
Enasuper estará de volta em junho de 2025
Trará conteúdo e ativações exclusivas direcionadas a superintendentes de shopping centers de todo o país
O Encontro Nacional de Superintendentes (Enasuper), organizado pela Abrasce, retorna em 2025 com muita inovação e experiência, no Golden Hall, no World Trade Center, na capital paulista, de 26 a 27 de junho. O local foi escolhido estrategicamente e oferece uma série de facilidades: fica dentro de um shopping, próximo ao Aeroporto de Congonhas e em uma região com muitos hotéis, inclusive, com um da rede Sheraton no próprio prédio. Além disso, é belíssimo e permite realizar um evento sem limites para a criatividade.
A expectativa da entidade e dos participantes é alta, pois a última edição aconteceu em 2019. Segundo Gabriella Oliveira, diretora de Planejamento Estratégico e Operações da Abrasce, o foco é trazer assuntos aderentes à inovação já que foram muitas mudanças passadas no Brasil e no mundo durante esses anos.
“O Enasuper é destinado aos tomadores de decisão do shopping center e o nosso objetivo é oferecer um produto de excelência e atrativo em que cada superintendente possa viver algo único, seja pelo conteúdo ou pelos fornecedores, que estão expondo soluções do que é mais desbravador em termos de tecnologia e inovação. Serão dois dias em que ele se dedicará a estar conosco e precisamos surpreendê-lo durante essa jornada.”
Essa será a terceira edição e haverá a presença de participantes de todas as regiões do país. As edições de 2017 e 2019 do Enasuper tiveram, em média, 300 profissionais cada. O planejamento prevê dois dias bem intensos com sete palestras e dinâmica, almoços e happy hour para que essa troca seja ainda mais enriquecedora, sendo exclusiva para os superintendentes associados da entidade. Todos devem receber um convite em breve. As inscrições poderão ser feitas pelo hotsite a partir de janeiro e serão divulgadas pelos canais oficiais.

Bem recomendado
Luciane Starling, diretora comercial e superintendente do Shopping Cidade, participou das edições anteriores e considera o Enasuper muito inovador. “Somos poucos superintendentes, já que há um por shopping e nem todo empreendimento conta com esse profissional. Então, são momentos em que todos conseguem trocar experiências, adquirir novos conhecimentos, transpor ‘dores’ e dificuldades, somar e aprender. Para mim, foi muito válido participar ainda pelo networking. Conheci pessoas do Brasil inteiro, o que gerou ainda a possibilidade de fazer visitas técnicas posteriormente em alguns destes players quando eu estava nas respectivas cidades. E tudo isso foi possível pelo relacionamento iniciado neste encontro.”

O superintendente Daniel Ferraz Bueno, do Jockey Plaza Shopping, também acredita ser interessante não só pelo networking, mas, pelas dinâmicas de grupo propostas. “Com elas, é possível identificar o perfil de cada um quando todos tentam ser líderes. Considero um aprendizado. Ao mesmo tempo, nestes dois dias, podemos ter uma troca com os demais, enxergar dificuldades e problemas sob outras óticas e, às vezes, encontrar soluções.” Ele também diz que está com as melhores expectativas e já reservou essas datas na agenda.
“Espero encontrar pessoas, conhecer e estreitar algumas relações e ainda que seja como a primeira edição, em que teve uma das melhores que já assisti na minha vida”, recorda Bueno, fazendo referência ao painel em que reuniu os geniais Leandro Karnal, Clóvis de Barros e Mário Sérgio Cortella.

Luciane concorda que essa palestra a marcou muito também e se recorda até hoje das mensagens passadas. De forma magnífica, eles abordaram a mentalidade dos consumidores das novas gerações, as mudanças do comportamento na sociedade e a tão almejada busca pela felicidade. Sobre as dinâmicas, a superintendente enfatiza que esse é um grande momento do encontro:
“Cada time busca fazer e acontecer para cumprir aquele desafio com muito engajamento, independentemente de todas as concorrências, nos unimos para cumprir aquele objetivo. É um jogo que aproxima, ensina e engaja com uma possibilidade de networking muito forte”.
Na dinâmica da última edição, os participantes tiveram que dividir 3.202 peças e transformá-las em oito rodas-gigantes no tempo de 90 minutos.

Para quem participará pela primeira vez como Diego Góes, superintendente do Shopping Capim Dourado, já recebeu boas referências de colegas.
“Ter acesso à integração entre superintendentes, inclusive, de outras administradoras, é algo extremamente valioso, fora o networking. Com certeza, todos os superintendentes da Soul Malls também estarão juntos, sendo mais uma oportunidade de integração interna também.”
Expositores do Enasuper
Com essa antecedência de planejamento da Abrasce, os fornecedores do setor também têm tempo para propor experiências e reforçar o valor da sua marca. Como estarão com um público seleto, é a ocasião perfeita para fazer essa conexão com esses profissionais em um momento mais descontraído. “É um evento que inspira disruptura, inovação e experiência e as empresas devem ter um olhar diferenciado, entendendo como querem se posicionar neste mundo cada vez mais digital e conectado”, afirma Gabriella. E haverá muitos momentos para que os participantes interajam com os fornecedores.

O Grupo EASE, que se destaca na gestão empresarial para shopping centers, é um dos patrocinadores. De acordo com Bosco Magalhães, CEO da companhia, essa decisão reflete o compromisso em apoiar e promover a inovação no setor.
“O Enasuper é uma plataforma crucial para gestores de shoppings, oferecendo uma oportunidade única para explorar e discutir as tendências mais recentes e as melhores práticas do setor. A EASE vê grande valor em colaborar com superintendentes e profissionais que enfrentam desafios diários na gestão de seus centros comerciais. Estamos lisonjeados e entusiasmados em contribuir para o sucesso do evento e em apoiar a evolução contínua do setor,” afirma.
O Grupo EASE apresentará o que há de mais avançado em soluções com os sistemas ERP E.net, o qual cobre desde a emissão de Proposta de Locação, Geração de Contratos de CDU e Locação até a Contabilidade. “Estamos ansiosos para mostrar como a nossa tecnologia pode transformar a gestão de shopping centers e ajudar os profissionais do setor a alcançar novos patamares de eficiência e sucesso. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência sem precedentes, principalmente com a redução de custos, tempo e retrabalho, eliminando a necessidade de planilhas. É uma plataforma intuitiva e poderosa que facilita a administração e permite um foco maior no crescimento e na inovação do empreendimento”, explica Bosco Magalhães.