Previsão do tempo como aliada dos shoppings
Com uso de inteligência climática, projeto da Climatempo e ConnectMalls reduz custos operacionais, melhora a gestão e impacta a experiência do cliente
Com o aumento da frequência de eventos climáticos como ondas de calor e chuvas intensas, o setor de shopping centers começa a incorporar a variável clima em suas estratégias de operação e gestão. E o projeto Fique no Clima do Seu Shopping, idealizado pela ConnectMalls e desenvolvido em parceria com a Climatempo, tem oferecido essa solução. Com o uso da inteligência climática, é possível antecipar cenários, otimizar recursos e melhorar a experiência dos consumidores.

Segundo Thiago Aires, head de infraestrutura da Climatempo, esse projeto surgiu da necessidade de entender com mais precisão e detalhamento os impactos do clima nas operações e no comportamento dos visitantes. Quando as empresas uniram suas expertises, ele veio com muita força, resolvendo várias questões operacionais porque o clima é um fator relevante para os resultados, auxiliando na tomada de decisões.
A ideia partiu de Paulo Sérgio Campos, sócio-fundador da ConnectMalls, especialista em inteligência em movimentação e comportamento do público consumidor e inventor da primeira patente de sistema de contagem de fluxo de pessoas no Brasil, criada em 1995, onde atuou por quase 30 anos.

Com esse conhecimento acumulado, fundou uma consultoria em 2021, voltada para integrar o fluxo com outras variáveis estratégicas, como o clima. “A ideia nasceu da constatação, ao longo de décadas de análise de dados, de que os sistemas de previsão usados pelo mercado eram baseados em médias regionais e não refletiam a realidade específica dos shoppings. A partir de conversas com a Climatempo, criamos juntos esse projeto”, conta Campos. O Internacional Shopping Guarulhos foi o primeiro a abraçar a ideia.
“A solução é baseada no monitoramento em tempo real somado a uma previsão meteorológica específica para o negócio shopping, em um contexto urbano. Nossos meteorologistas estão 24 horas olhando para a latitude e longitude, ou seja, para geolocalização e a estação meteorológica, implantada no empreendimento, coleta dados, os quais são armazenados e integrados ao Business Intelligence e às próprias previsões”, explica Aires.
Com isso, a equipe do shopping pode tomar decisões. É um projeto extremamente inovador para o setor. Inicialmente, foram realizadas provas de conceito, mostrando o valor e ajustando as entregas.

“A Connect Malls faz a implantação da solução e o Climatempo entra com a parte técnica da meteorologia, fornecendo as ferramentas para que o shopping. O SMAC (Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo) traz várias informações, desde histórico de dados, previsão horária, diária, quinzenal e mensal, e envio de alertas de risco para condições de eventos extremos, como raio, chuva forte, vendaval, para que o cliente possa se preparar”, diz Carolina Gimenez Bueno, executiva comercial da Climatempo.
Tratam-se de previsões específicas que a ciência meteorológica permite traçar, muito focada na geolocalização. Esse sistema é utilizado por diversos setores como construção, mineração, indústrias, varejo, portos, ferrovias, entre outros.
A instalação da estação meteorológica é simples. Segundo Carolina, o ideal é que seja posicionada em locais planos e altos, como telhados, para garantir a precisão na coleta de dados como chuva e temperatura. Essa escolha é orientada por um técnico de meteorologia. De acordo com Aires, sua implementação leva em torno de um mês com tudo conectado. É um projeto que precisa ser trabalhado pelo shopping para que possíveis ajustes sejam realizados conforme as demandas de cada um. Envolve ainda um trabalho de consultoria. A Climatempo e a Connect Malls conseguem atender em qualquer localidade do país e do exterior. Segundo Caroline, a partir deste momento, o intuito é realmente escalar para uma grande parte dos shoppings e já há novas tratativas em andamento.
Benefícios
Segundo Campos, o clima tem uma influência na decisão de compra de 70%. “Então, se conseguir mapeá-la na jornada do consumidor, tem essa análise de percepção do que vai acontecer. Mas o mais importante é você projetar o faturamento. Fluxo é faturamento. Dentro de 30 dias, é possível se antecipar ao que irá acontecer, podendo potencializar campanhas e ações”, diz. O shopping passa a ganhar uma “pele” com o projeto. Ele passa a sentir o que o cliente está sentindo, como se tivesse um sistema nervoso, podendo entender a jornada do consumidor, mudando produtos e serviços para aquele momento.
“Para facilitar o acesso aos gestores e também lojistas, existe ainda uma integração ao sistema da Intranet Mall, mas pode ser feita ainda outras plataformas que o shopping tenha interesse, para eles não terem que ficar acessando o nosso sistema com usuário e senha”, conta Carolina.

Essa integração com a Intranet Mall permite que as informações climáticas cheguem diretamente aos lojistas em tempo real, possibilitando ajustes imediatos, por exemplo, em vitrines, campanhas promocionais e estoques. Restaurantes e operações de alimentação, por exemplo, conseguem planejar compras de insumos com mais precisão, evitando desperdícios e garantindo a oferta adequada ao clima previsto.

Além disso, áreas como engenharia, operações e facilities utilizam as métricas das estações meteorológicas para tomar decisões críticas, como o redimensionamento de sistemas de drenagem após episódios de chuvas intensas, planejamento de obras e até a gestão eficiente do uso de carros-pipa para irrigação de jardins, como já ocorre no Parque Dom Pedro. A previsão de vento e chuva ajuda inclusive a reposicionar equipes de limpeza com antecedência, melhorando a experiência do cliente. A aplicação também se estende aos consumidores, que têm acesso à previsão do tempo no aplicativo do shopping, e à mídia digital (OOH), com a criação de gatilhos climáticos em campanhas promocionais — como sugerir um café em dias frios. Essa conexão inteligente e integrada transforma o shopping em um organismo sensível ao ambiente, elevando sua eficiência operacional e comercial em todas as áreas.
Além do impacto direto no ecossistema do shopping, essa abordagem proporciona ainda compartilhar os dados com a Defesa Civil dos municípios com os quais a Climatempo tem contrato, beneficiando tanto a gestão interna quanto a comunidade ao redor.
“Se tivéssemos mais 650 pontos dos shoppings de todo o país fornecendo inteligência meteorológica, imagina o quanto isso agregaria ao trabalho social que a Defesa Civil faz. Então, essa é uma das iniciativas dos desdobramentos que a gente tem feito, pois prestamos serviço para muitas defesas civis”, diz Aires.
Cases

A implementação do projeto no Internacional Shopping Guarulhos trouxe benefícios diretos para a gestão estratégica do empreendimento. Áreas como marketing e operações passaram a contar com dados antecipados sobre as condições do tempo, o que permite planejar melhor a recepção do público. Em dias de chuva, por exemplo, o shopping se organiza para aumentar a atuação das equipes de limpeza e estacionamento, enquanto os restaurantes se preparam para maior fluxo de clientes no horário de almoço, além disso, os consumidores tendem a vir mais cedo e permanecer mais tempo.
Do ponto de vista operacional, a integração climática contribuiu significativamente para a redução de custos. A conexão com o sistema de ar-condicionado gerou uma economia de 4% no consumo de água — cerca de R$ 120 mil — e 1% na conta de energia elétrica — aproximadamente R$ 100 mil — em apenas sete meses. Além disso, o shopping desenvolveu uma solução inteligente que aproveita o ar externo em temperaturas favoráveis, aumentando a eficiência energética.

O planejamento de obras também se tornou mais preciso, com a possibilidade de ajustar cronogramas de acordo com as condições meteorológicas.
“Por isso, sempre explicamos para o cliente não olhar apenas para o investimento a ser feito, mas observar os benefícios. Em menos de um ano de contrato, já consegue ter resultados”, enfatiza Carolina.
Outro avanço importante foi a instalação de uma estação meteorológica no telhado do shopping, permitindo a coleta de dados locais e mais precisos. Essas informações melhoraram processos como a limpeza de calhas e ralos e o escoamento da água da chuva. O uso do SMAC complementa essa estrutura ao oferecer análises especializadas feitas por meteorologistas. Com isso, o shopping passou a operar de forma mais inteligente, sustentável e conectada com o ambiente. Mais detalhes do case, podem ser vistos neste vídeo disponível no Youtube.
O Parque Dom Pedro também já tem tido resultados em sua operação e, em breve, outros ativos devem contar com essa iniciativa.