SET/OUT 2021 – Edição 237 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Plataforma pioneira de marketplace traz o shopping como protagonista das vendas online

8 de outubro de 2021 | por Abrasce | Fotos: Divulgação
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A digitalização do varejo não é mais tendência e sim realidade”, conta Raphael Karan, diretor ON Stores

Por mais que a expansão dos shoppings para o ambiente digital estivesse em pauta há muito tempo, poucas iniciativas tinham saído do papel. Com a chegada da pandemia e o fechamento dos espaços físicos para promover o isolamento social, esse movimento foi acelerado.

Enquanto muitos começaram a olhar para o digital em decorrência da pandemia, a On Stores, atuante no mercado desde 2017, já estava preparada para atender às necessidades do lojista, do shopping vendedor e do cliente final neste momento.

Plataforma de marketplace ON Stores - Revista Shopping Centers

A ON Stores é a primeira plataforma de marketplace especializada em Shopping Centers, colocando este modelo de negócio e solução como pioneiro. Sendo assim, a empresa está sempre em busca de soluções e inovações voltadas especialmente para este setor, que possui particularidades bem diferentes de outras áreas do mercado.

Por meio do sistema de gerenciamento do marketplace, o vendedor consegue abastecer a vitrine de produtos e consultar todos os dados de forma prática e intuitiva. Do outro lado, o cliente encontra os principais sellers do mercado na plataforma e pode consumir produtos dos seus shoppings favoritos sem sair de casa.

Em 2020 a ON Stores iniciou um grande movimento para escalar a plataforma, realizando a ampliação na estrutura do time, trazendo diversas melhorias ao site, como aprimoramento do layout, novas funcionalidades, sempre buscando entregar a melhor experiência ao cliente. Com o objetivo de trazer autonomia e praticidade aos shoppings, o ON Stores realizou também a implementação do sistema de gerenciamento de marketplace (Hub), ferramenta de CMS e layout preparado para customização.

Comparando apenas os segundos trimestres de 2020 e 2021, a empresa já apresentou um crescimento de 137% nos pedidos aprovados, além de um aumento de 17x do total de vendas faturadas. São números que mostram que este hábito de consumo veio para ficar e reserva grandes oportunidades de lucro para os shoppings e lojas.

Atuação da ON Stores na pandemia

“Por sermos os primeiros no mercado, nós fomos a companhia que estava mais preparada para passar pelo período da pandemia”, conta Raphael Karan, diretor da ON Stores. “Nós tivemos lojistas que dobraram as vendas ao usar a plataforma e, com isso, conseguiram minimizar os impactos desse período de adversidade”, acrescenta.
Raphael Karan CEO ON Stores - Revista Shopping Centers
Raphael Karan, diretor da ON Stores

Ainda que preparados para a pandemia com uma ferramenta inovadora, a equipe precisou realizar ajustes para oferecer a melhor solução para o lojista, o shopping e também para o consumidor. Durante o período, a plataforma passou por atualizações constantes de automatização, integração de serviços e treinamento online, principalmente para se tornar mais acessível aos varejistas que não tinham experiência ou equipe específica para lidar com as vendas online.

“Na Páscoa de 2020, 100% das vendas de alguns dos varejistas de chocolates que aderiram a nossa plataforma foram via ON Stores, o que ajudou muito estabelecimentos que sofreriam com prejuízo e desperdício de produto perecível”, fala Raphael sobre um dos cases de sucesso durante este momento de incertezas que afligiu o mercado no ano passado.

Primeiros passos dos shoppings no mundo digital

“O shopping físico foi o primeiro conceito de marketplace que surgiu e agora o setor trabalha a sua expansão digital de maneira muito forte e acelerada”, explica o diretor que lidera o ON Stores desde 2019.

Para Raphael, o principal avanço do processo de atualização e digitalização dos shoppings é o amadurecimento do setor, somado à urgência que a pandemia trouxe, já que este sempre foi um assunto em voga.

“O consumidor já deixou claro que quer ser atendido de maneira phygital: na hora, na maneira e no ambiente que ele quer, seja físico ou com a praticidade de ter tudo num único canal como no digital. E o ON Stores entrega essa experiência omnichannel,  explica Raphael sobre a mudança dos hábitos de consumo que impulsionam a necessidade de uma presença digital das lojas e shoppings.

Para o ON Stores a realidade é que a plataforma digital e o espaço físico compõem um ecossistema de varejo com canais e experiências complementares. 

Com isso, a ON Stores chega para democratizar o acesso ao varejo digital, oferecendo uma ferramenta completa para os shoppings e lojistas. Desde a integração de estoque de forma automatizada, dos relatórios intuitivos, da oferta de produtos extra na compra e da integração com serviços de logística: tudo é pensado para tornar o processo prático, eficiente e levar o produto para qualquer lugar em que o cliente estiver.

Os próximos passos

Mesmo em um cenário atípico e incerto, 2021 foi um ano de sucesso e crescimento para o ON Stores, mas Raphael cita que o investimento em estrutura, inovação e tecnologia foram essenciais. Por meio de conversas com shoppings que estão aderindo ao serviço, ele conta que a marca se prepara para atualizações ainda mais efetivas e produtivas para o mercado.

Inclusive, para o futuro da ON Stores, os principais planos para ganho de escala são a entrada de novos shoppings e sellers para esse ecossistema, assim como grandes novidades de integração de serviços com foco em conveniência para os clientes ainda antes da Black Friday 2021.

Portanto, a empresa está disponível para conversas com empreendimentos que estão se preparando para a transformação digital com uma ferramenta que foi criada especialmente para esse modelo de negócio tão singular e simbólico para o consumidor brasileiro.

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