usuário.

“Utilizamos diversas tecnologias, desde controle de acesso a sinalização de vagas, localização de veículos nos estacionamentos e atendimento. A PareBem tem uma central de controle que funciona e atua de forma remota, 24 horas por dia, 7 dias por semana e que atendeu mais de 5 milhões de chamados em 2018. Isso permite uma gestão mais efetiva e sólidos processos de atendimento”, relata Nunes.

Reuniões executivas para avaliação de resultados e treinamento constante das equipes também auxiliam na excelência do atendimento aos usuários, no nível de eficiência dos processos e no desempenho da operação, com redução de custos e aumento de 30% da rentabilidade.

Em 2018, a empresa teve um crescimento notável e a expectativa é manter este ritmo acelerado em 2019. “A marca tem como propósito oferecer um novo conceito de estacionamento, e isso é traduzido em tecnologia, ações sustentáveis e conveniência para os clientes contratantes e os usuários do serviço”, diz o CEO.

Nepos

A companhia administra hoje cerca de 400 mil vagas de estacionamento em 200 shoppings. Com equipamentos preparados para o alto fluxo de veículos, oferece duas soluções aos clientes: CODEX e SMART. A segunda é a opção preferida dos maiores grupos empreendedores.

“Atualmente, os shopping centers seguem com um apelo altíssimo voltado para sustentabilidade e tecnologia. O sistema SMART oferece cartões reutilizáveis com chip embutido e  proporciona sensível redução do custo operacional em relação àqueles que utilizam tickets descartáveis, opera on-line e off-line e preserva o meio ambiente”, afirma Marco Oliveira, diretor comercial da Nepos.

Empresa 100% nacional, a companhia tem uma equipe dedicada à pós-venda e atendimento help desk. Com franca expansão no Brasil e na América Latina, apresentou crescimento de 18% no número de shopping centers em 2018, com relação ao ano anterior.

Skidata

Terminal de atendimento da Skidata, localizado em shopping em Curitiba (PR)

Com 40 anos de história, a Skidata atende em torno de 4 mil shoppings em mais de cem países. No Brasil, possui sete shoppings no portfólio e um oitavo em fase de implantação – o Jockey Plaza Shopping, em Curitiba.

Com a missão de oferecer soluções efetivas que geram maior rentabilidade, produz equipamentos com inteligência on board, com update remoto de todas funcionalidades e operação ininterrupta em modo on e off-line. “São dispositivos de alta performance e confiabilidade, que garantem redução de mão de obra e de custo operacional. Além disso, são extremamente velozes, evitando filas nas entradas e saídas e nas operações de pagamento nos terminais de autoatendimento”, informa Paulo Bomfim, diretor comercial da Skidata.

Especialista nos conceitos de centralização operacional em tempo real ou administrativa com a consolidação de relatórios estatísticos e financeiros, oferece a ferramenta Sweb.Control, que gerencia e monitora de forma remota diversos estacionamentos. Apresenta ainda a plataforma de aplicativos Web.Services, uma das principais solicitações dos shoppings para melhorar a experiência com os usuários, aprimorar as ações de marketing e aumentar o fluxo e o consumo com programas de fidelização e validação digital integrado ao estacionamento.

“Nossos terminais de autoatendimento lançados mundialmente no fim de 2018 terão o Brasil como o primeiro país a receber sua instalação. Novas parcerias estão em desenvolvimento, e produtos e soluções inéditas estarão disponíveis para o mercado brasileiro a partir do segundo trimestre”, destaca Bomfim.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: