JAV/FEV 2019 - Edição 222 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Programe-se para viver novas experiências nas salas de cinema

18 de março de 2019 | por Solange Bassaneze
Redes investem ainda mais em projeção e som

Ir ao cinema é um dos programas preferidos dos brasileiros, e as redes oferecem cada vez mais comodidade e praticidade ao visitante. Planos de fidelidade, facilidade na compra do ingresso, bombonière com várias opções, inclusive cardápios gourmets, salas confortáveis e serviços exclusivos tornam a experiência ainda mais agradável. A exibição do filme também ganha tecnologia cada vez mais moderna com som e projeção de altíssima qualidade. Confira os últimos e os próximos lançamentos de algumas das principais redes de cinema que operam no país e seus planos de expansão.

Tecnologia em LED

Recentemente, a Cinépolis tomou a decisão de trazer ao Brasil a primeira sala LED, no Cinépolis JK Iguatemi, na capital paulista “Trata-se de uma tela com painéis modulares LED Samsung Onyx 55 m². Cada painel conta com 455 polegadas e resolução 4K, com luminosidade até dez vezes maior que a das projeções tradicionais e contraste mais elevado. A projeção frontal redefine o conceito do contraste, evitando distorções e proporcionando maior imersão ao espectador com projeções em 2D e 3D”, explica Adrián Aguilera, diretor de expansão da Cinépolis Brasil.

Ainda no mesmo complexo, que será reaberto no primeiro trimestre, haverá uma sala de grande formato com projeção a laser. O cinema terá um projetor Barco DPL-60L e sistema de som imersivo Harman Quantum Logic. “A projeção a laser permite uma homogeneização da imagem com alto contraste e muito mais brilho”, conta.

Atualmente, a Cinépolis opera 393 salas em 52 cinemas no país. A maioria em shopping centers. Em 2018, inauguraram 24 salas e, em 2019, devem abrir ao menos 50 salas em diversos complexos. Segundo Aguilera, a meta é alcançar 500 salas ainda em 2020. E a empresa segue otimista para os próximos meses. “O mercado de cinema deve crescer em relação a 2018. Com as novas inaugurações, poderemos ter um ano recorde.

Com nove anos de operação no país, em 2019, também vão investir em operações fora de shopping centers convencionais, como as salas que já funcionam no Cinépolis Lagoon, um complexo de entretenimento na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ). Pioneira no segmento, a Cinépolis também tem uma sala Junior com brinquedão. “Trata-se de um conceito com muito potencial e que já passou por testes operacionais necessários em nossa unidade no Iguatemi Alphaville. Este ano pretendemos inaugurar ao menos cinco salas deste perfil em diversos complexos”, revela o diretor de expansão.

Acessibilidade

Hoje, a Kinoplex testa uma nova tecnologia de acessibilidade, destinada a deficientes auditivos e visuais. Segundo Patricia Cotta, gerente de marketing da rede, ela está sendo implantada em uma sala, em parceria com a Riole. “Realizaremos sessões continuamente para que possamos aprimorar o sistema e o atendimento a essas pessoas.” Além disso, recentemente, lançaram uma nova versão do aplicativo da marca. “Também fizemos diversas melhorias no site, baseadas em testes de usabilidade com diferentes perfis de clientes. Hoje, o usuário pode fazer tudo em nosso app ou site: ver a programação, escolher o cinema e a sessão, adquirir ingressos com lugar marcado, comprar a pipoca e a bebida e já chegar ao cinema com tudo pronto para se divertir.”

Com 266 salas no país, sendo que 259 ficam em shoppings, a Kinoplex oferece uma experiência com alta tecnologia. As salas KinoEvolution contam com telas gigantes, que vão do chão ao teto, e possuem som triamplificado e imagem 3D de última geração. A sala IMAX, localizada em Campinas, oferece sistema de som afinado a laser e imagens cristalinas de altíssima resolução. ‘Para este ano, vamos inaugurar o Kinoplex Parque da Cidade, na capital paulista, ainda no primeiro semestre; um cinema totalmente Premium”, conta Patricia. Preocupado sempre em oferecer uma experiência exclusiva, a rede ainda tem as salas Kinoplex Platinum e as salas VIP, com guichês preferenciais, poltronas espaçosas e cardápio gourmet com serviço de entrega na sala.

Laser e Dolby Atmos

Na UCI, o cliente também pode assistir a um filme com cores mais vibrantes, contraste mais profundo e brilho muito mais intenso e som Dolby Atmos. Essa alta qualidade pode ser encontrada na sala XPLUS. Por enquanto, existe apenas no Rio de Janeiro e no Recife. O som Dolby Atmos é desenhado como um item individual dinâmico. A rede tem 203 salas, todas em shoppings. Segundo Monica Portella, diretora de marketing da UCI Brasil, o ambiente de shopping oferece diversas vantagens como estacionamento, segurança e tráfego de público.

Para esse ano, a rede deve expandir algumas salas DeLux e, possivelmente, inaugure mais uma unidade até o início de 2020. As salas IMAX 4DX também são especiais. “Todas são referência de conforto e tecnologia com o objetivo de proporcionar ao público as melhores e mais completas experiências cinematográficas”, completa Monica. A rede é responsável ainda pelo maior complexo de cinemas brasileiro, que também registra o maior público no Brasil desde a sua inauguração, em 1999:  o New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com 18 salas.

Sensoriais

Nos últimos anos, a Centerplex também investiu na tecnologia Dolby Atmos, na sala Mega, que oferece uma experiência de imersão, e também na tecnologia 4D E-Motion, implementada na primeira sala 4D da rede, que oferece atributos sensoriais durante a exibição. “A sala 4D E-Motion é a mais moderna da rede e é a primeira sala da região Norte do país”, conta Marcio Eli, CEO da rede Centerplex Cinemas. A empresa tem 86 salas, sendo que 83 ficam em shoppings, e atua nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. “A operação em um mall traz bastante comodidade aos clientes, praticidade de estacionamento, possibilidade de uma experiência mais completa de passeio e, principalmente, segurança. “Agora em 2019, já iniciamos o ano com a inauguração de um complexo com quatro salas 100% a laser no Shopping Diadema, um equipamento de alta geração que traz imagem com cores mais vibrantes em altíssima definição”. Para este ano, a rede já tem confirmada a inauguração de três novos complexos na região Nordeste, sendo que um deles terá a primeira sala VIP da rede, a Centerplex Vip Supremo.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: